quarta-feira, 27 de março de 2013

Cozinha Mediterrânea - Salada de Batatas com Azeite de Oliva, Limão e Folhas de Erva-doce

... eu estava fazendo uma caminhada pelo lago do condomínio onde moro e me aproximei dos gansos curiosa, pois percebi que além dos gansos adultos, haviam gansos bebês. Foram instantes em que eu senti o amor dos papais e mamães gansos protegendo suas crias. 
Uma das mamães, estava ensinando o filhote a caçar seu alimento e foi uma cena que me encheu de ternura ... são imagens que dispensam palavras ... para serem sentidas ... 



  
Como é bom sentir ternura! 


Para ouvir em uma tarde de outono ...





Salada de Batatas com Azeite de Oliva, Limão e Folhas de Erva-doce

 receita era de salada de batatas, azeite de oliva, limão e dill. Mas como eu não tinha dill ... então, resolvi fazer com as folhas da erva-doce e o resultado foi uma salada de batatas bem saborosa e diferente! 




O segredo desta salada ou mesmo da maionese com batatas é: temperar com as batatas ainda quentes! O sabor dos temperos penetrará nas batatas ... 


2 batatas médias sem casca e cozidas no vapor
Folhas de erva-doce picadas grosseiramente
 Raspas de meio limão * 
1 colher de sopa de suco de limão *
Azeite de oliva 
Endro
Pimenta preta moída
Sal 

* usei raspas e suco de limão siciliano


Operazione




Corte as batatas em cubos, ainda quentes em temperatura que possa segurá-las, e coloque na vasilha que for servir.
Faça um molho com as folhas da erva-doce, o suco e raspas do limão, o azeite de oliva, o endro, a pimenta e o sal. 
Misture bem o molho com as batatas e sirva a salada fria. 


Salada de Batatas com Azeite de Oliva, Limão e Folhas de Erva-doce e ao lado Mostarda de Dijon





Bacione e Abbraccione a Tutti ... 




8 comentários:

  1. Lindas! Parece que tem verniz!!!
    Devem estar deliciosas...
    abbraccio e tutto bello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinda querida!

      Eu também achei este prato lindo!
      Me senti na Noruega, comendo um salmão fresco com esta salada ... quem sabe um dia ainda vamos pescar juntas um belo salmão nas águas geladas da Noruega ... quem sabe!

      Bacione e abbraccione mia amica!

      Excluir
  2. Ninguém resiste a uma salada dessas. Adorei ! E a música e imagem do gansinho, lindas! FELIZ PÁSCOA para ti! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, olá!
      Eu adorei esta simples saladinha ... muito saborosa!
      Viu o gansinho? Que fofo!? E a música, bem gostosa de ouvir e me deixa feliz!
      Feliz Páscoa! Beijos!

      Excluir
  3. Gostei de tudo... do gansinho e de sua mamãe ensinando a pescar papinha...da música e da salada....
    Já havia visto no dia que publicou... já havia ficado com vontade... mas somente hoje deu certo de eu vir aqui celebrar com você!!!!
    Tchim!!! Tchim!!! ao Fare la Scarpetta que está cada dia mais saboroso, delicioso, maravilhoso....
    Beijão...Feliz Páscoa....
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tchim tchim Astrid! Tchim tchim a nossa amizade!
      Este gansinho me encantou!
      Feliz páscoa!
      Abrejo

      Excluir
  4. Só conheço a erva doce, em grão ou em pó, não conheço assim, verdinha, mas essas batatinhas parecem mesmo ser deliciosas.
    Sabe, aqui no Sul de Portugal, no algarve, há umas batatinhas que eu amo fazer, vou-te passar a receita.
    Batatinhas novas cozidas com casca, daquelas bem pequeninas, ou das médias mas cortadas ao meio.
    Cozer normalmente e descascar ainda quentes, abafar para se manterem quentes e temperar com azeite, sal, pimenta e alho bem picadinho, pulvilhar com oregãos secos e comer com peixinho assado. É uma delicia...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a ideia das batatinhas com peixe, pois gosto muito desta combinação. Tenha certeza que farei e agradeço pela receita, tão saborosa, vinda de Portugal, um país que muito admiro.
      Beijinhos Pintinha :)

      Excluir