terça-feira, 23 de junho de 2015

Cozinha Napoletana - Spaghetti alle Vongole in Bianco - Espaguete com Vongole sem Molho de Tomate





'Spaghetti al sugo bianco di vongole' ou espaguete ao molho de vongole, sem tomate é um prato muito apreciado e famoso na cozinha napoletana.

O molho de vongole é absolutamente delicioso e perfumado. Um prato leve, cremoso, super fácil e rápido de fazer.

Mas pode também ser feito com molho de tomate e fica igualmente delicioso. Eu gosto das duas versões. Na mesa, tudo o que é do mar é meu reino.


500 gramas de vongole na concha, limpos e selecionados
250 gramas de espaguete de gramo duro 
3 dentes de alho picados
flocos de pimenta calabresa
4 bolinhas de pimenta do reino preta (opcional)  
folhas de salsinhas picadas 
talos de salsinha
100 ml de vinho branco seco 
Azeite
pimenta negra para ralar na hora  
sal, se necessário 

A primeira coisa a ser feita é abrir as conchas do vongole. Então, pegue uma panela com tampa, forre o fundo com azeite e quando estiver aquecido, entre com o alho, os flocos de pimenta calabresa, as bolinhas de pimenta do reino e os talos da salsinha. Antes que o alho doure, coloque todos as conchas do vongole, misture tudo. Deixe aquecer bem, deite o vinho branco, misture, espere aquecer novamente e tampe a panela. Deixe por uns 10 minutos, sem abrir a tampa, apenas balançando a panela, algumas vezes, para sacudir as conchas. Ao tempo de 10 minutos abra a tampa, as conchas já estarão abertas. Desligue a chama do fogão e espere esfriar um pouco. Agora retire o delicioso molusco da concha, um a um, e siga assim com metade dos vongoles. A outra metade, permanece na concha aberta, para compor a apresentação do prato. Os vongoles que não abrirem, devem ser descartados. 

Importantíssimo: a água que os vongoles soltaram na panela, junto com os temperos, é uma 'aqua sacra'. Sim, água sagrada, pois é ela que vai dar o máximo de sabor ao prato. Aqui está o segredo! Retire as bolinhas de pimenta do reino e os talos da salsinha e reserve. 


Leve uma panela com água ao fogo, quando ferver junte um punhado de sal grosso. Ferveu novamente, coloque o espaguete e cozinhe, mexendo algumas vezes, até um minuto antes do tempo indicado na embalagem, ou seja, muito al dente

Um pouco antes deste tempo, volte o vongole e a água sagrada na panela ou wok (in rosso ou com molho de tomate aqui), espere aquecer, junte as folhas de salsinha, misture e junte a pasta, pegando com uma pinça ou pegador. Combine a pasta com o molho de vongoles.

Prove e verifique se precisa de sal, tomando cuidado pois a agua sagrada do vongole já é naturalmente salgada e o espaguete foi cozido com sal. Rale pimenta preta na hora. 

Como sugestão, sirva com azeite levemente picante, aromatizado com alho e 'peperoncino' - uma espetacular pimenta italiana. Esqueça o queijo, seria um péssimo matrimônio com vongole, nem Santo Antonio salva! Un bacio bella gente! 

Linguine, em outro dia, para um jantar: 







4 comentários:

  1. Agora morri aqui! Espera eu me reanimar!rs...ADORAMOS esse prato, bem assim. Mas moramos em P.Alegr, cidade que não conseguimos esses vôngoles concha assim.... Pena! mas quando encontro, nas férias na praia, é assim mesmo que preparamos! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Chica nem me fale, eu amo este prato, amoooooooo!
      Bjux amore s2

      Excluir
  2. Maravilhoso! Outra receita que eu adoro, Glória! Vivemos 15 anos em Itália e fiquei "marcada" pelas massas: la pasta la mangiamo ancora ogni giorno qui a casa!
    Em Roma, os primeiros spaghetti que comi no Da Fortunato Al Pantheon foi "spaghetti alle vongole verace"!
    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Falcão! Sim, 'la pasta' é de fato uma maravilha, com vôngole é espetacular, pois adoro tudo que vem do mar.
      Obrigado pela visita, imenso prazer em recebê-la aqui. Um beijinho e bom final de semana.

      Excluir