domingo, 3 de janeiro de 2016

Folar Auspicioso com Frutas Secas aromatizado com Especiarias - Pão Doce Português





Todos sabemos que o folar é um pão de páscoa em Portugal e pode ser salgado ou doce. Mas aconteceu que para a entrada deste ano, 2016, eu pensei em fazer um pão doce com frutas secas e especiarias, pois eu sinto estas delícias, as especiarias, como virtudes em nossas vidas.

Desde criança que sou atraída por especiarias e a primeira que me foi apresentada, pela minha mãe, foi a canela. Lembro que quando acabava a canela em pó, minha mãe ralava um pequeno pau de canela e assim os bolinhos de chuva eram temperados, pois com a chuva, não saíamos para ir ao mercado comprar canela e as vezes ela deixava que eu ralasse, então o perfume ficava nos meus dedos, era muito bom!


Algumas especiarias são belíssimas! Pensem no anis-estrelado, como é belo! Já vi guirlandas lindas e perfumadas com especiarias e frutas secas, além de velas que exibem o corpo com especiarias incrustadas, como se fossem joias, e quando acesas, perfumam e embelezam o ambiente, com elegância, mistério e até sensualidade.      


E o fogo, já que falei de vela! Sim, o poderoso fogo que pode unir, derreter, misturar e perfumar, transformando farinha, água, azeite, frutas e especiarias em um pão rico e perfumado. Adoro queimar especiarias em um pequeno caldeirão. Adoro igualmente pilar especiarias, quanto perfume!

E este é um folar muito perfumado!


Será que os sentidos olfativos que aqui passarem, aqueles com capacidades interdimensionais, livres e desapegados, lavados e limpos, conseguirão sentir o aroma deste folar? Se não forem livres não conseguirão sentir, é preciso um olfato aberto para possibilidades ... lembrei-me agora da palavra 'vacuidade'. Começar o ano com vacuidade é o mesmo que estar em um campo de girassóis floridos, aproveitando todo o potencial ilimitado da Luz, no caso solar, colorindo suas pétalas, sem nem mesmo se preocupar em ser flor ... ser apenas 'nada', a única condição para ser 'tudo'. Reflitam, é tão óbvio!


Que em 2016, nossas mentes possam atingir o status de repouso, o que significa não serem vazias, apenas abertas a usufruírem continuamente da Fonte, que faz surgir, desaparecer ou até mesmo transformar os átomos que irão formar as nossas co-criações, sempre conscientes de que nada acontece por acaso. Sendo assim, somos plenamente responsáveis por tudo o que acontece em nossas vidas, sofrimento ou liberdade.

Eu entendo que dessa maneira, seremos mais científicos e menos religiosos, pois o foco passa a ser a mente com suas experiências. Os adereços e as máscaras certamente não poderão resistir por muito tempo e cairão ...

Foto de 'turistaimperfeito'

 ... e então, surgirá quem verdadeiramente somos.


Voltando as especiarias, eu já senti aromas interdimensionais! Não! Não é loucura, calma! Certa vez, vivi a experiência de sentir a lufada de jasmim, sem ter um único jasmim a minha volta. Nem vou contar as tantas experiências aromáticas vividas. Entretanto, alguns aromas me perseguem e eu os deixo por perto. Vivem comigo, dormem comigo, cozinham comigo, teclam comigo, andam comigo e até tomam café comigo.

Sabem, alguns aromas eu criei. Eram tantos e tão persistentes estes aromas a me perseguirem, que resolvi uni-los e assim, criei aromas únicos, que são só meus. E eu também posso vê-los, desenham formas no ar. Já viram os aromas das brumas? E do orvalho? E do tronco de uma árvore anciã, retorcido, com seus sulcos repletos de histórias ocultas para além do tempo? No tronco de uma árvore anciã habita uma diversidade de seres, incluindo seivas aromáticas que para muitos, permanecem ocultas, nem as percebem, nem podem sentir os seus aromas milenares.

Oliveira com idade aproximada de 1098 anos 

Permita-se entrar em uma floresta úmida, com clareiras espalhadas, perceba os raios do sol te dando de presente as diversas cores das folhagens, muitas folhas vão parecer caixas aveludas com brilhantes pedras preciosas, mas são apenas orvalhos perfumados, tão preciosos quando um diamante. Pare diante do tronco de uma árvore anciã e inspire os seus aromas, perceba os rostos brincalhões formados em pontos do velho caule, escolha um sulco e foque sua atenção, observe, sinta o silêncio e a vida que nele habita em perfeita harmonia. Uma verdadeira miniatura do universo, assim como o nosso corpo. 


Sim, sou eu sentindo uma árvore anciã no Parque General San Martín, em Mendoza, Argentina. Era dezembro de 2012.


Aqui fiquei um tempo, apenas sentindo os aromas, as formas, os rostos ocultos no tronco e galhos. Depois encostei-me na árvore e tirei a foto de um de seus galhos compridos e fortes. Observe os sulcos e os seres que habitam este galho:


Pois então, na tarde de 30 de dezembro, mas o de 2015, eu comecei a preparar este folar doce. Juntei os ingredientes em uma vasilha grande, desta maneira:

320 gramas de farinha de trigo para pão ou pizza
80 gramas de açúcar 
1 pitada de sal 
1 colher de sobremesa de fermento biológico seco

Misturei tudo com uma colher de pau. As colheres de pau são como mães, combinam. dosam, acariciam, nutrem em perfeita harmonia.
Com a ajuda da colher moldei na mistura da farinha um espaço no centro, como a abertura de um vulcão. E no centro do vulcão eu juntei estas especiarias e frutas, e aproveito para explicar o meu sentir sobre o aroma de cada uma delas, para atestar os meus dias de 2016:

1 colher de chá de sementes de kümmel - o aroma das sementes não afasta, mas facilita a percepção de infidelidades ou traições ocultas, desnecessárias e exaustivas. Tudo começa a clarear, sem sentimentos de ira ou revolta. O foco é propiciar a compreensão, especialmente daquilo que é nossa responsabilidade, com o abjetivo de transformar para não gerar situações repetitivas, logo, as infidelidades ou traições serão desmaterializadas. Confesso, a minha colher foi generosa

1 colher de chá de canela em pó - tenha responsabilidade sobre o que deseja, o que fala e o que pensa, pois o aroma é mágico e potencialmente sedutor. Também facilita a solução positiva de questões financeiras, perfumando, adoçando e materializando flores nos caminhos

anis-estrelado ralado - ralei o que consegui de uma estrelinha. Já pensou em viver com encantamento, desde o momento do despertar matinal? Já pensou em escolher voluntariamente o que de mais belo a vida pode oferecer? E de tanto exercitar estas belas escolhas, acabará atraindo o que há de melhor! A felicidade é disponível para todos os seres, é só acessar e o aroma do anis impulsiona para este despertar, para nunca mais reclamar. A reclamação não agrega, ela separa e talvez eu tenha uma enorme carência de anis-estrelado ... ahahaha

1 colher de chá de flores secas de lavanda ou alfazema - como o próprio nome diz, a lavanda lava, limpa e tonifica. Tudo o que passou foi lavado e o que ficou é o aprendizado recorrente das experiências. A sabedoria tonifica e perfuma o novo ano

raspas da casca de 1/2 laranja - um pouco de acidez trará o perfeito equilíbrio para aprimorar as nossas percepções, mas sem romper com o bom humor. A acidez da casca de laranja é justa, adequada para evitar ilusões e infantilidades. Muito oportuna nos dias de hoje, com o mundo recheado de informações a uma velocidade imensa

um pouquinho de cravo-da-índia em pó - aroma muito auspicioso para o amor romântico. Todos gostam de carinho, beijos, abraços, mimos e de dar e receber amor

um pouquinho de noz-moscada - tem que ser ralada na hora, dessa forma os aromas liberados são absolutamente perfeitos para estimular a criatividade mental, mas é preciso usar com parcimônia, caso contrário, muitos duendes, fadas, elfos e até dragões vão aparecer no seu entorno ahahaha. Dizem que as grávidas devem ter cuidado com a noz-moscada

1/2 xícara de nozes ou amêndoas picadas - purificam os caminhos de toda sujidade e ajudam a criar atalhos na vida, quando necessários

1/2 xícara de frutas cristalizadas - tal como as nozes e as amêndoas, as frutas cristalizadas purificam os caminhos, mas com doçura e aromas coloridos e luminosos

1/2 xícara de uvas-passas, pode ser branca ou escura, misturadas - para uma vida longa, com saúde, leveza, sem exageros e bom humor. Segundo o Talmud - livro sagrado sobre lei, ética, costumes e história do judaísmo: "sempre que o vinho faltar, a medicina (também as terapias? eu pergunto) tornar-se-á necessária. Nas diversas situações de arrependimento ou nervosismo por ter feito tudo errado, o aroma das uvas-passsas vai fazer você aprender a rir de si mesmo, relaxar, tirar o melhor da vida e seguir em frente. O segredo é não levar a vida tão a sério.

Com a colher de pau, misturei todos os aromas e sabores, quero dizer, especiarias e frutas, com a mistura da farinha. Novamente fiz um vulcão, e na abertura eu juntei:

2 ovos batidos
125 ml de suco de laranja - aquela que foi raspada e outra, se necessário
3 colheres de sopa cheias de manteiga em ponto de pomada
1 colher de azeite 

Comecei misturando com a colher e depois com as mãos. Formou uma massa pegajosa, que trabalhei rapidamente dentro da vasilha mesmo. O ponto da massa é pegajoso, não é uma massa que após sovar desgrudará das mãos. Este pão não é sovado, é dobrado. Para atingir o ponto pegajoso da massa, use mais farinha se necessário, eu precisei. Formei uma bola com a massa e:

levei para descansar por 20 minutos,
fiz 10 dobras na massa, a cada 10 minutos, por quatro vezes - saiba mais acessando Pão com Triguilho e Pão com Dobras,
ficou levedando por 1 hora e 30 minutos, dentro do microondas desligado.

Pré-aqueça o forno na temperatura mais alta com uma panela e tampa. Tenha cuidado para usar uma panela com o cabo de metal ou retire o cabo da panela. Faça a mesma coisa com a tampa, que não pode ser de vidro. Deixe aquecer o forno por 15 minutos.

Enquanto aquece o forno, molde o pão em forma de broa ou pagnotta, usando farinha na bancada e mas mãos. Após o tempo de 15 minutos, com muito cuidado, retire a panela do forno e mantenha o forno fechado para não perder temperatura.

Cuidadosamente, retire a tampa da panela, jogue um pouco de farinha no fundo da panela e jogue o pão moldado. Faça toda esta operação tomando o máximo cuidado para evitar queimaduras graves. Jogue um pouco de farinha por cima do pão e faça cortes ou assinaturas. Eu fiz uma cruz, com votos de bênçãos diárias para o ano de 2016. Imaginei uma cruz irradiando paz para o planeta.

Leve o pão ao forno, tampado e asse na temperatura de 255º e após 20 minutos, destampe a panela e asse por mais 15 minutos ou até dourar, mantendo a mesma temperatura. Retire a panela do forno e com cuidado retire o pão, deixe descansando em cima de uma grade, para que a base fique crocante e não umedeça.

Espero que gostem dos aromas e sabores deste Folar auspicioso, um feliz ano novo e que todos sejamos felizes!

Auguri di Buon Anno 2016! 





10 comentários:

  1. Maria Glória, querida!

    "Minina" linda, Natal já findou e a virada já aconteceu, embora as pessoas continuem desejando feliz Ano Novo, e qto a comentar o post, nem uma tiquinho, nem um sussurro de sílaba. É o que eu chamo economia de palavras, "cumprindo simultaneamente um dever", para depois tu retribuíres. Não entendo, essas atitudes!

    Já te desejei tudo de bom e do melhor para 2016, e para mim, o assunto está arrumado e encerrado.

    Glorinha, ainda há dias acabou o Natal e tu já estás falando em folar, que em Portugal só se come na Páscoa? Aí, não sei. Depois, me explicas, por favor! Olha, não conheço receita igual à tua, nem a capacidade que tu possuis em fazer simbioses, devaneios informmativos, enfim textos que me fazem crescer água na boca e sabedoria no pensamento.

    Hoje, li o texto, mas preciso de o interiorizar melhor, sentir tuas ideias e reflexões sempre oportunas, ou seja, próprias de uma mulher inteligente, sensível e com cultura académica bem sólida.

    Passarei daqui a uns dias para trocarmos mais impressões, minha doce amiga!

    Beijos e luminosa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceu meu amor, gostei da 'economia de palavras", apenas escrever e ter a retribuição. É verdade, tanto no mundo virtual, quanto no mundo real. Assim é, chato né!?

      E quanto ao folar, agora eu sorri, mas como eu disse aqui, fui inspirada a fazer um folar no início do ano, com muitas frutas e especiarias, com tantos sentidos, e assim eu soltei todos os aromas e aconteceu este pão doce. Talvez nem eu mesmo tenha uma explicação, apenas soltei a minha inspiração ... um pouco precoce.

      Sabe Céu, as tuas palavras são um bálsamo para mim, fico leve e feliz quando me contas que gosta de como escrevo. E como gosto de escrever, assim como tu, que escreves com tanta riquueza e alma, parece que estou dentro de uma cena quando te leio. É verdade, eu te leio!

      A casa é tua, venhas quando quiseres, já deixo uma cadeira a tua espera! E beijos afetuosos feito purpurina ...

      Excluir
  2. Bom dia, Pão doce, broa, passas, caseiro alentejano e outros mais são uma delicia, desde que não sejam cosidos industrialmente, como bom português adoro pá escuro.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo caro Antonio, desde que não sejam feitos a maneira industrial.
      Um abraço amigo.

      Excluir
  3. Olá, querida, queridíssima Maria Glória!

    Espero que estejas bem e que teus cheiros te envolvam e te ponham "meia louca". "Doida" fiquei eu qdo fui ver e ler o que eram os bolinhos de chuva, denominação que aqui não há, pelo menos que eu tenha conhecimento.
    Que coisa boa, aquela! E eu que adoro maçã com canela, enfim, manjar de deuses com deusas.

    Me deliciei com as recordações da tua infância, com as fotografias da época e com uma de 2007, onde estás tu com tua madrinha. És muito bonita, tens um ar sereno, mas determinado. É caso para dizer: és "fogo" menina!

    Tal como tu, o fogo me diz muito, ao contrário do mar, daquela imensidão de líquido que me aterroriza. Olha, estou imaginando, um fogo multicolor, quente, sem queimar, mas que aquece nosso olhar e alma. Ah! E quanta Luz! E tanto assim, que estou vendo cair fagulhas, em forma de estrelas, nesse teu/nosso espaço. Que lindo! Meu olhar agradece!

    Agora por tu falares em odor de jasmim, te digo, que fico completamente inebriada com esse cheiro e logo me imagino nas "MIL E UMA NOITES" com um sultão lindo com seu harém. Nós somos dançarinas do ventre, das mãos, das pernas, enfim, damos nosso corpo, deslumbrando e satisfazendo ele. Não é escravidão, é sedução.

    Gosto de te ver entre a natureza. Tu, na Argentina, sentindo e quase "parindo" tudo o que se encontra à tua volta, de tanto apreço, amor e enlevo.

    Vacuidade? Sim, é fácil imaginar, refletir e se sentir liberta e perfumada num campo de girassóis, que se movem sempre estendendo os "braços" ao sol. Estou vendo papoilas vermelhas, também, enquanto uma brisa, bem levezinha, afaga meus cabelos. É bom viver e estar em consonância com a natureza. Se conseguirmos, estaremos em paz connosco mesmas.

    Adorei tua escrita, teus odores e tua imaginação tão fértil, quanto fluida.

    Agradeço tua visita e precioso comentário, que, como sempre tem cheiro, inteligência e sabor.

    Linda e perfumada semana.

    Beijos e um abraço envolto em fragrância de jasmim.

    CIAO, BAMBINA!

    Hum! E agora, vou comer um pãozinho doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita és tu Céu! Sempre a me inspirar e encantar!

      Já pensou na palavra jas-mim assim separadinha? Então, o perfume deve ser ótimo para não esquecermos de nós mesmos. Fica bem assim né!?

      Eu adoro papoulas, adoro!

      Desejo-te uma ótima semana e fique com um beijo, sendo que logo mais irei te visitar.

      Excluir
  4. Passando por aqui... e me deliciando, não só com a receita em si mesma, Gloria... mas com todos os odores e sabores, que nos enchem os sentidos... e que fluem através da sua escrita!... Pura maravilha, seu post, Gloria... aliando imaginação, talento, memórias e sensibilidade, à culinária e doçaria...
    Gosto imenso de folar! Já tenho comprado... mas estarão todos bem longe deste, caseiro, com todas estas deliciosas especiarias...
    Por aqui, em casa, neste final de ano, optámos por Bolo Rainha... uma versão menos doce do Bolo Rei... até para evitar um pouco a tentação dos doces... pois os diabetes da minha mãe, andam sempre nos valores limites do aceitável, por via de medicação que toma, para problemas cardíacos...
    Como sempre, adorei, por demais passar por aqui!
    Beijos, Gloria! Bom ano, com muita saúde e alegria, para todos, aí desse lado!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, prazer sempre em tê-la aqui, sente ao meu lado e vamos conversar.

      Não conhecia o Bolo Rainha, pesquisei e adorei saber sobre ele, quem sabe um dia farei ... olha aí você me inspirando ... gosto disso.

      Vou servir o teu cafè e voltemos a boa conversa ...

      Excluir
  5. Boa tarde, vim procurar uma nova receita, hummmm...não encontrei, resta-me deixar o meu agradecimento pela visita e comentário deixado na minha pagina.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Antonio.
      Breve te farei uma vista, um grande abraço e agradecido abraço.

      Excluir