Aos domingos meu pai voltava da feira com maços maravilhosos de catalônia e rabanete e ainda, com um bulbo de erva-doce.
Pela manhã, ele lavava as folhas da catalônia, bem arrumadinhas e limpinhas para a minha mamma fazer durante a semana, com muito azeite e alho. Comíamos com pão, ai que delícia!
Depois dos cuidados com a catalônia, ele preparava o aperitivo, enquanto a minha mamma cuidava do ragù para o almoço.
Ahhhh quantas lembranças do meu pai quando a mesa é para um aperitivo. Meu pai dizia que o segredo é comer pouco, para aproveitar bem a refeição do almoço. Afinal, quem dispensaria o ragù da minha mamma? Mas eu acho mesmo o aperitivo melhor que uma refeição.
Ragù, uma bela pasta e no lugar do queijo parmesão ralado, era ricota seca, defumada e apimentada. Pão italiano e assim eram os domingos em casa.
Voltando ao aperitivo, meu pai costumava fazer uma simples saladinha de rabanetes, outras vezes com o bulbo da erva-doce, com azeite, limão, orégano e sal. Acompanhava a linguicinha curada com pão italiano. Ele dizia que os legumes e o limão eram o equilibrio perfeito para a gordura da linguicinha.
Salada de Rabanete com Mel e Folhas Frescas de Tomilho
Eu gosto de juntar mel na salada de rabanete, pois ele disfarça bem o gosto forte, ardido e as vezes até amargo do rabanete. Experimente!
Quando tenho folhas frescas de tomilho, é o luxo para dar sabor e beleza na salada, mas pode ser orégano seco também.
4 rabanetes médios
Azeite de oliva
Meio limão pra espremer
Sal e pimenta preta para ralar na hora
Folhas frescas de tomilho
Mel
Corte o rabanete em fatias finas, mas não muito.
Regue com azeite o prato ou travessa que for servir a salada, coloque as fatias de rabanete, esprema um pouco de limão, junte folhas de tomilho, salgue, rale a pimenta. Misture bem.
Regue a salada com um pouco de mel, talvez uma colher de chá, agora com um pouco mais de azeite, misture bem, enfeite com mais folhinhas de tomilho e está prontinha para servir, como aperitivo ou mesmo com acompanhamento.
Mexa sempre que for servir, para trazer ao prato todo o azeite e temperos.
Sabores inusitados! Só experimentando, para ver se é tão delicioso quanto a foto sugere. Beijo e um lindo domingo de Páscoa, Maria Gloria.
ResponderExcluirLucia bom dia.
ExcluirO mel é o segredinho desta salada. Maa sem exagerar na dose.
Beijo amore.
Ficou ótimo! Obrigada pela dica de como comer os rabanetes. Comprei pela 1a vez e não fazia idéia de como servir.
ResponderExcluirKatiane, boa tarde!
ExcluirObrigado pela visita, comentário e confiança.
Espero que goste de rabanete, é bem marcante, mas eu gosto muito, além das histórias que esta salada me faz lembrar.
Um abraço!