domingo, 9 de novembro de 2014

Salada de Avocado com Cebola Roxa e Pimenta-dedo-de-moça





Na salada, eu prefiro usar o avocado, pois pelo fato de ele ter menos água que o abacate comum, tem muito mais sabor. E a textura é muito mais cremosa. 

O avocado é menor que o abacate e tem uma casca mais escura. Internamente ele é lindo! 


Esta salada, também, pode ser feita com o abacate comum. Mas escolha os menores, eu sinto que são mais doces. 

Esta salada de abacate eu aprendi com uma amiga da minha mãe, que é chilena e chama-se Álvara. Quando estive em Santiago do Chile, eu vi o quanto o avocado é importante na alimentação diária. Até no recheio do cachorro-quente. Porém, no Chile, a minha felicidade, ficou no mundo dos peixes e frutos do mar. Uma riqueza de sabores e beleza! 


Cortei um abacate ao meio e usei apenas uma metade. Cortei em fatias com espessura de um dedo e ajeitei em um prato, uma ao lado da outra. 

Piquei um pouquinho de cebola roxa, que eu acho excelente para saladas, sabor mais doce e suave. Distribui a cebola picada por todas as fatias de abacate. 

Depois piquei um pouco de coentro e cebolinha, mas pouco, pois o coentro é muito forte e pode aparecer mais que os outros sabores. Distribui por cima das fatias de abacate. 

Se você gosta de alho cru, pode fazer o mesmo, também pouco. Mas preferi usar pimenta rosa. Na segunda imagem, lá está ela. 

Ralei um pouco da casca de limão siciliano e juntei a salada, a raspa e um pouco de suco.

Salguei, e ralei pimenta preta na hora. Finalizei com azeite de oliva e pimenta dedo de moça, que eu gosto de fatiar e dispor no prato, assim ao lado. Não dispenso as sementes, que são ardidas, então, só quem gosta vai juntar as fatias de pimenta na salada. 

Eu gosto desta salada como acompanhamento de um peixe, assado, grelhado ou empanado. Fico feliz com esta combinação! 

Un abbraccio a tutti! 




4 comentários:

  1. Boa noite Maria Gloria!
    Esta postagem estava em destaque, e me prendeu pelo estômago...vegetariana, amo saladas, que para mim, não são "apenas mato", mas verdadeiros banquetes. Aprecio outros pratos também, cozidos, fritos, assados, mas a salada em sua pureza de sabores me encanta, quando em restaurantes quase preciso de dois pratos sempre, um só para as saladinhas... Adoro tabule, e acho que a cebola picadinha de sua salada me chamou a atenção por isso... :)
    Agradeço a sua atenção em minha postagem, e desejo a você uma cozinha repleta de aromas deliciosos, e uma semana cheia de surpresas boas.
    Abração!
    Bíndi & Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bíndi & Ghost, olá(s)!
      Eu, também, adoro saladas. Todos os legumes, com raras exceções, eu gosto. Junto um pouco de azeite de oliva, algumas ervas, e tudo está perfeito. Assados, então, adoro!
      Um beijo e obrigado pela simpatia e carinho.

      Excluir
  2. Ah! Vou fazer!!!!! Adorei a receita. Felicidades e boas idéias culinárias. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alzira, querida! Aqui, em casa, adoramos abacate na salada.
      Um beijinho e ótimo final de semana.

      Excluir