domingo, 19 de julho de 2015

Bolo de Farinha de Milho Flocada aromatizado com Raspas de Limão e Kümmel - Bolo de Liquidificador





Para quem ainda não sabe, os meus vizinhos são os pinheiros, as flores e os animais silvestres. Não tenho comércio perto de casa, então quando saio para fazer compras, eu sempre faço uma lista, justamente para não esquecer nadica de nada ... mas ... acontece que eu esqueço sim ... esqueço no momento em que estou fazendo a lista rsrsrs.

Então, nesta semana, numa tarde fria, pensei que o café da tarde poderia ter um belo e gostoso bolo de fubá, destes do campo, com aromas de cozinha da vovó. Acho que dá para perceber como eu gosto de bolo de milho ou de farinha de milho, são tantas as receitas aqui ...


Mas cadê o fubá! Na despensa, só tinha farinha de milho flocada e, além de faltar fubá, faltou também a vontade de sair para ir no mercado.

Mas internet não faltava e googleando, eu achei um bolo com farinha milho flocada ou flocão. E eu gostei do resultado, apenas fiz uma cobertura aromatizada com raspas de limão e kümmel, uma sementinha muito perfumada, usada na culinária alemã.


2 xícaras de farinha de milho flocada ou flocão
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo de girassol
1 + 3/4 de xícara de açúcar
4 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó


Pré-aqueça o forno a 200º.

Unte com manteiga uma forma com buraco no meio e polvilhe fubá, mas como eu não tinha, usei farinha de trigo mesmo. Reserve.

No copo do liquidificador, coloque primeiramente o leite, o óleo e os ovos. Em seguida, entre com os ingredientes secos, exceto o fermento.

Bata tudo até incorporar bem. Junte mais leite, aos poucos, conforme a necessidade, eu precisei juntar para liquidificar a massa com fluidez. Desligue, junte o fermento, bata só para misturar e deite toda a mistura na forma untada e enfarinha.

Leve ao forno, abaixe a temperatura para 180º e asse até dourar, sempre fazendo o teste do palito. Abra o forno somente após meia hora.


Para a cobertura, tudo muito simples: rale a casca de 1 limão e toste levemente, apenas para acordar, 1 colher de chá de sementes de kümmel, mas pode ser de erva-doce. Reserve. 

Em uma tacinha, misture bem 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro e 1 ou 2 colheres de sopa de leite e misture bem. Junte o leite aos poucos, uma colher de cada vez, até formar uma calda não muito rala e nem muito grossa. Se quiser, poderá substituir o leite por suco de limão, uma delícia o sabor ácido do limão com o açúcar. 

Despeje a calda por cima do bolo morno, espalhando com a ajuda de uma colher e, em seguida, antes que a calda açucarada seque, polvilhe as raspas do limão e as sementes de kümmel. As raspas e as sementes ficam grudadas na cobertura endurecida. 


Este é um bolo para acompanhar um café, um chá e para contar ou ouvir histórias ... para compor ou ler poesias ... 

A inspiração veio do TudoGostoso, clique para conhecer! Usei menos açúcar que a receita. 

Bacione a Abbraccione!




8 comentários:

  1. Bem, eu gosto de tudo, coisas e pessoas, que sejam doces.
    Sua receita é divinal, e mesmo eu que não sei, nem gosto de cozinhar, fiquei tentada a confecionar essa "proeza".
    Boa semana. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aqui cozinhar é um grande prazer ... mas eu posso fazer um delicioso bolo e podemos conversar ... acompanha um café!
      Igualmente boa semana, beijo s2

      Excluir
  2. Já visitei o "Tudo ao Gosto" e há dicas e alternativas bem interessantes. Não participei lá, pke não entendo nada de culinária, querida amiga!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hum....
    Vou fazer....Adorei!
    Beijo grande Maria Glória♡

    ResponderExcluir
  4. Pura tentação!... Que aspecto delicioso!
    Com Kummel ou erva-doce!... Não conheço as tais sementinhas, mas a opção com erva doce, também me parece óptima, no caso de não achar...
    Grandes partilhas, Glória!
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kümmel é igualmente delicioso Ana, muito utilizado na culinária alemã.
      Um mimo para o coração.
      Beijinhos s2

      Excluir