quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Pastasciutta con Ceci Pancetta al Profumo di Rosmarino - Pasta com Grão-de-bico e Bacon perfumados com Alecrim





Grão-de-bico e macarrão são os principais ingredientes para uma minestra, que é um prato de ideal para o inverno. Com um caldo quente, super nutritivo, a minestra é ótima para aquecer o nosso corpo.

Mas se a pasta (ou macarrão) com grão-de-bico for asciutta, ou seja, mais seca, ela é igualmente ótima para a primavera, ou mesmo para o verão. E assim, não eleva a temperatura do corpo.

Comer bem, de forma saudável inclui também a atenção com a temperatura do corpo. Sempre foi assim, desde os tempos mais antigos. Isto faz parte da saúde do corpo.

O molho deste prato é feito com o grão-de-bico e temperos, é cremoso e muito saboroso. A pasta é enxuta na panela onde foi feito o molho, em fogo médio, absorvendo todos os sabores, este é o segredo. Mas é preciso ter atenção no cozimento da pasta na água fervente, sendo importante retirar dois minutos antes do tempo indicado na embalagem. Dessa forma, não se perde o delicioso ponto da pastal al dente.

Pesquisando sobre Pasta e Ceci Asciutta (macarrão com grão-de-bico quando não é minestra), eu li que é um prato típico do sul da Itália, da Puglia e Basilicata. Muitas receitas que eu pesquisei tinham tomate na composição, mas pouco. Porém, preferi fazer a versão sem tomate, conhecida com in bianco, para sentir bem o sabor do molho de grão-de-bico com o bacon, que eu tanto aprecio. Escolhi um bacon menos salgado e nem tão defumado.

Resultou em uma prato muito saboroso, delicado e nutritivo.


150 gramas de pasta de grano duro curta, usei lumache ou caracol, mas pode ser cotovelo, casarecce, padre-nosso
250 gramas de grão-de-bico seco
2 fatias de bacon, cortadas em finas tirinhas
1 cebola pequena, picada
1/2 cenoura cortada em tiras bem finas e depois picadas
1 dente de alho picado
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
azeite de oliva
queijo parmesão ralado, se tiver pecorino, ai que delícia!
vinho branco seco
sal e pimenta preta para ralar na hora
noz-moscada para ralar na hora - opcional


Melhor deixar o grão-de-bico de molho em água, de véspera. No dia seguinte, descarte a água que ficou de molho e cozinhe o grão em água, sal e a folha de louro. O ponto do cozimento deve ser al dente, mas não muito. Terminado o cozimento, reserve os grãos e a água do cozimento, pode ser na mesma panela em que foram cozidos.

Retire a quantidade de 1/3 de grão-de-bico e bata no liquidificador ou mixer, com um pouco de água do cozimento, mas só um pouco. Quando formar um creme, está pronto. Reserve.

Em outra panela, deite 2 colheres de azeite de oliva e frite, sem que fique crocante, o bacon. Em seguida, entre com a cebola, a cenoura e o galho de alecrim, cuide do refogado até que a cebola fique translúcida, começando a dourar. Neste momento, entre com o alho e quando começar a perfumar, aromatize tudo com um cálice de vinho branco seco. Misture bem, recolha com a colher tudo o que grudou na panela e deixe o vinho enxugar.

Com uma escumadeira, retire todo o grão-de-bico da água que foi cozido e deite na panela com os temperos e o bacon, misture bem e mantenha a chama do fogo média. Quando tudo estiver bem incorporado, entre com o creme do liquidificador, misture bem até formar um molho bem cremoso, denso e com grãos inteiros também, que não devem ser desmanchados, como mostram as fotos.

Prove para verificar o sal, rale pimenta preta e se você gosta, rale um pouco de noz-moscada. Retire o galho de alecrim, desligue o fogo e tampe a panela.

Cozinhe a pasta em água fervente apenas salgada. Dois minutos antes do tempo de cozimento indicado na embalagem, retire toda a pasta com uma escumadeira e, leve tudo para a panela com o molho de grão-de-bico, que está novamente em fogo médio, bem aquecido. Misture tudo, junte uma concha de água do cozimento da pasta, misture e junte duas colheres de parmesão ralado. Siga misturando tudo, enxugando a pasta no molho, sem que seque totalmente.

Sirva com um giro de azeite, se quiser mais um pouco de parmesão e folhas de alecrim para enfeitar.

Ciao bella gente! 




4 comentários:

  1. Nunca comi assim, mas parece bem boa receita! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de grão-de-bico Chica, pode fazer. Realmente muito saborosa.
      Beijinhos amore s2

      Excluir
  2. Não conhecia... e parece-me uma receita maravilhosa!...
    Mais uma dica extraordinária, Gloria!
    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei encantada com o resultado! E já repeti!
      Beijo Ana.

      Excluir