sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cuscuz ou Couscous de Salmão e Anchovas





Cuscuz é um prato delicioso, rápido e fácil de fazer. E ainda pode ser feito com peixe, frutos do mar, frango, legumes, linguiça ... são muitos os sabores. Uma vez eu fiz um de mexilhão com aboborinha italiana! Comida dos Deuses! 

Pode ser devorado morno, frio ou gelado. Morno, quase frio, eu acho um luxo!

Mas tem um segredo para que ele fique especial: não pode ficar seco! Tem que ser molhadinho, com uma textura suave. Todo o cuidado na hora de colocar a farinha, se exagerar, ele vai ficar seco e sem graça. 




Faço este cuscuz há muitos anos. Aprendi com minha mãe e não me preocupo muito com medidas. Mas vamos lá! Este cuscuz eu fiz com sobra de um bom pedaço de salmão assado. Receita aqui: Salmão Assado - Rápido e Super Fácil!


Ponho em uma panelinha com água, 2 ovos e levo ao fogo até ficarem bem firmes. Tiro a casca e reservo.

Pego um dente de alho grande e pico muito bem com três ou quatro filezinhos de anchovas salgadas. Levo para fritar em uma panela média, com umas 3 colheres de sopa de azeite aquecido. 

Depois junto uma cebola média picadinha e continuo misturando tudo. Depois, umas seis azeitonas negras graúdas, sem sementes e cortadas grosseiramente. 

Acrescento 3/4 de xícara de ervilhas descongeladas (veja no pacote como descongelar) e continuo o refogado. Eu não uso milho no cuscuz, mas se você gosta, use. Palmito eu uso, mas não tinha na dispensa. Pode cortar em fatias e juntar ao refogado neste momento, mexendo com muita delicadeza para que não desmanche. Guarde um pouco de palmito para a decoração. 

Neste ponto, junte uma garrafinha de leite de coco (200 ml) e um pouco menos de uma xícara de tomate pelati (tomates italianos) apertados com a mão. Caso não tenha leite de coco, poderá usar somente os tomates pelati. Continue mexendo para desfazer os tomates. Pode salgar agora, mas com cuidado, lembrando que as anchovas são salgadas. Rale um pouco de pimenta também. 

Agora junte um bom punhado de salsinha, cebolinha ou coentro se você gosta. Também uma colher de chá de alcaparras, que eu pico grosseiramente. Misture. 

Junte uma xícara de farinha de milho flocada, mexa e vá juntando mais farinha aos poucos. O ponto é uma massa suave, úmida e que desgrude da panela. Verifique o sal, momento importante este! 

Unte uma forma pequena com azeite, diâmetro de 20 cm. Arrume o salmão em pedaços e combine com fatias dos ovos. Agora arrume todo o cuscuz e alise com as costas de uma colher ou espátula e leve para a geladeira para esfriar um pouco. 

Na hora de servir é só desenformar. Ciao! 




Em outro dia, eu fiz este na foto abaixo, com sardinha e palmito: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário