sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Torta Rústica de Banana com Raspas de Limão Siciliano




Foto by Rodrigo D'Amico

Deliciosa! E quando eu li que era rústica, eu fiquei com mais vontade de fazer! 
Tudo que é rústico na elaboração de um prato, é uma surpresa! Parece que não vai dar certo e no final, surpreende! É diferente!


Fotos by Rodrigo D'amico

Mas antes de continuar, quero mostrar uma trepadeira selvagem ... rústica que dá muitas flores e embeleza a minha varanda e eu gosto muito de admirar. Muitos a consideram como um mato qualquer ... há tantos matos lindos!  



Agora vamos a música deste post. E eu sou fãzona de Alberta Hunter ...



Torta Rústica de Banana com Raspas de Limão Siciliano

Foto By Rodrigo D'Amico

Você pode fazer esta torta com banana, maça, pera, uva passa. Eu tinha na fruteira bananas no ponto e assim foram. Mas acrescentei raspas de limão siciliano, combinação que ficou excelente! 

8 bananas nanicas bem maduras cortadas ao meio, em formato de meia lua
Raspas de meio limão siciliano

1 xícara de farinha de trigo 
3/4 de xícara de açúcar (usei menos que a receita)
1 colher de sobremesa de fermento em pó (esta medida foi o suficiente) 
1 pitada de sal 

2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida

2 ovos
1/2 xícara de leite 
1 colher de sobremesa de rum ou licor de sua preferência (opcional)

Canela para polvilhar



Operazione

Unte com manteiga um refratário - eu usei um de 21 por 21cm - e em seguida polvilhe com a mistura de açúcar com especiarias. Reserve.

Açúcar com especiariasEm uma vasilha pequena, junte açúcar, canela, cravo e noz-moscada ralados e misture bem. Eu sempre faço uma quantidade maior e deixo dentro de um vidro bem fechado na geladeira, para usar quando necessário. A mistura que eu faço fica meio escurinha, para sentir bem os sabores das especiarias: 


Agora, pré-aqueça o forno a 180°.

Em uma vasilha, misture bem os ingredientes secos e reserve: farinha, açúcar, fermento e sal. 

Em outra vasilha, bata levemente os dois ovos, o leite e a bebida que for usar. Não use batedeira aqui. Reserve.

Deixe a manteiga derretida próxima, para facilitar.

Pegue o refratário e monte a torta em duas camadas, desta forma:

ajeite oito metades das bananas
espalhe um pouco de canela
agora metade das raspas de limão siciliano
ajeite com a colher metade da mistura dos ingredientes secos

Repita as etapas acima, terminado com a mistura dos ingredientes secos! 

Regue com a manteiga derretida, em toda a volta do refratário e regue por cima, com a mistura de ovos e leite. A mistura vai escorrer por dentro do refratário ... é assim mesmo, continue regando por cima do refratário. 

Leve ao forno, mantenha os 180/150º, pois assando assim devagar, as bananas vão derreter ... madonna mia! 

Quando estiver dourado e tenha atenção por volta de 40/45 minutos, está pronto!
Ficou assim, saindo do forno: 


Assim que tirei do forno, eu polvilhei um pouco, só um pouco mesmo, da mistura de açúcar com especiarias e voltei para o forno por mais 5 minutos e só

A inspiração veio do 'DigaMaria.com', clique aqui para conhecer! 
Se quiser ver a vídeo receita, o programa 'Confeitaria do Canal Bem Simples', explica direitinho como fazer esta torta: clique aqui 

Observe na imagem abaixo as raspas de limão siciliano misturadas com a banana derretida! Muito bom! 

Foto by Rodrigo D'Amico

Bacione a Abbraccione!




10 comentários:

  1. Nooooooooooooossa, que coisa boa! Isso é de comer ajoelhada,rs Lindo fds, beijo, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Chica querida! Saluuute!
      Esta tortinha é deliciosa!
      Un bacione!

      Excluir
  2. Exatamente a torta que minha avo fazia... (exceto pelo limao)... que saudade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, tudo bem?
      E você viu como é fácil de fazer?
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Estou adorando a ideia da nossa troca de receitas. Qualquer dia vou comprar bananas e fazer esta tua torta rustica. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bolo de limão molhadinho eu vou fazer, já está na lista ... kkkkkkkkk e vi a pasta alla norma que eu sempre faço, sendo o queijo ricota apimentada defumada ralada, o verdadeiro paraíso! Adoramos aqui em casa. Vamos a nossa troca e eu aprendendo com você! Obrigado kati e beijinhos.

      Excluir
  4. Nunca coloquei o limão...mas esta torta é o máximo de boa...sempre faço e meus filhos adoram. Coloco bolinhas de manteiga nos morrinhos que sobram de farinha no lugar da manteiga derretida, pois eu unto o refratário....no mais é para saborear ajoelhada mesmo!!!
    Beijo grande Maria Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito e o maridex também. E dá uma torta pequena, ótima para duas pessoas!
      Vou colocar umas pelotas de manteiga da próxima vez e diminuir a quantidade de manteiga derretida, que eu gosto muito, pois as bordas ficam bem crocantes ... beijos Astrid!

      Excluir
  5. Difícil encontrar blogs como o seu e com as suas receitas. Apesar de ele não ser "fancy" como muito bons blogs por aí ... Ele realmente traz o que uma cozinheira de verdade faz!!! Obrigada por ser sincera e compartilhar a tua sabedoria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito gostoso ler o que escreveu! Obrigado! Prazer ter você aqui!
      Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...