domingo, 24 de maio de 2015

Spaghetti con Rucola e Pomodori Secchi - Espaguete com Rúcola e Tomates Secos






O amigo italiano Antonello Esposito foi a fonte de inspiração para 
este prato simplesmente maravilhoso. Antonello é um grande cozinheiro e as suas produções sempre apresentam detalhes simples, mas inusitados para a minha cozinha. Complimenti Antonello! 

Ingredientes simples que, combinados, resultam em grande sabor e aroma. E ainda, em pouco tempo e trabalho, você vai degustar esta delícia. 





2 dentes de alho picados 
Flocos de pimenta calabresa 
Azeite de oliva 

Em uma tacinha pequena, misture todos os ingredientes, cobrindo os pedaços de alho com o azeite. Deixe marinando. 

50 gramas de tomates desidratados

Em uma panelinha, aqueça a quantidade de água suficiente para cobrir os tomates, na medida de dois dedos acima. Arrume os tomates em uma pequena vasilha e assim que a água ferver, deite por cima dos tomates, tampe e aguarde o tempo de meia hora.

4 filés de aliche 
Folhas de rúcola frescas, sem o cabo, na quantidade de meio maço
Vinho branco seco  
Parmesão ralado 
Sal e pimenta preta para ralar na hora
250 gramas de espaguete grano duro  

Passado o tempo de meia hora para os tomates hidratarem, retire-os da água e corte em fatias, mas não muito finas, para sentir na boca. 

Leve a água em que os tomates ficaram de molho para a panela que a pasta será cozida, complete com mais água e leve ao fogo para ferver. O espaguete será cozido nesta água, temperada com a água dos tomates. Assim que ferver, salgue com sal grosso, junte o espaguete e siga com o cozimento da pasta até ficarem um ponto antes de al dente. Não utilize nenhuma gordura nesta água, não cometa este sacrilégio!

Enquanto isso, corte as folhas de rúcola em dois ou três pedaços. 

Em uma frigideira grande ou wok, deite duas colheres de sopa do azeite da marinada, junte os filés de aliche e desmanche com o calor do fogo, em chama baixa pra não espirrar. 

Assim que desmancharem, e é bem rápido, entre com toda a marinada de azeite, pimenta calabresa e alho. Misture tudo e antes que o alho escureça, coloque os tomates fatiados e deixe que cozinhem e tomem gosto dos temperos.

No momento que os tomates estiverem bem aquecidos, junte um pouco de vinho branco, meio como está bom, misture, salgue a seu gosto e após dois ou três minutos, junte as folhas de rúcola. Misture bem e apague a chama do fogão. Rale um pouco de pimenta do reino preta. 

Quando a pasta estiver cozida um ponto antes de al dente, desligue a chama do fogão. Aqueça o molho de tomates e rúcola. Assim que estiver bem quente, com um pegador, traga todo o espaguete para a panela do molho, abaixe a chama e envolva a pasta no molho com delicadeza. Após 2 minutos, está pronto para servir. 

Dica: caso o molho fique um pouco espesso, junte uma ou duas conchas pequenas de água do cozimento da pasta. Junte uma de cada vez, misture e verifique a cremosidade do molho antes de juntar a segunda concha. Se juntar muita água, terá que secar no fogo, consequentemente a pasta ficará mais tempo no fogo e perderá a delícia do ponto al dente. 

Siva com parmesão ralado.  


Quem, na infância, nunca assoprou uma flor chamada dente-de-leão?





6 comentários:

  1. Delicia de receita minha querida Maria Glória☆
    Beijos soprados daqui ♡ para aí ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um belo prato, tanto no sabor quanto na aparência.
      Beijos recebidos e assoprados para você, minha Anam Cara s2

      Excluir
  2. Adoro esse prato e tu passaste muito bem a receita! Tri apetitosa! Adorei as fotos! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, delicioso, faz crecer agua na boca, adoro esparguete com tomate, abrigado pela receita e partilha.
    AG

    ResponderExcluir