quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Babaganush - Purê de Berinjela Defumada





Adoro babaganush! Adoro comida libanesa! 

De acordo com a Wikipédia, estes países também tem sua própria receita de babaganush: Síria, Jordânia, Egito e Israel.

Sei que não fiz um babaganush de uma vera mamma libanesa, mas gostamos do resultado. 

Agradeço as dicas preciosas da minha amiga Maria Lucia Dermargos Campos, filha de mãe libanesa e pai sírio. Não poderia ter consultoria gastronômica melhor! Grazie mille!


Purê de berinjela assada diretamente na chama do fogão, com a casca. 

Espetei um garfo grande na ponta e deixei a berinjela diretamente na chama do fogão. Virei algumas vezes para queimar todos os lados. Mas é só a casca que queima. A polpa além de cozida, também adquire um sabor deliciosamente defumado. 

Acesse aqui para ver como a berinjela é defumada na boca do fogão: https://www.youtube.com/watch?v=ioIbpPHkBE4

Esperei esfriar um pouco e, com as mãos, tirei toda a casca queimada. Se ficar algum resíduo da casca, não se preocupe, estas pontinhas pretas vão dar mais sabor defumado ao purê. 

Então eu deixei uma meia hora a polpa da berinjela em uma peneira, com um pouco de sal grosso, para que toda a água fosse drenada. 

No copo do liquidificador, eu coloquei a polpa da berinjela cortada em alguns pedaços (era uma berinjela grande). Juntei umas 3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim), suco de 1 limão pequeno, 1 dente de alho, sal e um pouco de azeite. Usei a função pulsar do liquidificador algumas vezes, pois eu queria um purê grosso. Provei para corrigir os temperos. 

Com ajuda de uma colher pão duro, eu coloquei todo o purê numa travessinha e juntei um pouquinho de páprica apimentada defumada, pimenta preta e branca raladas na hora.

Bem no meio do purê eu fiz um pequeno vão e arrumei fatias de um alho que cortei em lâminas finas. Use o alho assim se você gosta ou tire a alma do alho para um sabor mais delicado. Reguei com muito azeite. 

Amo Babaganush com pão pita torrado! 

Sah-ten Maria Lúcia!





6 comentários:

  1. Oi, linda, que delícia! Adorei o prato e a aparência ficou ótima com o alho e azeite. Me fez lembrar mesmo dos pratos deliciosos que minha mamma libanesa fazia. Aquela cozinha perfumada, ai, ai, ai...
    Beijo grande Maria Glória e muito grata pela referência <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú, a cozinha libanesa é muito perfumada. Posso sentir o aroma da pimenta síria! Eu adoro, além de ser muito saudável.
      Um beijo querida e mais uma vez, obrigado!

      Excluir
  2. Experimentei fazer a beringela assada na boca do fogão! Mas não tinha todos os ingredientes para fazer a receita completa. Apenas temperei com limão e azeite .........ficou ótima! Outro dia farei como se deve! Deu água na boca! Beijão Maria Glória! Beijão Maria Lucia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astrid, quando eu não tenho tahine, eu junto hortelá a esta berinjela. Pode-se juntar até com o tahine também. Delícia!
      Beijos amore!

      Excluir
  3. Gosto de berinjela e a uso em várias receitas, mas não suporto o sabor do alho... Uso como tempero mas desde que não sobressaia rsrs.
    Esse purê parece gostoso.

    Abraços e feliz dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O alho, Bruxa, é um caso de amor ou ódio ahaha. Mas usando pouco, ele fica mansinho.
      Beijocas.

      Excluir