quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cozinha Mediterrânea - Penne con Panna, Gorgonzola, Pepe Bianco e Noci - Penne com Creme de Gorgonzola, Pimenta Branca e Nozes





Un piatto molto saporito, semplice e veloce.


Serve duas pessoas

250 gramas de penne de grano duro 
1 dente de alho médio picadinho (opcional) 
1 colher de sobremesa de manteiga
Azeite de oliva 
1 bom pedaço de gorgonzola de boa qualidade 
200 ml de creme de leite fresco
Noz-moscada para ralar na hora
Pimenta branca em bolinhas
1 punhado de nozes picadas com a faca
Sal se achar necessário 

Leve uma panela ao fogo com água abundante. Quando ferver, junte um bom punhado de sal grosso, mexa e em seguida, junte a pasta/macarrão. Nunca ponha qualquer gordura na água, mesmo azeite de oliva. Abaixe a chama do fogão e mexa algumas vezes. 

 Gosto de fazer o mantecare com a pasta e o creme de gorgonzola na wok e em seguida servir. 

Então, para o mantecare, retire a pasta da água do cozimento um ponto antes do Al Dente. Não dispense a água do cozimento da pasta, pois uma ou duas conchas médias serão utilizadas para dar fluidez ao molho de gorgonzola.

Veja como se faz o mantecare, é só clicar: https://www.youtube.com/watch?v=zot5JbBBaJk 

Se usar pasta com ovos nacional, dispense a água do cozimento e use um pouco de leite para dar fluidez ao creme. Porém, este creme finalizado com a água do cozimento da pasta de grano duro ficará mais leve e aveludado, em relação ao leite, que é mais pesado por conta da gordura. 

A água do cozimento da pasta de grano duro tem sabor e amido, e se presta perfeitamente para encorpar, em quantidade adequada, os molhos. O resultado é uma cremosidade aveludada! 

Fiz assim: 

Levei uma panela tipo wok ao fogo e aqueci uma colher de chá de bolinhas de pimenta branca, até soltar o aroma. Em seguida levei todas as bolinhas para o meu pilão e pilei até ficarem quebradas, mas não muito. Que aroma espetacular e que sabor estas pimentas podem oferecer piladas assim de foma rústica. Reservei. 

Na mesma panela, eu tostei levemente os pedaços de nozes picados e reservei. 

Com a  wok ainda no fogo e vazia, eu juntei a manteiga e um pouco de azeite, quando derreteu a manteiga eu fritei rapidamente o alho e já entrei com o gorgonzola em pedaços. 

Assim que o gorgonzola começou a derreter, juntei o creme de leite fresco e misturei tudo muito bem até virar um creme. Ralei um pouco de noz-moscada e juntei metade da pimenta branca pilada. 

Misture tudo e prove, se achar necessário, salgue a gosto, pois depende do gorgonzola que você vai usar, que já é um queijo salgado. Então, cuidado ao salgar. Se você for polvilhar parmesão no prato, tome mais cuidado ainda com o sal. Na pasta com creme de gorgonzola eu não uso parmesão ralado, gosto só do sabor do gorgonzola, então eu ponho um bom pedaço. 

Tudo prontinho, desliguei a chama do fogão e reservei.

Com a pasta quase al dente, eu liguei a chama do fogão para aquecer bem o creme de gorgonzola e com uma escumadeira eu tirei a pasta da água e juntei ao creme na wok. E assim prossegui com toda a pasta. 

Misturei bem a pasta ao creme, com a chama do fogão baixa, e juntei duas conchas de água do cozimento, e assim foi o mantecare. 

No prato, juntei um pouco mais de nozes, pimenta branca e só. Agora é a hora de sentir o aroma, o sabor e cremosidade deste belo prato! 




Buon Appetito!


Feito em outro dia, outono de 2015: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário