domingo, 28 de maio de 2017

Flamenco del Mundo - Salada de Brócolis, Batata e Ovos Cozidos - Galeto à moda Mediterrânea - Nhoques com Creme de Aspargos




Creio que todas as mulheres já foram atacadas por surtos divinamente femininos. Não falo aqui de feminismo e sim, sobre ser feminina. E os ataques a que me refiro, são os momentos em que somos tomadas pelo feminino que habita a nossa alma. 

Nestes instantes, não temos o leme nas mãos, as mais belas flores e aromas, arquivados em nossas raízes mais femininas, desabrocham e assim, não podemos prever o que somos capazes de fazer. Apenas somos!

Por exemplo; sentimo-nos inspiradas em último grau! Cantamos, criamos, parimos, amamos, fazemos acontecer o que o mundo atestou que era impossível, movemos montanhas... então, veja lá o que já te aconteceu pelas quatro estações da vida... inspire e pense... expire, vai lembrar das tuas ocorrências mais sagradas.

Neste vídeo, uma mulher madura, que mostra tanta força e coragem em seus passos, tão feminina com os movimentos de suas mãos e saia, percebe um músico e cantor de rua e larga a sua bolsa (assim eu entendi), mas com um leque na mão, já estava tomada pelo feminino que habita a sua alma e dança como nunca eu vi alguém dançar... olhem, não estou me referindo a coreografia, mas sim, a algo mais profundo, algo mágico! Não é algo para ser dito em palavras, mas é para ser sentido. Vejam o vídeo!

Ahhh me esqueci de dizer, ela ainda canta! Sabem aquelas velhas mulheres jovens? Todas nós somos assim, mas por vezes, não permitimos o fluir desta energia. O corpo dela inteiro conversou comigo.






Hoje vou deixar uma comidinha tão gostosa, leve e amorosa, que adoro tanto, tanto, tanto! E é fácil de fazer.

Falo de uma salada que aprendi com minha mãe, com floretes de brócolis cozidos no vapor, cuidando para que fiquem al dente, batatas cozidas e ovos cozidos. Enquanto eu cozinho os floretes no vapor, na panela inferior, na água, já estão os ovos. Os floretes ficam prontos antes, então, eu retiro o cesto, tampo a panela e o cozimento dos ovos continua até ficarem firmes. As batatas, estão cozinhando no microondas. 

Corte as batatas em fatias grossas, igualmente os ovos. Arrume tudo em uma prato de servir, como for do seu gosto. 

Corte fatias finas de cebola, em meia lua. Se tiver em casa a cebola roxa, é perfeita, pois ela é mais doce. Lave em água abundante usando uma peneira, para que permaneça um sabor mais delicado e deixe escorrer a água. Depois arrume as fatias de cebola por cima dos floretes de brócolis. A quantidade de cebola, fica a seu gosto. 

Agora, finalize temperando com uma quantidade generosa de azeite de oliva, pouco sal e pimenta preta ralada na hora, para perfumar. E se gosta, umas gotinhas de um bom vinagre de vinho branco nos floretes, ficam um luxo! Mas sem exagerar, pois o momento é de carinho e delicadeza, portanto, acidez na medida certa. 


Um mimo, não? Merecemos todo o carinho deste universo e dos outros, claro! 

Servida em meia porção, já foi o prato único em muitos dos meus jantares. 


Esta salada amorosa, costuma acompanhar um galeto (frango de leite - ave de 2 a 3 meses, com aproximadamente 800g, sabor muito suave), temperado a moda mediterrânea e de véspera, depois é assado.


Corto ao meio o galeto, tiro peles excedentes e depois lavo bem. Deixo escorrer um pouco e tempero com uma marinada, que faço separadamente em uma tigela, juntando - quantidades sem medida, vai no olhômetro: vinho branco seco, raspas de meio limão siciliano, folhas frescas de alecrim e tomilho, 1 dente de alho pequeno amassado (se exagerar no alho, perde a graça, use bem pouco), sal e pimenta preta ralada no momento. 

Misture tudo, arrume as metades do galeto em uma vasilha e massageie com a marinada. Deixe na geladeira, tampado, por uma noite. Não deixe mais que uma noite, pois os sabores ficarão fortes, uma tristeza. 

No dia seguinte, unte uma forma de ir ao forno com azeite, acomode as metades do galeto, regue com azeite de oliva e leve ao forno, até assar. Eu não uso a marinada para assar o galeto. 




E se for uma refeição especial? Talvez um elegante prato principal, para ser desfrutado antes da salada e do galeto, com sabores ainda mais delicados? O que acham de nhoques com creme de aspargos? Gnocchi alla crema di asparagi. Um carinho para as raízes da sua alma! 

Apenas exclua as batatas da salada, pois os nhoques já são de batata. 


Bem, este já não é um prato tão rápido. Não é difícil, mas merece um momento especial, pois tudo é feito em casa, inclusive os nhoques. Claro, com uma bela batata, própria para este fim, no caso eu usei a asterix. Porém, você pode usar um nhoque comprado na rotisseria (casa especializada em massas frescas, secas, molhos, assados, queijos, antepastos, sobremesa, pães, etc)) de sua confiança.


Despreze (eu congelo e uso para fazer caldos) a parte dura de 250 gramas de aspargos, separe os flores. A parte do meio, depois de levemente descascada, corte em rodelas finas e refogue na manteiga com meia cebola picada. Quando estiver bem cozida, é só mixar com creme de leite, eu usei aproximadamente 150 ml. O ponto é um creme. Volte para a penela, agregue tudo, salgue a rale pimenta preta na hora. Reserve, tampado.

Em uma pequena frigideira, salteie as flores na manteiga, salgue e junte um pouquinho de água. Tampe a panela, cuidando para que fiquem al dente. Reserve, tampado. 

Faça os nhoques com 450 gramas de batatas cozidas e espremidas, 2 colheres de queijo parmesão ralado, noz-moscada ralada no momento, 2 gemas e sal (pouco pois o queijo parmesão é salgado). Acerte o ponto para enrolar, usando farinha de trigo, pouca quantidade. Para este molho cremoso, costumo fazer os nhoque menores, por ser um prato delicado. 

Conforme for cozinhando os nhoques, em etapas, junte-os na panela com o creme de aspargos, misturando delicadamente. Terminado o cozimento dos nhoques, acenda o fogo em chama média, e agregue tudo rapidamente, para não secar/engrossar muito o molho. 

Siva imediatamente e no prato, decore com as flores de aspargos e rale pimenta preta na hora. 


Assopro muitos beijinhos, desejando dias felizes! 


    



60 comentários:

  1. Maria da Glória,mesmo em feriazinhas, te vi entrando e vim... Gostei da mulher bem leve, soltinha e animadinha.Confesso, não consigo ser assim..
    Gostei!~
    e AS COMIDAS? MUITO BOAS AS RECEITAS E SUGESTÕES...ADORO GALETO E ESSE ACOMPANHAMENTO COMO SALADA, PERFEITO! BEIJOS PRAIANOS, CHICA

    ResponderExcluir
  2. Me gusta tanto el flamenco que me late el corazón al escucharlo al compás de las cuerdas de la guitarra y de la voz.Y veo a esa mujer bailando y pienso en la generosidad que tiene para ofrecer al mundo sin reparo lo que en ella habita.Toda una vida !!!
    La comida,como siempre,riquísima!!
    Besucos

    ResponderExcluir
  3. Maria da Glória, acho que foi você que fez o vídeo. Acertei? Percebi uma risada no "filmador".
    Gostei muito dela dançarina.
    Quantas vezes na rua, ouvi música e senti vontade de dançar, de sair dançando?

    Não sou feminista. Aliás, nem gosto desse nome. Sou feminina.

    Esse seu Brócolis está apetitoso.
    Vou pedir a nossa serviçal (Clarice)para fazer. Olhando, ela acerta.
    E ontem comprei Brócolis.
    Você gosta de arroz? Amo arroz. Como todos os dias, no almoço.

    ResponderExcluir
  4. o video é extraordinário Maria Glória! tens razão, é algo de mágico que nos alimenta a alma !!! a senhora deve ter interiorizado aquela dança desde muito jovem, vê-se que dança como fala e como anda, faz parte dela, da sua vivência ! é o que eu penso !
    tão gosto como os pratos confecionados da Maria Glória !
    beijos amiga
    boa semana para ti
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Bom noite querida Glorinha!

    Já me acomodei nesse sofá macio, me servi de um delicioso cafezinho, Coloquei meu vestido vermelho. Agora estou pronta para apertar o play. Boraaa dançar menina! Viva el flamenco! Viva!
    É cativante Glorinha, ver essa mulher com tanta energia... Na verdade, mais parece uma mulher menina, cheia de sensualidade, beleza, cheia de vida. Ela me parece ter uma energia que falta em muitos jovens nos dias de hoje...
    Nós podemos ter a idade que desejarmos... Uma pessoa de 20, pode se sentir como uma de 60 ou mais, e vice-versa... Deixar morrer a menina (o) que existe dentro de cada um, é morrer um pouco cada dia.
    A dança ajuda a esquecer um pouco das mazelas da vida. Flamenco é uma dança “ferramenta” que tem o poder de resgatar a autoestima, além de aflorar a sensualidade, aumentar a capacidade sanguínea da pessoa, dando um equilíbrio impressionante que até o olhar diante do espelho se modica. Exercita também a musculatura intensamente dos braços e das pernas, além de ser um excelente exercício para a coordenação motora e musicalidade também. É uma energia que eleva a alta estima. Digo isso porque já tive o prazer de assistir, e participar de algumas aulas, onde tinhas pessoas de todas as idades, era uma energia sem igual. No vídeo essa mulher, começa a dançar, meio tímida, de repente vai se soltando de uma forma que a alma parece bailar junto dela. É só observar. É como se fosse só ela é a música. Dançar é algo que sempre faz bem, não importa o ritmo, a música, a idade, o que importa são os benefícios oferecidos pela dança. Ninguém sabe, ao certo, quando a civilização humana começou a dançar. O que se sabe, pelo menos, é que ela já fazia parte do cotidiano dos povos pré-históricos. Como dizia nosso poeta e escritor brasileiro Augusto Branco "Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. Mas a paixão que vai na alma de quem dança."
    Então Glorinha, BORAAA dançar!

    Depois de tanto me exercitar agora é hora de degustar esse delicioso nhoques com creme de aspargos. Delicioso! Muito bom!

    As imagens ficaram excelente!
    Parabéns pela postagem, adorei!
    Como sempre muito bem construída.
    Boa semana pra ti!
    Um abraço e um sorriso!
    Escrevinhados da Vida

    Retribuo as flores!
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/buque-7-jpg

    Beijos no coração!
    Até !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Glorinha! sabia que madrugada não é muito bom pra fazer visita? kkkkkk. Errinhos básicos acontecem, entre os cochilos rsrs. ((Modica(modifica), tinhas(tinham)). Se procurar tem mais kkk. Por hoje é só. Borraa exercitar o esqueleto.
      Beijoka from the bottom of my heart.

      Excluir
    2. Bom dia minha querida amiga!

      O seu vestido é lindo. Ficou uma diva. M A R A V I L H O S A!
      Adorei a dança, me diverti muito. Hoje estou acabada risos.
      E o sofá? Nossa! Ficou divino, lindo demais.
      E ai, amanheceu cansada??? A dança mexe com todo o esqueleto, deixa a pessoa moída. Mais o resultado é de gente feliz e bem mais bonita.
      Flores! Eu adoro oferecer, e receber também, não importa se é real ou virtual, o que vale é a intenção, o carinho e a amizade.
      A madrugada é o meu horário favorito Glorinha, principalmente pra leituras, visitar blogs de amigos, também conhecer outros. Sou uma felizarda por que descobri que tenho a melhor companhia... Eu mesma!!! Adoro esse silêncio da madrugada. É poderoso! Tenho uma amiga muito querida que me chama de "coruja da noite" rsrs.

      Então fica marcado nosso próximo encontro. Ah! Leva o vestido!
      Obrigada pela palavras de carinho minha amiga. Adorei!
      Uma continuação de boa semana com muitas flores, danças e poesias.
      Um beijo e um abração pra ti.

      Excluir
    3. Boa noite Glorinha!

      Não há como não lhe achar, com esse vestido exuberante. Adorei o modelito rsrs...
      Eu lá estarei!
      Encontro marcado, e confirmado Glorinha. Não se atrase!
      Ah! Esqueci-me de dizer, caso eu me perca na sua procura, peço ajuda a minha grande amiga noturna, Sírio, a estrela mais brilhante no céu. Ela pode ser vista a partir de qualquer ponto de onde estou. É só chama-la.
      Então!!! Não tem como errar.
      Até um próximo encontro!
      Um beijo no coração minha amiga. Abração!
      Foi bom papear um pouco contigo nesse seu sofá macio.
      Boa noite amiga, que seu amanhecer seja de flores e musicado.

      Excluir
  6. Boa tarde, belo video no feminino, a receita é para ser saboreada.
    AG

    ResponderExcluir
  7. Wow!
    Dear Gloria!

    The presented dishes look very appetizing.
    I like the delicious chicken and broccoli salad.
    Greetings from the rainy Poland.
    Lucja

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maria Glória!
    Adorei o vídeo, me deu até vontade de dançar.
    Enquanto lia, fiz o que sugeriu: fechei os olhos e busquei na memória algumas "ocorrências mais sagradas".
    Isso me tirou um enorme sorriso e um suspiro de saudade.
    Adorei passar por aqui hoje, obrigada pela partilha.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  9. Minha "bruxinha" boa (já te arranjei emprego - rs)!

    Olhaste a bola de cristal e viste que para os lados de Lisboa, Zona Norte, alguém, eu, estava mto cansado, com um dia preenchidíssimo, enfim, quase de rastos. Valeu-me o banho de há pouco e uma música francesa: "Viens m' embrasser" de Julio Iglesias.

    Depois, me sentei na minha cadeira, que sabe tudo de mim, e olhei o nada, mas querendo o tudo. Dá pra tu entenderes? Me virei para o PC e vi k tinha comentários para passar e o teu tinha sido o mais recente e aquilo que nele dizias, me fez vir até ti. Não sei a razão, mas tb não vou perder tempo, nem gastar ainda mais energias, a encontrar o inexplicável.

    Como me conheces já tão bem, Glorinha! Imaginas o que senti qdo vi o vídeo, não? Vi, voltei a ver e fiz o que aquela mulher adorável e sem preconceitos, de nenhuma espécie, fez. Sobre a pele (não tenho roupa interior) tenho uma túnica branca, pelos joelhos, manga comprida, pke a noite está mto desagradável e ventosa e dela e com ela, fiz, creio, mais k a mulher do vídeo fantástico. E mais: fui calçar os meus sapatos de dança de salão (não condizia, mas, quis eu lá saber) e extravasei. QUE BEM ME SINTO, AGORA! QUE LEVEZA FÍSICA E MENTAL!

    A mulher do vídeo deve ser espanhola, pke se nota a forma genuína, que dela brota, o vestido de folhos, etc. Que classe! Que luxo! E como é bom mostrar as coxas, abanar o rabo (bumbum), com ganas, num "destrambelhamento" consentido e consciente!

    Tens razão. Talvez a mulher fosse passando e ao ouvir o cigano português, que estava ali para receber alg. moedas pela sua arte, fez aquilo que o seu corpo e alma mandavam, e que se dane (lixe, como aqui se diz) o mundo, quem passou, quem está passando, o k pensam, etc. Não foi nenhum ataque de coisa nenhuma, foi, essencialmente, ser mulher e esta é sensual, será sensual até morrer.

    QUE BELOS MOMENTOS ME PROPORCIONASTE! OBRIGADA, QUERIDA AMIGA!

    Comer? Não estou nem aí, mas sei que os teus pratos são sempre fora de série, mto bem escolhidos e saborosos. Eu quero, apenas, dançar!

    Beijos e muitos abraços.

    Vou pôr uma rosa artificial, um acessório nos cabelos, nem que seja só por uns minutos. Quero! sinto-me bem, assim!

    ResponderExcluir
  10. rss, gostei do vídeo, Maria Glória, mas estou com a 'Chica', também não conseguiria me soltar...
    Adorei as comidinhas, aprenderei muito aqui! Como já lhe disse, adorei seu blog e voltarei. Parabéns, já estou lhe seguindo.
    Aqui deixo um ótimo final de semana pra você!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Glória, vim aqui deixar pra você esse link, também adoro arte tumular.Deixam um certo mistério...

      https://taislc.blogspot.com.br/2009/08/arte-que-esta-entre-os-mortos.html

      Um beijo, amiga, obrigada pelo teu carinho!

      Excluir
  11. O frango está com um aspeto delicioso!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,
    Adorei o vídeo, está verdadeiramente espetacular e é mais uma prova de que a idade é somente um número.. O nsoso espírito é que comanda a vida, a nossa alma é que nos define! =)

    Quanto às comidinhas, de me deixar com a água na boca, ainda por cima nesta altura em que o meu apetite duplica, vinham mesmo a calhar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Até já fiquei com fome só de olhar para estas imagens de comida!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  14. Adorei o video, gosto imenso de ver dançar flamenco, gostaria de ter toda aquela energia quando tiver a idade da senhora que dança.
    Que delicia de sugestões de comida, a minha preferida foi a sua salada, simples mas que deve ficar super gostosa.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  15. Ah, quem disse que eu não conheço ou imagino seu lado do avesso(rs)? Sua ex foto do perfil do seu blog, bem k mostrava isso. Sabes que eu tive vontade de comentar teus posts, mto tempo antes, mas... (rs). Teu olhar me fitava, me intrigava e me deixava partir, até que um dia, tentei, ousei e desde aí de "vento em popa". Eu não estou nadinha arrependida e julgo que se passa o mesmo contigo.

    Nós somos mto livres de pensamento e ação e não passamos a vida pegando uma no é da outra. Não gosto de "prisões", nem reais, nem fictícias, mas sabes que gostaria mto de trabalhar com presos (minha mãe já tá me "blasfemando")? Pois, eu gosto de entender o porquê das situações e nada é por acaso, nada é fruto do destino, mas do entrelaçamento que sabemos ou não sabemos dar à vida.

    Eu não tenho avesso, ou melhor, tenho, mas meu avesso é o silêncio e a indiferença. Meus olhos falam, mas são bem melhores noutro tipo de linguagem (rs).

    Et allons-y danser!

    Beijinhos, um big abraço e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. Passando por aqui, Gloria, depois de um jejum danado, sem conseguir aqui vir... :-(
    Adoro apreciar os seus posts ao pormenor, mas o tempo nas últimas semanas/meses não tem dado tréguas... depois de ter despachado os exames e consultas da minha mãe, estas últimas semanas, têm servido para reconstruir mais um pouco a minha lista de blogues favoritos que desapareceu no Verão passado, e ando aos poucos a recuperá-la... e ainda tenho um montão de endereços para ir checkando, entre os que já estão de volta, e os que ainda falta acrescentar...
    Depois tenho andado a arrumar um montão de ficheiros de fotos... nas horas vagas... que a coisa já estava ficando impossível de gerir, misturando já fotos publicadas com fotos por publicar... e o tempo passa num ápice... como houve há pouco tempo, esta história de virus informáticos que atacaram computadores por tudo quanto foi lado... foi o susto que eu precisava, para começar a pôr mãos à obra, nesta tarefa imensa de organizar ficheiros e fazer seguranças, antes que vá tudo ao ar, um dia destes...
    Passando hoje um bocadinho à pressa, ainda... virei a partir de amanhã e aos pouquinhos nos próximos dias, ver tudinho, o que se me escapou nos últimos tempos...
    Entretanto vir... e reconheci rápidamente o primeiro prato... como um dos que eu gosto de fazer, com alguma frequência... muitas vezes usando bróculos, outras nabiças, outras espinafres... adoro este género de saladas... que frequentemente acompanho com alguma posta de peixe cozido...
    E porque hoje, o tempo não dá para mais... virei então amanhã, ver com mais pormenor, este seu post delicioso, pelo que já me apercebi... do que rápidamente vi...
    Beijinhos, Gloria! Aproveitando para desejar um bom fim de semana...
    Ana

    Entretanto... tou lá com uma situação meio aborrecida exposta no blog... mas já não é a primeira vez... que a pessoa, em questão, tudo faz para me tirar do sério... e de quando em vez... tenho de aplicar um correctivo... para travar abuso, sistemático...
    Bjs! Até amanhã!
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Minha querida, suas receitas são pura poesia, puro prazer. Nelas as restrições são idiotas. Quais calorias, qual carapuça? A vida é puro prazer e esse passa pela boca.
    Adoro, com profunda e intima adoração a sua veneração, o seu respeito pela comida boa.
    Adoraria sentar em sua mesa, sentir sua comida, minha deusa.
    Me convida!
    Vou aceitar, embora não vá concretizar.
    Nas minhas memórias ficará você, cozinheira sublime.
    1000 beijos

    ResponderExcluir
  18. Sei k tu e eu (até pode haver mais gente, desse jeito e acredito k haja) não somos nadinha comuns e se vê pelos nossos posts, comentários, afirmações and so on. Te aprecio imenso! VERO!

    Sabes k para além de gostar de trabalhar em prisões, o k ainda não fiz, adoraria trabalhar tb num hospital Psiquiátrico, mas aí, no início desse ano, trabalhei em conjunto com Assistentes Sociais, Psicólogas, Delegado de Saúde Pública, etc. a propósito de um garoto, 22 anos, creio, k vive no prédio onde meu pai viveu e k teve perdas enormes na infância e na adolescência, tornando-se bipolar e esquizofrénico e tb vai catar lixo e traz pra casa, tudinho. Ora, eu tive k penetrar no "Arquipélago de Gulac", a casa dele e ver tudo de fio a pavio. Está reformado por invalidez e ganha mto pouco e eu ajudo no k posso e fome nunca passou, contudo ele fuma, exageradamente, bebe mto café e uns uísques pelo meio. Com um quadro desses, eu tinha de atuar rapidamente e um tanto "bruscamente", pke ele não acata as ordens das psicólogas, mas as minhas, sim. Lhe falo, por vezes, com "duas" pedras na mão, outras, com mta ternura.

    Eu, licenciada em Humanidades, Professora por vocação e mto amor, entrei nesse nundo fantástico que é o da mente, pke tb fiz dois anos de Psicologia Didática, em tempos e me sinto mto bem.

    Sim, tiveste mto bom gosto. Olha, coloca a flor branquinha junto aos meus olhos, que são escuros. Perfeito e perfeita, tu és. MERCI, CHÉRIE! On va danser, maintenaint.

    Baisers, ma belle amie!

    ResponderExcluir
  19. Vim ao teu blog é uma delícia com essas receitas maravilhosas, dão água na boca! E essa senhora que expressa, por meio da dança, que a felicidade e a vivacidade não tem idade. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Olá Maria Glória.
    A Taís, de quem sou marido, falou-me sobre o teu blog.
    Aqui estou para conhecê-lo e para me tornar seguidor
    desse simpático (e apetitoso) espaço.
    Bom domingo.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  21. Dearest Maria Gloria,
    Those two recipes are looking yummy and delicious!
    We did enjoy some good authentic Flamenco dances while in Spain; lovely!
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  22. Querida Glorinha
    Estavas coberta de razão - o vídeo é uma delícia!
    A senhora dança lindamente... mas olha que o ciganito português não lhe fica atrás no que respeita a dotes artísticos. O mocinho canta muito bem e tem uma óptima voz!
    Logo de início reconheci o sítio onde se passa a acção - Cáceres, uma pequena cidade espanhola, relativamente perto da fronteira com Portugal, onde estive duas vezes.
    A primeira vez que lá fui passámos lá a noite, precisamente para podermos ver, à noite, a "ciudad monumental"; com os holofotes dirigidos para os edifícios todo o ambiente adquire um não sei quê de... místico, sobrenatural... não sei explicar, mas é uma sensação única, como se nos encontrássemos nos tempos antigos. No dia seguinte levantámo-nos cedo e fomos novamente à "ciudad monumental" que, com os primeiros raios de sol a espreitar por entre aquelas ruelas estreitas, tem um efeito completamente diferente.
    Todas, ou pelo menos a maioria das cidades espanholas têm a sua "ciudad monumental" mas a de Cáceres é das mais bonitas e bem cuidadas que vi até hoje.

    As tuas comidinhas... apetitosas como sempre, mas a salada foi o que mais me agradou :)))

    Meu benzinho, vou-me preparar para ir almoçar com a filhota - o que acontece a maior parte dos Domingos...

    Te desejo tudo de bom, com dias muito felizes.

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  23. E eu, preparando com todo o carinho, a minha mesa, para te receber a ti!
    Quem sabe?
    Bom domingo
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  24. Olá minha linda o vídeo é maravilhoso,e
    chegar aqui na hora do almoço é uma tentação
    ai que fominha amei tudo, elogio sempre
    Bjuss de
    🌿Bom dia de domingo!!🦋🌿

    ResponderExcluir
  25. Querida Maria da Glória! Que deleite assisti este vídeo. O flamenco é muito sensual; leve e lindo,amo. Nota-se o cuidado e carinho que tens aos teus. Os pratos viram poesia. Amo brócolis e aspargo e hoje mesmo comi os dois com frango assado e batatas. Grata pelas receitas e um bom Domingo querida, beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Boa noite querida Maria Glória!
    Na foz do Iguaçu, me deleitei com um bando de flamingos.. são lindos!
    Quanto aos pratos apresentados, amo todos... me bateu até fominha uma hora dessas... rs...
    Obrigada pelo seu carinho e atenção constantes. Vc é muito gentil!
    Seja abençaoda e feliz!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
  27. Gozei daquela senhora que dança tão sensual neste video . Além disso sou um bom garfo os pratinhos dão água na boca
    aBRA9O

    ResponderExcluir
  28. Queridinha
    A tua amiguita "nunca tem dúvidas e raramente se engana" - palavras dum nosso primeiro ministro, que ainda hoje servem de chacota, é claro!!! rsrsrsrsrsrsssssssssss
    Depois desta magnífica entrada... só quero que sejas muito feliz, minha querida.

    Votos de uma semana com muita alegria e bem estar.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  29. Há momentos em que nos deixamos ir e um deles pode ser mesmo com a música, dançar e cantar só faz bem! :)

    ResponderExcluir
  30. Oh Mariada Gloria. adorei o vídeo, a energia da mulher e´contagiante.Adorei também as saladas especialmente a que contém brócolis, é meu prato preferido, já que vivo em dieta devido a intolerância a glúten!

    Parabéns pelo lindo blog.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. O que o meu filhote adora o prato de de batata, ovo e brócolos, não pode é ter cebola, que a empurra toda para o meu prato! normalmente dou-lhe com atum, que ele também adora.
    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  32. Dear Maria Gloria - The singing and dancing lady is amazing, full of passion and energy. By her action, she taught me age is just a number, age is how you think and act. I especially like her wearing such lovely red shoes. The culinary idea handed down from mother is so precious. Your dishes always make my mouth water. Have happy, delicious days ahead.

    Yoko

    ResponderExcluir
  33. Adorei , de alma livre , maravilhosa!

    Bem quanto ao cardápio delicioso! bj

    ResponderExcluir
  34. O corpo dela também falou comigo..
    Adoro as suas receitas...

    ResponderExcluir
  35. sabe eu amo a cozinha Italiana, vivi ali de recente 17 anos!!!!! bjos

    ResponderExcluir
  36. Bom dia minha querida!
    Voei rapidinho só para dizer que te mandei um e-mail sobre a pergunta que fez lá na Caverna. Se não receber, me avise.
    Depois volto com calma para comentar seu post.
    Feliz dia!!!

    Abraços esmagadores.

    ResponderExcluir
  37. Minha muito querida Leninha
    Obrigada pela presença e palavras tão gentis na minha CASA
    Penso que todas as pessoas têm momentos bons e outros... menos bons, por vezes até bastante difíceis.
    Eu não sou nenhuma avis-rara... portanto estou também sujeita a esses altos e baixos.
    Contudo... tenho tantos momentos bons para recordar, que seria muito ingrata para com quem partiu, se os esquecesse - o que não faço NUNCA, pelo contrário, recordo-os com frequência e comento-os com a família e pessoas amigas. E assim vou seguindo em frente.
    Na verdade... eu tenho muito amor para dar, e sabes porquê? Porque os meus filhos e netos (sem esquecer as amigas...) me rodeiam de amor e carinho, e eu não tenho como não retribuir.
    Respondendo à tua pergunta sobre a foto, sou eu, sim, na marina de Barcelona. Foi o meu filho que a tirou sem eu me aperceber. E o engraçado é que umas horas mais tarde tirou-me outra, que parece cópia desta, no Parque Guell, também em Barcelona. O fundo é diferente, como é lógico... :)
    Que bom que despertei teu interesse por Cáceres :) Se puderes, ou quando puderes, vai visitar. Vale a pena.
    E agora vou te deixar na paz dos Anjos...
    E faz-me o favor de ser feliz (parafraseando um actor português, já falecido).
    Beijos e abraços aos molhos (ou abadas...).

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  38. Precioso video Mª Gloria. Si las mujeres gobernasemos,el mundo iría mucho mejor 😊. Los hombres lo complican todo.
    Ricas recetas, me gustan las haré.
    Que tengas un buen fin de semana🙋
    Besos.

    ResponderExcluir
  39. Minha amiga passei para desejar um excelente fim de semana.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  40. hoje é dia de Portugal, de Camões e das comunidades ainda por uma hora !
    o google mostra a nossa bandeira
    deixo um grande beijinho a amiga Maria Glória :)))
    Angela

    ResponderExcluir
  41. Glorinha, vim aqui agradecer a generosidade das tuas palavras lá no meu espaço, e me encantei com esta postagem, onde tu nos apresenta uma bela dança executada por uma jovem mulher de corpo maduro, a nos mostrar os belos passos de uma dança tão tradicional. Mas para além da dança, ela nos exibe uma alma iluminada, uma vitalidade e uma energia que nos extasia o olhar e encanta o coração. Um momento belíssimo tu nos ofertaste com este vídeo tão precioso. Grata por partilhá-lo.

    Também um elogio pelos maravilhosos pratos apresentados, pela comidinha deliciosa que me abriu o apetite, rs.

    Fica o meu carinho num beijo do meu para o teu coração, mais uma vez agradecendo por tuas generosas palavras.

    Leninha

    ResponderExcluir
  42. Maria Glória, adorei a senhora a dançar e babei a comidinha...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  43. Olá Glorinha
    Dancei também , mas no bom sentido. Dancei com o senhorinha e o gitano no improviso.
    E depois fui ao youtube ver outras danças.
    Meu cabelo está ficando branco. Deixei-o assim por conta de alergias, mas sabe estou gostando.
    Só não danço um flamenco assim, mas estou quase !
    Adorei ver suas receitas e das recordações de mãe. Não tive esse aprendizado, mas observava
    e o que observei e perguntei, repito.
    Sabe, lamento que por ser vegetariana, não prepare para o marido frangos assim. Ele não me pede, mas come no restaurante. Fiquei pensando que ele gostaria de um galetinho assim, servido com a salada de floretes de brócolis. hummm verdadeiras delícias amorosas

    beijinhos

    ResponderExcluir
  44. Linda! a Sra. gostei da postura dela dançando k.
    Esses pratos são uma delícia mas passei de verdade k, para dar
    uma olhadinha nas tuas receitas. 5f é feriado e quero impressionar k.
    que seja pelo menos a mim k; ou seja quero ir pra cozinha com toda a calma
    e paciência e executar um belo prato desses aí que nos mostras. k
    O Galetinho vou deixar para o Domingo. k

    Então... falando em Napoleão sempre quis conhecer a Córsega.
    Tinha uma época que lia tudo sobre ele; adorava. k
    O tempo passa, tinha até me esquecido disso k, tu me lembras-tes k.
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  45. Como adorei ver esse video! Claro que quando for necessário estarei a copiar esta receita.
    Gostei de entrar aqui e sentir-me bem com o que leio.
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Gostei da dança da senhora, livre e espontânea... Uma boa reflexão no post! Todos podemos ser mais descontraídos e soltos... Cada um de sua maneira!
    Os pratos sempre convidativos!...
    Um abraço e muitíssima paz.

    ResponderExcluir
  47. Eu adoro nhoques mas não os sei fazer. Talvez agora com a sua receita me anime e experimente 😉 Beijinhos

    ResponderExcluir
  48. OI MARIA GLÓRIA!
    O VÍDEO É DEMAIS, UMA SENHORA, NA PLENITUDE DE SEUS CABELOS BRANCOS, DANÇANDO E MOSTRANDO UMA VITALIDADE INVEJÁVEL.
    OS PRATOS ESTÃO GENIAIS, AMEI A SALADA, TUDO ENFIM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Fiquei aqui uns momentos parada, a tentar lembrar a última vez que senti essa essência feminina de que fala... demorou para achar. Preciso de me reconectar ao meu eu mulher, está visto. Já conhecia o vídeo e achei uma graça, parece-me perfeito chegar a essa respeitável idade e fazer o que se tem vontade, sem pensar no que os outros poderão pensar.
    Mas o que gostei de verdade, verdade, verdade, foi desse gnocci de espargos. A sua cozinha tem um quê de aconchego familiar que é irresistível.
    Beijinho
    Ruthia

    ResponderExcluir
  50. Yummy ! These photos are delicious :)

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir