terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Cozinha Mediterrânea - Figos Secos recheados com Frutas Secas e cobertos com Calda de Mel e Vinho





Eu era uma garotinha, talvez uns sete ou oito anos e estava sentada ao lado da minha mãe e do meu pai.


Uma cesta de vime cheia de nozes, amêndoas e avelãs enfeitava a mesa da cozinha e meu pai segurava um quebra-nozes ... e assim, após a ceia de natal, ele quebrava as cascas duras de muitas frutas secas. Todos comiam, conversavam, davam risadas e alguns adultos estavam bem alegres e já esperavam pelo momento do licor. 

Lembro que naquela época, fumar era elegante, especialmente se fosse com uma piteira. Os cinzeiros já estavam distribuídos pela mesa. Havia um que não ficava na mesa, pois era de pé, que ficava ao lado do meu pai, era de alumínio preto e bordô. 

Eu, que não era adulta, esperava por este momento também: o momento do licor. Mas o meu pai só deixava eu molhar o meu dedo minguinho e chupar kkkkkkk. Eu tenho muitas lembranças dos aromas dos licores, sendo o Anisete meu preferido. Nos dias de hoje, quando tomo um café acompanhado de um cálice de Sambuca, muitas memórias saltam como um filme ... ahhhhhh e bate aquela saudade!  

Lembro também, que quando o licor era servido, junto vinha uma toalha de feltro verde e um estojo vermelho, com dois baralhos. Os adultos já se preparavam para jogar bisca. É um jogo italiano bem dinâmico e alegre. Aprendi a jogar com os meus pais, primos mais velhos e aprendi também a roubar no jogo kkkkkkkk, pois eu observava as regras do jogo e a roubalheira também kkkkk. O jogo era em parceria, geralmente casais. Eu via meu pai passando uma carta presa nos dedos do pé, por baixo da mesa, para a minha mãe. E ao mesmo tempo que ele passava a carta para a minha mãe, percebia que eu estava vendo e cuidava, com sinais pelos olhos, para que eu não falasse nada. Eu jamais vou esquecer estes instantes ... kkkkkkkkkkkk. E quando alguém que estava jogando percebia, era um escândalo bem italiano, que terminava em boas gargalhadas. Sabem, se a minha nonna estava jogando e percebesse a roubalheira, ela virava a mesa e tudo caia no chão. Era uma verdadeira bagunça. Algumas vezes, o roubo era feito com a unha marcando a carta e se a nonna percebesse, além de virar a mesa, ela obrigava os filhos saírem para comprar outro baralho. Então sempre tinha baralhos novos em casa, pois em noite de natal jamais teria uma padaria aberta para comprar outros dois baralhos. 
  
Voltando as frutas secas, a minha mãe tinha um destino delicioso para as nozes: ela misturava com as amêndoas e as avelãs, todas um pouco partidas. Então, ela juntava com os dedos uma pequena mistura destas frutas e recheava alguns figos secos, depois ajeitava em um pratinho. Sabem, eles, os figos, não ficavam muito tempo descansando no pratinho ... não conseguíamos resistir a tamanha tentação. Todos eram devorados rapidamente. 

Mas aqui vão alguns figos secos, das minhas memórias lá da minha lenda pessoal, então por volta do início dos anos 70, para estes nossos dias, revisitados com uma calda de mel ... andiamo! 






Figos Secos recheados com Frutas Secas e cobertos com Calda de Mel e Vinho

Nada pode ser mais fácil! Mas não tenho medidas ... esta é uma receita que faço na emoção mesmo, pura magia! 

Como vou usar vinho branco para dar fluidez na calda de mel, eu já começo abastecendo uma taça e aproveito para celebrar e agradecer as Presenças do meu Pai e da minha Mãe na minha vida! E aos momentos de prazer que juntos compartilhamos! 

Salute a estes sorrisos! Eles estão eternizados nas minhas células ... 


Vamos a calda: em uma panelinha, eu juntei um pouco de mel com um pouco de vinho branco. Não exagere no vinho, pois a função dele aqui, além do sabor, é dar fluidez a calda, já que o mel tem uma consistência bem densa. Misture, junte um pau de canela e um pedaço de casca de laranja. Pode ser de limão, se não tiver laranja. Deixe ferver por um minuto, misturando sempre. Deligue o fogo e reserve.

Agora junte nozes, amêndoas, avelãs, pode ser também castanha do pará ou pistache. Dê uma leve quebrada em um pano de prato com um martelo ou corte grosseiramente com a faca. Leve uma frigideira ao fogo e toste levemente estes pedaços de sementes, mas cuidado, não deixe tostar muito. O sabor poderá ficar amargo. Toste sem parar de mexer! 

Junte com uma colherzinha ou mesmo com os dedos um pouco da mistura de sementes e recheie quantos figos secos quiser. Abra os figos, ajeite uma pequena porção de sementes e feche bem os figos. Pronto! 

Coloque estes figos na panela com o mel ainda quente e misture bem para que a calda hidrate bem os figos. Se for preciso, ascenda o fogo na temperatura mínima e com uma colher envolva os figos na calda. 

Se sobrar, não precisa guardar na geladeira. 


Alguns pedaços das sementes vão cair dos figos e misturados a calda hummm ... acho que nem preciso descrever a delícia que é esta calda ... 


Salute! Buon anno a tutti!






4 comentários:

  1. Um luxo do começo ao fim ! Sentei ali ao lado e fiquei te " ouvindo" ! Saboreei cada instante com um sorriso largo no rosto porque vivi muitos momentos semelhantes. Só nunca participamos de jogos de carta.
    E a calda .....nossa ! Senti o perfume daqui !
    Amei, adorei, e vou fazer......
    Beijo grande Maria Glória♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em você no dia que fiz estes figos ... como é bom contar e ouvir histórias né Astrid!?
      Algumas histórias pedem para serem contadas ... elas não param de me pedir kkkk!
      Beijo amore!

      Excluir
  2. Aquele cinzeiro de pé...Tivemos um em casa também, só não me lembro a cor, creio que era uma amarelado.
    Doces lembranças...
    Que coisa deliciosa, dá uma vontade enorme de provar.
    Beijo, Maria Gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú!
      Lembro dos meus pais quase todos os dias ... que saudades que eu tenho da casa deles e daquele tempo!
      Beijo amore s2

      Excluir