segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Blogagem Coletiva: Por que sou ativista da amamentação?






Amamentar, além de necessário para a saúde do bebê, é pura contemplação!
Eu sempre pedia para ficar sozinha quando amamentava meu filhote! E isso era quase sempre possível e foi a mais linda vivência que eu já tive! Me emociono só de lembrar! Nós, eu e o meu Bruno, nos olhávamos e sentíamos o Amor fluindo por todo o nosso Ser! Éramos um só ser!

É uma enorme felicidade amamentar! 




Amamentei o meu filhote apenas quatorze dias! Gostaria de ter amamentado por muitos meses! 

Foi uma história bem complicada, com muita dor, rachaduras, sangramento, para terminar novamente dentro do centro cirúrgico, para uma drenagem das mamas. 

Me senti culpada e não sabia muito como lidar com tudo o que aconteceu! Mas graças a minha mãe, tudo se ajeitou, eu superei e meu bebê cresceu com saúde! 

Eu sou Ativista da Amamentação não somente porque o leite materno é necessário para a saúde do bebê, mas também para recomendar que seja tratado com maior ênfase a amamentação no acompanhamento pré-natal! As futuras mamães precisam ser mais instruídas sobre a amamentação: 




A imagem eu copiei daqui, no facebook, por Luma Rosa: https://www.facebook.com/events/265765370206386/declines/

Mais informações aqui, no Blog 'Luz de Luma, yes party!' Clique aqui

Importantes informações sobre amamentação e alimentação do bebê no Blog 'Navegante do Infinito" da Astrid Annabelle! Clique aqui

Na minha época, quase nada era orientado pelo obstetra sobre a amamentação ... tudo ficava a cargo do hospital, no caso as enfermeiras, ou das mães, que sempre se esforçavam para ajudar.   

Se eu tivesse um segundo filho, teria amamentado seguramente! 

O palmeirense na foto abaixo é o meu Bruno, na pré-escola em um dia de festa a fantasia. Na foto ao lado, com minha mãe em Atibaia, São Paulo. Ela, minha mamma, foi muito importante para que eu superasse a culpa que fiquei por não ter conseguido amamentar como planejei. 

As mães são um tesouro! 




Bruno, meu filhote! 




Na foto logo abaixo, o Bruno de camiseta azul marinho, com a minha nora Juliana e os amigos Victor (olhos puxadinhos) e Marcos - são amigos, até hoje, desde o primeiro ano da escola. 




A minha querida norinha Juliana, carrega amorosamente uma Sementinha!
E eu, muito mais emocionada ainda, agradeço a ela e ao meu filhote Bruno, por tanta alegria, renovação e encantamento! 




Mille Baci a Tutti Amici ... 




19 comentários:

  1. Emocionei....
    Aqui ou se chora ou se ri..passar batido nem pensar!!!!
    Um beijo grande por esta linda participação, por esta página da sua lenda pessoal.
    Um beijo grandão agradecendo o link...e mais outro porque vai ser uma nonna muito charmosa...muito!!!
    Beijos para todos aqui.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  2. A sua foto com o Bruno nenê é linda demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me emocionei aqui também e acredito que resolvi muito sobre a parte da minha lenda no que diz respeito a amamentação! E você foi a facilitadora, pois me incentivou a ter o blog ... veja o quanto você estava certa! Tchim Tchim Anam Cara ... tudo está correto, tudo é necessário!
      Eu agradeço por você existir na minha vida! Um presentão!
      Ahhh nonna charmosa! Obrigado mais uma vez! A sementinha está crescendo: 6 semanas! Deve estar agora bem quentinha na barriguinha da mamãe Juju!
      Beijinho e amo, três vezes amo tu!

      Excluir
  3. Que poesia...linda mesmo a sua declaração de amor!Amamentei 6 meses meu Lucas e posso garantir que dar de mamar é o amor mais puro e infinito que senti... o bebê agradece com um sorrisinho lindo depois de cada mamada e quando se é um pouquinho maior te acaricia parecendo lhe agradecer tamanha benção de alimentá-lo! toda mãe deveria amamentar para sentir o que é Amor! Será uma vó carinhosa, parabéns, bj! Mônica Mazzotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh Mônica, que delícia ter você aqui! Você que participou da minha lenda pessoal ainda na época da infância! E agora estamos falando de filhos e, olhe só, de netos ... é uma emoção que nenhuma palavra pode exprimir o que é ser nonna! É um Amor que você já conhece de forma aprofundada e vai reviver sem nenhum medo ... é se jogar para dentro do Amor, é ser Amor! Assim está sendo para mim ser nonna!
      Gostei muito de te receber aqui e volte sempre que quiser!
      Um beijo querida!

      Excluir
  4. Maria Glória, tive 3 filhos e os amamentei por pouquíssimo tempo, menos de 2 meses de vida. Minha mãe foi excelente amamentadora no peito, teve 10 filhos e somente 2 não mamaram, por dificuldade deles mesmos. Então, cresci sabendo do valor da amamentação e confiava que amamentaria, mas não aconteceu. Por insegurança minha e falta de estímulo, os próprios pediatras achando natural recomendar o leite em pó.
    Amamentar realmente é um ato de amor, o que não quer dizer que quem não amamenta não ame o filho, claro.
    Lindas as fotos, o filhão e a notícia boa da "vovozice" chegando pra você. Uma linda e jovem futura vovó. Ai, o que essa pessoinha vai passar bem na vida, com essas comidinhas gostosas da vovó! Beijo e meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Escrevi novamente Lúcia, pois comi algumas palavras. Aqui vai:

      Pois é Lucinha ... foi uma história e tanto ... mas minha mãe ajeitou tudo quando disse que amamentar no peito ou na mamadeira, quando não se é possível no peito é também um ato de Amor ... não pode haver mais ou menos Amor, mesmo sendo importante o leite materno para a criança! E eu com o passar dos tempo fui entendendo e relaxando para com uma pressão que eu mesma criei ... e assim foi que aconteceu! Continuei amamentado meu filhote na mamadeira, preferencialmente só eu e ele, um momento nosso, assim como nos dias em que ele mamou no meu peito!
      A "vovozice", como você disse, chegou na hora certa! Até o cheirinho de nenê eu ando sentindo .... kkkkkk.
      As nonnas/avós gostam de dar o primeiro banho ... claro que eu gostaria de dar ... mas fazer a primeira papinha seria me sentir uma rainha ... kkkkkkk.
      Beijinhos querida!

      Excluir
  5. Gostei muito do que li. Nem sempre as coisas acontecem como queremos e idealizamos. Ainda bem que sempre dá certo e tiveste tua mãe presente. Lindo filhão! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Deu tudo certo sim minha querida Chica e aprendi muito com toda esta história! Mesmo como disse sabiamente, que nem tudo acontece "como queremos e idealizamos"!
    Chica, minha mamma esteve muito presente em minha vida ... parece que ela está ao meu lado, na minha cozinha, sempre que vou mexer com as panelas ... um beijão amore!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maria Glória!!
    Também preferia ficar sozinha para amamentar e fazer desse momento um retorno ao ninho. Quando fiz pré-natal, a única coisa referente à amamentação foi quanto ao preparo dos seios - no meu caso, por morar perto do mar, o médico indicou banho de sol todos os dias (topless) - Que eu fazia em casa, viu? Não sou adepta da prática... rs.
    A culpa que sentiu por não amamentar era infundada. Você não deveria ter sentido, pois os motivos foram alheios à sua vontade.
    Ahhhhh que bela surpresa deixou para o final!! Seu filho é um rapagão e esbanja saúde e beleza! Essa sementinha vem para te trazer mais alegria!!
    :)
    Obrigada por participar da blogagem!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luminha, deixa eu te contar!
      Falar da amamentação aqui, depois de 21 anos, foi curador! E eu nunca imaginei que poderia ser assim! Muito bom!
      Eu revisitei aqueles instantes e me senti muito bem! Como eu disse para a Astrid: tudo está correto, tudo é necessário!
      Assim como eu agradeço a Astrid por me incentivar a ter um blog, agradeço a você por me convidar a participar das blogagens coletivas, em especial, a da amamentação! E a nossa sementinha vai chegar mamando ... kkkkk.
      Beijo querida! Mais uma vez, obrigado!

      Excluir
    2. Oi, Maria Glória!
      Temos consciência com as lembranças, se valorizamos mais o bom ou o ruim, para no final fazer um balanço. Se foram lembradas as lembranças boas, sinal de que fomos bem felizes! Isso é recompensador, afinal, o que levamos dessa vida, senão os bons momentos?
      Boa semana!!

      Excluir
    3. E é assim mesmo!
      Um beijão bem gostoso para você Luma, bem como uma boa semana!

      Excluir
  8. Voltei pra te desejar um lindo e feliz SETEMBRO! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um feliz setembro para você também Chica ... com dias floridos e perfumados!
      Beijinhos!

      Excluir
  9. Voltei aqui pra agradecer os carinhos! beijos,tuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir