sexta-feira, 12 de junho de 2015

Gnocchi in Salsa di Parmigiano Profumata al Basilico e Mandorle - Nhoque com Creme de Parmesão Aromatizado com Manjericão e Amêndoas





Fazer e provar este prato foi como entrar no reino das sensações delicadas, poéticas e únicas.

Está é mais uma receita do maestro Mimmo Corcione.

Este creme de amêndoa com parmesão é bem diferente e muito especial, você vai sentir alguns pedacinhos crocantes de amêndoa na boca, combinados com o sabor delicioso do parmesão. O segredo é usar um parmesão de ótima qualidade, ralado na hora. Evite aqueles comprados em super mercado, no saquinho, são super salgados e nada saborosos. Jamais exagere na quantidade, vai ficar enjoativo, uma tristeza para falar a verdade rsrs.

300 gramas de nhoque - aqui tem uma receita, faça metade, substituindo o ovo por duas gemas
1 colher de sopa de amêndoas tostadas
10 folhinhas de manjericão
1/2 dente de alho sem a alma (opcional)
1/4 de xícara de água do cozimento do nhoque
2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta preta ou branca para ralar na hora

Corte as amêndoas grosseiramente com uma faca e toste levemente em uma frigideira, fogo moderado. Se tostar muito, o sabor da amêndoa vai ficar amargo.

Leve uma panela grande com água para o fogo. Espere ferver, para então cozinhar os nhoques.

Coloque no copo do mixer ou no copo do liquidificador, os pedaços de amêndoas tostados, as folhas de manjericão, o pedaço de alho, o azeite de oliva e reserve.

Assim que a água ferver, junte os nhoques, e siga com o cozimento, mexendo algumas vezes. Mas antes disso, coloque 50 ml desta água no copo do mixer e triture tudo até virar um molho denso e cremoso. Deve ser rápido, para não triturar totalmente os pedacinhos de amêndoa. Deite esta mistura em uma pequena vasilha e junte o queijo parmesão ralado e misture com uma colher. Se achar necessário, junte mais um pouco de água do cozimento do gnocchi, mantendo sempre uma cremosidade densa. Por que densa?  O molho para nhoques tem que ser bem grosso, que combinado com a água que eles vão soltar após o cozimento, resultará em uma consistência e cremosidade perfeitas.

Prove o creme de parmesão e amêndoas, verifique se precisa de sal e depois rale um pouco de pimenta preta. Pode ser a branca também, se preferir.

Em uma travessa grande, deite umas duas colheres do creme de parmesão e amêndoas, retire os gnocchi da água, já devem ter subido a esta altura, e junte todos ao creme. Por cima, deite mais uma ou duas colheres do molho e misture tudo delicadamente.

No prato, sirva com queijo parmesão, mas sem exagerar.

Caso não queira fazer nhoque em casa, poderá comprar, mas isto é um caso sério! Encontrar um bom nhoque comprado não tão simples assim. Então faça com um belo rigatoni de sêmola de grano duro, esta é uma pasta deliciosa e combina muito bem com o creme de parmesão e amêndoas.


 O vídeo produzido pelo Mimmo, com detalhes da receita, ciao!





4 comentários:

  1. Que coisa tão boa e sempre um capricho é ver tuas r3eceitas,Bem explicadas e mostradas! Lindo dia! Ótimo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Chica, fiquei muito feliz com as tuas palavras.
      Bjux amore e lindo dia também s2

      Excluir
  2. Nhoque é minha paixão, ou uma das minhas paixões. Esse molho deve ser "dos deuses".
    Feliz todo os dias para você e seu maridex. Comemorar todos os dias é preciso.
    Beijo, Maria Gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Lúcia, gosto muito de nhoque, e é tanto, que gosto de conhecer com outros molhos. Tenho pesquisado muitas outras opções.
      Sim, comemorar todos os dias é preciso e temos o costume de, a mesa, bater os copos, que nem sempre são taças, mas mesmo assim brindamos.
      Bjux amore s2

      Excluir