domingo, 9 de novembro de 2014

Cozinha Mediterrânea - Salada de Couve-flor





Eu estou pesquisando muito sobre a alimentação dos países mediterrânicos e confesso que é a minha cara! No início de dezembro de 2013, a dieta mediterrânica foi aprovada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Folhas, legumes e um tipo de carne, pedaço pequeno, que nem precisa ser diário, é a felicidade! 



... vamos para julho de 1976?




Salada de Couve-flor 

Cozinhe os floretes da couve-flor no vapor (escolher, lavar, esterilizar, eu não costumo escrever no Fare la Scarpetta, são etapas básicas para qualquer preparo). Mas atenção, que fiquem al dente. Além do sabor, que fica muito melhor, preserva mais as fibras.

Toste levemente um pouco de semente de coentro na frigideira e depois quebre só um pouco no almofariz. Reserve. 

Em uma saladeira junte os floretes de couve-flor, azeitona azapa picada, raspas e suco de limão, as sementes de coentro quebradas, salsinha e cebolinha picadinhas, salgue e rale pimenta preta na hora. Regue tudo com azeite, misture bem e já está pronta para servir. 

Se você gosta, junte uns 3 filezinhos de anchovas salgadas, picados levemente. Mas então, cuidado ao salgar. Excelente se esta salada for um acompanhamento de peixe ou frutos do mar.

As quantidades? Eu vou fazendo na intuição e provando. Depende muito da quantidade couve-flor.

Buon appetito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário