A massa é bem leve e saborosa, combina perfeitamente com frutas. Pode usar no recheio também banana ou pera. Com frutinhas vermelhas fica excelente.
Que tal conhecer um pouco da Bretanha, na França, região onde a galette é uma típica delícia? A capital é Rennes e seus habitantes são chamados de bretões.
É o meu reino, pois a temperatura média anual é de 14 °C. No dia de hoje, 19/02/2015, o google informou que a temperatura é de 7ºC, e o dia foi nublado. Tudo o que eu gosto!
Galette de Maça com Leite Condensado
A galette é um tipo de crepe feito com farinha de trigo sarraceno e o recheio tradicional é presunto, queijo e ovo. Mas, como eu não tenho farinha de trigo sarraceno, fiz com farinha de trigo.
Massa
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de óleo - usei de girassol
1/3 xícara de água fria
1 colher de café de sal e outra de açúcar
Misture tudo em uma vasilha e se precisar, use mais um pouco de farinha. Esta massa não deve ser sovada, apenas misture tudo até formar uma bola.
Enrolar no filme PVC e deixe descansar meia hora na geladeira, nas prateleiras inferiores.
Recheio
Rale a casca e esprema o suco de meio limão - usei o siciliano
3 ou 4 maças grandes, descascadas e cortadas em pedaços grandes
1/2 xícara de leite condensado
Canela em pó a gosto
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Em uma vasilha, deite o suco de limão e junte os cubos de maça. Misture bem.
Agora junte o leite condensado, a canela, a noz-moscada e as raspas da casca do limão. Misture novamente e reserve.
Abrindo e recheando a Massa
Pré-aqueça o forno a 200º. Ajeite um bom pedaço de papel manteiga em uma bancada ou mesa e abra a massa com um rolo, no formato redondo. Não precisa usar farinha neste processo, pois vai para o forno com o papel manteiga. E também não vai grudar, a massa é bem oleosa.
Massa aberta, arrume todo o recheio mais para o centro, deixando um bom espaço nas bordas.
Agora com a ajuda do papel manteiga, traga toda a borda da massa para o centro e desgrude o papel manteiga, com cuidado. Ajeite bem com as mãos fechando a galette, de forma que as frutas apareçam no centro.
Polvilhe açúcar cristal nas bordas da massa, mas sem exagerar, pois o leite condensado já é bem doce. O resultado será um bela galette.
Pegue a galette com o papel manteiga, ajeite numa forma e leve ao forno, na grade de cima. Abaixe a temperatura para 180º.
Quando a galette estiver assada, use a função grill do forno para um efeito mais dourado.
Prontinha, ficou assim:
Se quiser ver o passo-a-passo de como montar a galette, acesse este post do Fare la Scarpeta com a receita de outra galette: Galette de Banana
Prontinha, ficou assim:
Se quiser ver o passo-a-passo de como montar a galette, acesse este post do Fare la Scarpeta com a receita de outra galette: Galette de Banana
A massa da galette foi inspirada no site 'figosefunghis'. Clique para conhecer.
Bisous mes amis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário