quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cozinha Napoletana - Pasta e Fagioli con le Cozze - Macarrão Padre-nostro com Feijão Branco e Mexilhões





A 'cucina' aqui é da 'Campagna' e este prato é um clássico, muito apreciado em Napoli, com muitas variantes, uma riqueza! Decidi fazer com mexilhões, pois adoramos aqui em casa.


Um prato que nasceu em ambientes da 'cucina contadina povera', onde era preciso reciclar as sobras. Naqueles tempos, reinavam a originalidade e a simplicidade, obviamente, nasciam pratos com combinações imbatíveis, mesmo sem fartura. E este prato, 'Pasta e Fagioli con le Cozze', é a  perfeita harmonia entre 'sapori di terra e mare'!

O delicado sabor do feijão branco, combinado com o marcante sabor do mexilhão, deu este resultado imbatível! Muito saboroso!


Recomendo muitíssimo que você prove este prato, sendo melhor apreciado nos dias mais frios. E ainda, é bem fácil de fazer.


1 xícara de feijão branco
1 folha grande de louro 
sal, pouco

Cozinhe na panela de pressão os feijões, com a folha de louro, sal e água até que os feijões fiquem cozidos, mas firmes. 


4 mãos de mexilhões desconchados descongelados (veja na embalagem como descongelar)
1 xícara de tomates pelati com o suco, desmanchados com a mão (equilibre tomate e suco) 
3 dentes de alho  
1/2 cebola picadinha 
meio talo de salsão picadinho 
1 mão cheia de folhas de salsinha 
cebolinha verde cortada em rodelas
pimenta calabresa a gosto 
azeite 
sal e pimenta preta para ralar na hora

Em uma panela grande, deite umas 4 ou 5 colheres de azeite e leve para aquecer. Junte a cebola e o salsão e deixe que fritem, até que a cebola fique transparente. 

Pique o alho e a salsinha juntos e adicione na panela, com a cebola e o salsão. Quando o alho começar a soltar o sabor, espere mais meio minuto, junte a pimenta calabresa e os tomates pelati. Misture e, com a ajuda de uma colher, termine de desmanchar os tomates. Siga assim por 5 minutos. 

Entre agora com os mexilhões, misturando bem com o molho de tomates. Cozinhe por cerca de 5 minutos. Não cozinhe muito os mexilhões, pois eles ficarão com um sabor mais forte, não muito agradável. 

Agora, com uma concha, junte os feijões brancos, controlando o líquido que os feijões foram cozidos, sem exagerar, para que forme um cado não muito ralo. Eu não usei toda a água. Primeiro coloquei os feijões, escorrendo a água com a concha, e depois foi ajustando o ponto do caldo com mais água. Não despreze a água do cozimento dos feijões, talvez seja preciso utilizá-la na finalização do prato. 

Misture bem tudo, salgue e apimente este lindo e perfumado caldo. Deixe que todos os sabores ajustem bem por mais 3 minutos, em fogo médio. Desligue a chama do fogão, tampe a panela e deixe descansado.


1 xícara de macarrão padre-nostro
sal grosso 

Leve uma panela média com água para ferver e quando atingir este ponto salgue com sal grosso. Assim que levantar fervura, entre com o macarrão e cozinhe, mexendo algumas vezes, até ficar muito al dente.  Por que muito al dente? Porque o macarrão vai continuar o cozimento no caldo de feijões e mexilhões. 


Finalize juntando o macarrão ao caldo de feijões e mexilhões, misturando tudo, em fogo médio. Caso o caldo fique muito denso com a adição do macarrão, junte um pouco mais da água que os feijões foram cozidos (lembra que eu disse para não jogar fora?) 

Não junte muita água, observe que o caldo não deve ser denso, porém, não é um prato com muito líquido, veja nas imagens. 

Prove e verifique se precisa de mais sal. Apague o fogo e tampe a panela. Deixe descansando por alguns minutinhos. No momento de servir, junte as rodelas de cebolinha verde, mexa e pode levar para a mesa. 

Sirva com um pão rústico, tipo pão italiano. Regue algumas fatias com azeite, esfregue meio dente de alho e leve para tostar levemente no forno. 

Ciao amici! 





2 comentários:

  1. Aqui o maridão fica babando quando mostro tuas receitas. Ele é romano e então adooooora comer coisas boas! Ótima! bjs, chica

    ResponderExcluir