domingo, 4 de outubro de 2015

Melanzane Fritte in Pastella alla Birra - Berinjelas Fritas em Pastella com Cerveja





Berinjelas aqui em casa tem toda a semana e de diversas maneiras. É um legume muito versátil e saboroso. 

Fritas na pastella com cerveja é um manjar dos deuses do Olimpo, muito diferente das fatias de berinjela a milanesa, igualmente deliciosas - clique aqui para ver fotos e a receita!

A Pastella, na Itália ou Polme, em Portugal, é uma massa líquida, que pode ter consistência mais líquida ou mais densa, feita com farinha de trigo, sal e um tipo de líquido, que pode ser gelado ou não: água natural ou com gás, leite, cerveja, vinho branco ou mesmo o caldo em que alguns legumes são pré-cozidos. Em algumas receitas, ovos batidos podem fazer parte da composição. 

Eu uso a pastella para empanar legumes ou peixe. Não me lembro de empanar outro tipo de alimento. E gosto da pastella em uma textura mais densa e com cerveja ou água com gás, bem geladas. Também gosto da pastella aromatizada com vinho branco seco, que para o meu paladar, combina muito bem com a Couve-flor a Dorê, um legume mais delicado - clique aqui para ver fotos e a receita!   

O legume, o peixe, são mergulhados na pastella e com a ajuda de um garfo ou pegador, deixa-se escorrer o excesso, para fritar na gordura quente. 

São muitos os povos que usam a pastella na sua culinária, certamente com outros nomes, especialmente os povos do continente asiático, tais como os chineses e os japoneses. Quem lembra da tempura?

Eu digo que estas fatias de berinjela fritas na pastella são espetaculares. Concordo, são muito calóricas, mas podemos fazer poucas vezes e em pequena quantidade. Afinal, um mimo todo mundo merece, não!? 


2 berinjelas médias, cortadas em fatias, na espessura de 1 dedo
150 gramas de farinha de trigo
1/2 lata de cerveja geladíssima
1 dente de alho pequeno, espremido
sal

Uso pouco alho na pastella, apenas para dar um leve sabor, pois usado em excesso na fritura, pode deixar um sabor amargo desagradável.

Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, a cerveja, o alho, sal a gosto e misture tudo com um batedor de arame ou colher. Bata bem e observe que a consistência deve ser mais para densa. Controle a consistência juntando mais farinha de trigo ou cerveja, confome a necessidade.

Passe cada fatia na pastella, deixe escorrer o excesso, frite em óleo quente, virando cada fatia uma vez, para fritar igualmente dos dois lados. Quando estiver dourada, retire da frigideira e deixe escorrendo em papel absorvente.

Esta receita foi absolutamente inspirada neste vídeo - clique aqui para ver, do meu super maestro di cucina, o italianíssimo Mimmo Corcione. Assista ao vídeo dele, com duração de apenas 2:27. Veja o modo de fazer e atente para a textura da pastella ao tempo de 0:25, onde o Mimmo toca a pastella com o dedo e ela pinga, mostrando em detalhe a textura mais para densa. Amigos, não vejo a necessidade de entender italiano para uma receita assim tão simples.

Importante usar um óleo de ótima qualidade para um resultado mais saboroso. Óleo de soja queima mais rápido e deixa um sabor amargo e, especialmente, influencia no aroma. Use uma frigideira para uma quantidade abundante de óleo, as fatias devem ficar imersas.

Termino aqui, desejando a todos momentos de alegrias diários! Ciao!





2 comentários:

  1. Parece super delicioso!... Raramente como beringela... e contudo é super saudável!
    Mais outra receita que desconhecia!...
    Sempre grandes partilhas, Gloria!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez porque a berinjela tenha um pouco de sabor amargo, mas ela é bem versátil.
      Há formas de tirar boa quantidade do sabor aamrgo. algumas receitas pedem para deixar com sal, escorrendo, de um dia para o outro.
      Beijocas Ana.

      Excluir