sexta-feira, 13 de maio de 2016

Viagem - Vernazza Liguria Itália




Estivemos, em 2014, em uma aldeia na região da Liguria, na Itália, que faz parte das Cinque Terre (Cinco Terras em português). A aldeia é Vernazza e foi, das Cinque Terre, a que mais me apaixonei.

Estas cinco aldeias formam o 'Parco Nazionale delle Cinque Terre', patrimônio tombado pela Unesco.


Ficamos hospedados na cidade de La Spezia, no B&B ou Affittacamere Casa Dane, que gostamos muito. Embora simples, atendeu muito bem os quesitos: atendimento, segurança, roupas de cama e banho, colchão muitíssimo confortável, limpeza impecável e ótimo banheiro.

Sabem o que é um B&B - Bed and Breakfast? Ficamos hospedados em alguns B&B, todos com banheiro privativo e alguns, estabelecidos em um anexo na casa do proprietário. Conheçam a origem e o conceito, sem esquecer que os preços são muito atrativos: "O conceito de hotel “bed and Breakfast”, que significa em português alojamento e café da manhã, nasceu no Reino Unido, após a Segunda Guerra Mundial, quando um grande número de viajantes estrangeiros necessitava de um lugar para dormir, normalmente apenas de um dia para o outro, e tomar o café da manhã, e as populações locais puseram à sua disposição as suas casas para tal finalidade.
No sentido estrito do termo a designação “bed and breakfast” aplica-se a casas particulares com um máximo de 10 quartos para aluguel.
Nos dias de hoje, em particular a partir dos anos 80 do século XX, este conceito aplica-se a pequenos hotéis que fornecem alojamento e café da manhã, mas que não servem outras refeições.
Os quartos podem dispor de banheiro privado, ou partilharem o banheiro com outros hóspedes, e o café da manhã pode ser servido no quarto ou numa sala dedicada para essa finalidade." - Fonte, clique aqui.

No caso do B&B Casa Dane, o que ficamos hospedados em La Spezia, recebemos um voucher para o café da manhã, a ser resgatado em cafeterias próximas. Já em Veneza, o B&B era em um anexo da casa do proprietário e tinha um café da manhã praticamente de hotel. Em Siena, no B&B que ficamos, tinha cozinha bem equipada e lavanderia. Foi uma modalidade de hospedagem que aprovamos, gostamos e recomendamos.

De La Spezia até as Cinque Terre, como podem observar no mapa, não é uma grande distância. A viagem é tranquila e pitoresca, feita de trem, com partidas a cada 15 ou 20 minutos. O Affittacamere Casa Dane é praticamente ao lado da estação de trem. E, em poucos minutos, chega-se na primeira das Cinque Terre, Riomaggiore. Esta viagem também pode ser feita de barco, saindo de La Spezia.

Eu tinha o sonho de conhecer as Cinque Terre desde 2008. E nunca imaginei que conheceria, pensava assim: "ahhh quem sabe um dia ..." Pois então, da minha parte, as Cinque Terre são muito bem recomendadas para incluir em um roteiro de viagem a Itália!

Vernazza, Cinque Terre, ao fundo o Castelo Doria - Foto panorâmica by Wikipédia

"Vernazza foi fundada por volta do ano 1.000. Em 1080, já era uma vila fortificada. O seu nome provém de 'Gens Vulnetia', uma antiga família Romana. A ela pertenciam os escravos que, assim que foram libertados, fundaram a vila. Vernazza é a vila mais próspera das Cinque Terre." - By lecinqueterre.

A pequena Vernazza é uma cidadezinha de pescadores muito tranquila, aonde a vida passa devagarinho, nota-se que o tempo é bem generoso e nada acelerado. O movimento todo da cidade acontece pela frequência dos turistas, mas não atrapalha em nada a calmaria dos moradores. O mar é o Mediterrâneo, que é sinônimo de um azul sem palavras para descrever. No Brasil, as Cinque Terre não são muito conhecidas, embora, quando estive por lá, no trem, observei um grupo de cinco pessoas que falavam português do Brasil.

A aldeia ou cidadezinha de Vernazza, faz parte da rede das Aldeias mais Bonitas de Itália ou I Borghi più belli d'Italia, em italiano. Esta rede é: "... uma associação de pequenas aldeias italianas com interesse histórico. Foi fundada em Março de 2001 ... A associação desenvolve iniciativas como festivais, exposições, festas, conferências e concertos que destacam o património cultural, histórico, gastronómico e linguístico, envolvendo os residentes, as escolas e os artistas locais." - By Wikipédia. 

Saindo do trem e chegando a aldeia de Vernazza. Todas as fotos foram tiradas por mim ou pelo maridex.


Este tipo de janela, aonde apenas parte está aberta, era a mesma que tínhamos no nosso quarto, no Affittacamere Casa Dane. Confesso que gostei muito, a iluminação que entra é bem suave, especialmente quando acabamos de despertar. Na minha casa, no meu quarto, eu controlo a iluminação com a cortina. Gosto de ser despertada com a luz natural entrando pela janela aos poucos, me faz tão bem.

Creio que esta janela, assim semi-aberta, também é excelente para o descanso após o almoço, que é um hábito por toda a Itália, conhecido por pennichella pomeridiana - cochilo da tarde ou siesta.


Esta peça é um espaguetômetro. Cada buraquinho serve para medir porções de espaguete, começando para uma pessoa. Custava 11 euros. Eu fiquei alguns minutinhos contemplando, mas pensando que em uma viagem para tantos dias, tinha que seguir a risca o planejamento quanto aos gastos. Por outro lado, ando mesmo a não juntar mais quinquilharias, desde que fiz 40 anos. A cada ano, passo uma vista a tudo que tenho guardado, dando um rumo melhor ao que não faço mais uso. Penso que não temos necessidade de tantas coisas. Até a minha mala de viagem andou mais enxuta, inclusive na volta para casa ahahaha.



Mesmo com tantas pessoas circulando, a atmosfera era bem tranquila e pouco barulhenta.







As roupas penduradas na janela, fazem mesmo parte da paisagem. Assim é por toda a Itália. É curioso como o que para uma cultura é inadequado, para outra é tão normal, tão simples. Para refletir ... nada e tudo podem ser tão certo ou errado, tão bom ou ruim ... e eu gosto de todo este movimento.




Nos bancos, sempre podemos ver pessoas sentadas, admirando o mar. No final da tarde, muitas pessoas compram delícias, como por exemplo, friturinhas do mar, enroladas em um cone de papel pardo, juntam uma garrafa de vinho e vão para os bancos, conversar e comer coisinhas gostosas. Alguns apenas abrem seus livros e ficam a ler, outros a usufruir do silêncio, algumas vezes, interrompido pelo doce canto das gaivotas.


Foto com o maridex:






Esta foto mostra ao alto, do lado esquerdo, a plantação de uvas. Por todo o comércio, vende-se o vinho produzido. Podemos ver a igreja de Santa Margherita d'Antiochia, construída em 1318, numa rocha em frente ao mar, com uma torre sineira de 40 metros.





A viagem, também, pode ser feita de barco. Preferimos fazer de trem, que também oferece, por alguns trechos uma bela vista. A opção de fazer de carro foi descartada, embora havíamos alugado um para a viagem. Ocorre que é muito difícil encontrar um estacionamento e dentro da aldeia, os carros permitidos, são apenas os dos moradores.


No cantinho inferior direito, lá estou eu tirando uma foto e não pude deixar de observar o uniforme das mulheres de calça branca e blusa cor-de-rosa, parecendo até a mesma pessoa, em instantes diferentes. Trigêmeas idênticas? Talvez um grupo de viagem, uniformizado? Mas, então, porque elas são iguais? Ahahaha.




E almoçamos spaghetti cozze e vongole - espaguete com mexilhão e vôngole, sendo que este foi um dos melhores pratos que degustamos nesta viagem, estava tudo absolutamente perfeito. Adoro comidinhas do mar. Penso que em cidades pequenas, as escolhas na sua maioria, são acertadas. Eu, particularmente, gosto de aldeias, me chamam direto no coração.

O almoço foi no Bar Baia Saracena Pizzeria.


E sem a possibilidade de fazer uma pennichella pomeridiana, nem que fosse um breve cochilo em qualquer banco, já estávamos na plataforma, no aguardo do trem, rumo a outra das Cinque Terre. 


Esta disposição na estação de trem de Vernazza, é muito diferente das que temos nas estações do Brasil, porque nunca os trilhos estão na altura da plataforma. Na estação de Vernazza, há um desnível de apenas um degrau. No Brasil, os trilhos estão sempre em um nível muito abaixo ao da plataforma. E outra coisa que chamou muito a nossa atenção, é que ninguém, absolutamente ninguém, avançou para os trilhos, sendo que, poderia encurtar caminhos. Cena inimaginável aqui no Brasil, com um povo, na sua maioria, tão inquieto. Um constrangimento, mas é a mais pura verdade. 






46 comentários:

  1. UAU,UAU e ainda UAU!! Que beleza de lugar e faz parte dos sonhos de muita gente, inclusive meus... Deve ser maravilhoso ali estar, ver tudinho de perto. Gostaria de estar lá em época fora das férias do pessoas de lá! Assim sobraria mais espaço,rs... Adorei ler, ver e imaginar... Embora os meus sonhos agora sejam pra praias pertinho daqui, por questões óbvias... Mas vale imaginar! ADOREI! bjs, chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, eu também prefiro fora de temporada, menos gente realmente é muito melhor. E se a cidade for grande e famosa, é pior ainda ahahaha. Um beijo minha querida, um bom domingo e logo mais, farei uma visita ao teu cantinho para saber das novas.

      Excluir
  2. La Bela Itália...e sempre de feição
    in amore e edílica solução...~_``````

    Belas e bonitas imagens Glória

    Deixo um Beijo de aqui dos Calhaus da Covilhã
    nos desejos de um grande e feliz fim de semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joãozinho, boa noite!

      A Itália está no meu coração, assim como Portugal. São locais que me identifico muitíssimo. A Itália está no sangue, pelos quatro avós. Portugal foi me conquistando. Penso conhecer assim que for possível. Acho incrível a gastronomia, as paisagens, praias, mar, o português de Portugal é belo e o povo, feito de gente simpática e de boa conversa.

      Provei vinhos maravilhosos na Itália, na região do Chianti. Sei que em Portugal, não será diferente.

      Fiques com um beijinho para um bom domingo.

      Excluir
  3. Temos com cada "pomada"
    sendo o meu eleito, o Vinho Verde Tinto...Maduros é o que mais há
    por cá...
    Só que este nosso Cantinho
    à beira mar plantado como dizemos
    anda mal
    muito mal
    só escândalos financeiros, Políticos aldrabões
    sendo o Estado
    o que come tudo, como dizia o José Afonso
    e não deixam nada...

    Mas tristezas não pagam dívidas
    por isso
    um bom e feliz Domingo~_````````e um Beijo também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil, João, está mesmo com a bandeira dos escândalos a frente, isto é um fato. Entretanto, muitos são os países que estão com problemas de corrupção. É uma pena, mas como a experiência já mostrou que tudo passa, esperamos cenários melhores para os nosso miúdos, que eles tenham tempos melhores. Tristezas não pagam dívidas mesmo, então vamos brindar com um bom vinho verde tinto e do resto, que se entendam. Beijocas e uma ótima semana.

      Excluir
    2. Uma feliz Semana
      são os meus desejos
      Tchin Tchin
      Haja esperança...Beijinhos de aqui da Serra


      Excluir
    3. Hoje, dia apropriado para te desejar uma ótima semana, com dias quentinhos e floridos. Tchim tchim, beijinhos!

      Excluir
  4. Olá, querida Glorinha...

    Tudo bem por aí... Aqui, tb, embora minha mão continue na preguiça - risos-

    Concretizaste um sonho - conhecer as Cinco Terras, na tua segunda Pátria. Estive vendo o link da casa onde vocês ficaram e me pareceu de mto bom gosto, asseio e serenidade. Amei as roupas das camas. Eu me ligo mto nos detalhes e não no geral, embora ele tb conte.

    Gostei de ler a tua aula de História, devidamente, fundamentada. É difícil não gostar de ouvir e contar histórias, que, no teu caso, correspondem a uma bonita realidade.

    Achei um piadão ao esparguetómetro e olha k deve ter mta utilidade em Itália, onde as massas ocupam um importante lugar na alimentação, mas tal como tu, já não compro, por comprar. qdo entramos nos enta, começamos a ver a vida com outros olhos e agora detesto, aliás, não entendo, pke antes comprava tanta roupa, sapato e acessório. todos os anos na Primavera e Outono, faço uma limpeza geral a roupeiros e gavetas. tem k ser, para selecionar o k me interessa, de facto.

    As fotos estão lindas e mto naturais. tu, naquele cantinho, pareces dona daquele lugar. És naturalmente imponente, sem te insinuares. enfim, um dom de poucas.
    Teu maridex já tinha visto em outras fotos e me pareceu homem forte, com presença e determinado. Achei graça ao vocábulo, maridex, k me fez lembrar a expressão latina - dura lex, sede lex - risos -

    eu gosto de ver as roupas nas janelas. acho k dão estilo e propriedade ao lugar e as, c acento, gentes. Em Lisboa, na parte mais moderna e arredores, as roupas já não podem estar expostas nos varais, a menos k as casas sejam já mais antigas. vá lá, k eu ainda tive sorte, pke tenho varal, embora a, c acento grave, frente dele, exista uma espécie de muro decorativo k combina com o design e cor do prédio. gosto k a roupa apanhe sol e um pouco de vento. fica cheirando a natureza.

    o enigma das trigémeas, tá demais. provavelmente, elas são mesmo trigémeas. não vejo, não encontro outra resposta.

    Gosto de lugares serenos, calmos, embora possam ter mtas pessoas, mas qdo elas se comportam com civismo, não me incomodam mesmo nada. se estivesse sentada numa daquelas esplanadas, estaria de costas para o senhor mar - risos -

    A pennichella k vocês comeram, me pareceu uma delícia. a fotografia fala por ela.

    Qto ao teu último parágrafo, achei k refletiste sobre o caráter do povo brasileiro, k tão bem conheces e k dele fazes parte. Enfim, não vou comentar, mas penso o mesmo k tu.

    beijinhos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu, boa tarde! Feliz em ter notícias suas, que bom que está bem. A mãozinha com preguiça, só no descanso. Paciência... é chato mesmo, mas logo passa.

      A Casa Dane, onde ficamos hospedados, foi uma ótima escolha, com um atendimento super simpático.

      O espaguetômetro é útil Céu, mas no meu caso, como somos duas pessoas, medir quantidades é muito mais fácil do que se imagina. Já tenho as medidas de cabeça e como não quero mais tantos utensílios, para facilitar a vida, decidi não comprar. Mas o coração fez tum-tum ahahaha ...

      O x no final da palavra é sempre usado aqui no Brasil, quando queremos brincar com a palavra e, no meu caso, uma brincadeira carinhosa.

      Gosto de tirar fotos de paisagem, de sentir o movimento nas imagens, que são paradas. Acho que me entende. E todo esse sentir, acontece com as roupas ao vento e ainda, ficam energizadas pelo sol, pelo vento... como falaste muito bem.

      Sobre as estações de trem aqui no Brasil, tudo está longe de ser o que vivenciei na Europa. As do Brasil não são bonitas, em alguns horários nada tranqüilas, a viagem não é pitoresca e é preciso ter cuidado com assaltos. Isso, com raras exceções, assim como o povo. Muitos brasileiros são pessoas educadíssimas, até mais do que muitas situações que presenciamos na Itália.

      Deixo aqui os meus votos de uma pronta recuperação da mão, com abraços e beijos e, ainda, o desejo de uma ótima semana.

      Excluir
  5. Olá, Glória.
    Belíssimo passeio à descoberta de lugares que sonhavas conhecer - é bom quando os sonhos se concretizam e, ao lado de teu marido.
    De certeza que, com sua experiência, não lhe faria falta nenhuma o "espaguetômetro", além do que, mesmo levando em conta os diferentes níveis de vida de Itália e Portugal, em que a moeda, apesar de ser a mesma, tem diferentes valores, penso que os onze euros que lhe pediram estava puxado ;)
    Caiu-me no olho o vosso almoço huuummmm

    bj amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem, boa tarde querida!

      Foi um sonho que realizei como nunca imaginei. De uma hora para a outra, já estava nas Cinco Terras, tão sonhadas. Locais mágicos, se gostas de viajar, deve conhecer. O maridex é um excelente companheiro, em todos os sentidos, especialmente em uma viagem.

      Para duas pessoas, medir alimentos é muito fácil, então, decidi não juntar mais utensílios na cozinha. O planejamento de uma viagem é coisa séria, temos que seguir a risca, pensamos que assim, aproveitamos melhor. Há questões em uma viagem que são mais caras, mas que gostamos de fazer, então decidi eliminar as coisinhas que apareciam pelo caminho, mesmo gostando.

      O almoço estava maravilhoso, nem em Veneza degustei comidinhas assim tão saborosas.

      Beijocas Carmem e uma ótima semana.

      Excluir
  6. Olá Maria! A Itália é maravilhosa e linda a quatro cantos.As suas imagens falam por si.Isto de pendurar roupas ,Portugal é igual. Linda semana, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, também acho a Itália belíssima, em todos os sentidos. Mas sou suspeita para falar, pois este amor já flui pelo sangue, através dos meus ancestrais. Entretanto, nutro um amor, de igual intensidade para Portugal. Sabe-se lá se também, não se faz tão intenso, igualmente pelo sangue.
      Um beijinho e uma ótima semana, com dias felizes.

      Excluir
  7. Que passeio maravilhoso e as as fotos estão lindíssimas.
    Tão bom poder viajar e conhecer outros costumes e contemplar belas paisagens.
    Conheço ainda muito pouco da Itália, mas o meu grande sonho é pegar num carro e conhecê-la de norte a sul.

    Muito obrigada pela partilha.

    Beijos Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De carro é a melhor opção, mas estacionar as vezes pode ser difícil. Eu preferi fazer na primavera, pois no verão, além de muito quente, é tempo de muitos turistas e preços mais elevados, coisas que você Manu, muito bem sabe. Já é graduada no assunto, tenho certeza.
      Um beijinho e uma ótima semana querida.

      Excluir
  8. Muito bonita esta zona de Itália e as fotografias estão fantásticas.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francisco, gostamos muito desta aldeia, muito graciosa e acolhedora.
      Um beijinho e uma ótima semana!

      Excluir
  9. Magnifica reportagem, quer o texto quer as fotografias que estão lindas.
    Fiquei com vontade de conhecer.
    Beijinhos
    MAria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma aldeia a ser visitada, que não deve faltar no roteiro de viagem a Itália, Maria. Em todos os sentidos vale muito conhecer.
      Um beijinho e uma ótima semana querida.

      Excluir
  10. Amei fazer este passeio contigo. Quero conhecer a Itália em breve, mas minhas aulas de italiano estão devagar. Como é difícil. Estou apanhando.
    Obrigada pelas preciosas dicas.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anajá pela visita! A Itália é um dos países mais belos do mundo, o mediterrâneo já é um bom indicador.
      Se fala inglês, ótimo. Espanhol já ajuda muito e o italiano, para resolver pequenas questões, também, não é uma língua difícil. Muitos brasileiros e pessoas do mundo, viajam sem saber a língua local e, brasileiro, nem o inglês. Eu presenciei algumas vezes, esta cena com brasileiros.
      Um beijinho e uma ótima semana querida.

      Excluir
  11. Ola Maria
    A Italia é um país maravilhosos, e com lugares de tirar o fôlego, ótimas
    dicas de hospedagem, e esta aldeia não pode ficar fora do roteiro.
    bjs


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ficar de fora mesmo Simone. Mas acredite, quando se viaja para a Europa, é difícil escolher um roteiro. E eu, cada vez mais, percebo que os locais que mais me agradam, são aqueles poucos frequentados por turistas. São aqueles mais visitados por habitantes, principalmente os restaurantes.
      Um beijinho e uma ótima florida querida.

      Excluir
    2. Um beijinho e uma ótima semana florida, querida. - ops*

      Excluir
  12. Boa noite Maria!
    Adorei passear pela Itália através das imagens e palavras.
    Itália está na minha listas de desejos, assim como Portugal. Quem sabe um dia?
    Para me adiantar, já fiz até algumas aulas de italiano, mas confesso já esqueci metade das palavras por falta de uso, ou será pela idade? rs.
    Um abraço,
    Sônia


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, olá querida.
      Portugal também está na minha lista de desejos de viagem, tenho até um carinho por Portugal. Devo ter histórias ancestrais por lá ...
      Como eu converso com muitos amigos italianos, algumas palavrinhas eu aprendi, mas o básico. Agora quanto a idade, nem me fale, coisa de louco! Ahaha ...
      Beijos querida e ótima semana .

      Excluir
  13. Oi Glória, que viagem interessante. Sonhos realizados!
    apreciei muito o hotel, tudo branquinho, bem arrumado!
    e quantas dicas importantes você trouxe.
    Quem sabe um dia poderei realiza-las!
    as culturas são diferentes das nossas,e é bom que
    podemos comparar e desfrutar desses momentos, pois as vezes
    nosso povo é agitado e traz desconforto em certas horas.
    São tão ansiosos! por vezes fui empurrada no metro. E eu não me aproximo a ele
    com receio de que alguém me empurre aos trilhos!
    Quanto ao medidor de espaguete, achei super curioso!
    não descobri como funciona, rs
    é na hora de comer? ou na hora de comprar? rsrs
    eu também não compro mais miudezas, fico tentada, mas resisto
    Adorei suas imagens, retratou bem o lugar visitado
    e podemos passear com você!
    agora, cá uma observação, que molho de macarrão maravilhoso é aquele?
    farto, brilhante! deu uma vontade!!!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Zizi, uma pena que o transporte por trem ainda seja tão difícil aqui no Brasil. E o metrô está mesmo muito difícil. Eu também prefiro ficar mais distante da faixa do metrô, fico com receio, você tem razão. Algumas linhas de metrô aqui de São Paulo estão ótimas para usarmos, mas nos horários de pico, sempre mais difícil. Eu uso e gosto muito do trem espanhol, aquele da Marginal Pinheiros. Agradável mesmo.

      Quanto ao espaguetômetro, você deve colocar os espaguetes nos buraquinhos até encher por completo. Cada buraquinho é uma medida, o menor é para uma pessoa, que na Itália, corresponde a 70/80 gramas, as vezes até menos. Na Itália se como bem menos do que comemos aqui no Brasil e de maneira bem diferente. Nunca se mistura comidas no mesmo prato. Para mim, não foi difícil, mas para a maioria dos brasileiros é bem difícil, pois estamos acostumados, por exemplo, a comer uma pasta com uma carne juntas. E lá não é assim, primeiro vem um prato com a pasta, e depois que você terminou de comer a pasta, é que vem o segundo prato, com a carne pedida. Eu achei bobagem no final das contas, comprar o espaguetômetro, pois para duas pessoas não se precisa de muito para cozinhar, veja um exemplo aqui - https://nopapodecozinha.wordpress.com/2012/04/11/medidor-de-macarrao/

      Quanto ao molho de macarrão, eu faço e tenho a receita no blog, apenas usei o mexilhão desconchado, pois gosto de comprar congelado, devido ser mais prático, não moro muito perto de comércio. Moro em um condomínio fechado no campo, 32 Km a cidade de São Paulo. Receita aqui do molho de macarrão - http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2015/03/fettuccine-al-sugo-di-cozze-fettuccine.html

      Um beijão Zizi e ótima semana!

      Excluir
    2. Na Itália se comE bem menos do que comemos aqui no Brasil e de maneira bem diferente. Nunca se misturaM comidas no mesmo prato. - ops*

      Excluir
  14. Deixo um desejo de feliz fim de semana
    que a Primavera quentinha

    já tá por cá...

    Beijinhos de aqui da Covilhã~_``````````

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz primavera quentinha na Covilhã, com muitos beijinhos, para dias felizes, Joãozinho.

      Excluir
  15. Hoje passando, só para deixar um beijinho, e agradecer a sua gentil presença e palavras, lá no meu canto, Glória! E porque amanhã também estarei afastada da net... só no final de semana, virei por aqui, com tempo, apreciar esta bela postagem... por aquilo que vi... de relance... mas que quero apreciar demoradamente... pois tem um montão de fotos... formidáveis!!!!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois venha que a espero com delícias para um café, sempre um prazer querida Ana!
      Espero que tenhas tido um ótimo final de semana e aqui vai, o meu desejo de uma semana, a chegar, com dias felizes.
      Beijinhos e abraços!

      Excluir
  16. Só pra desejar um bom e feliz fim de semana
    em alegria
    pois já sei que o frio chegou aí a S. Paulo
    e nós é como se fosse Verão, depois de um Inverno tão longo...

    Beijinhos e obrigada pelo carinho~_``````

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua amizade e constante presença no meu blog João. Sim, São Paulo está gelada e úmida, choveu por dias.
      E agora, com a primavera a enfeitar a Covilhã, imagino as belas imagens que veremos no teu cantinho, com muitas flores e dias ensolarados. Pois bem!
      Beijinhos.

      Excluir
  17. Boa tarde Gloria,
    Que passeio maravilhoso por essas cidades italianas.
    Antigas, mas com paisagens naturais muito belas e com costumes muito semelhantes aos de Portugal. Roupa estendida nos estendais até em Lisboa poderemos observar no Bairro Alto.
    Foi muito bom viajar através dos seus magníficos olhares!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ailime!
      Foi mesmo um passeio maravilhoso, voltaria agora, se pudesse. Já vi sim, imagens poéticas de Lisboa, com roupas ao vento, gosto muito.
      Que sua semana seja tranquila, com dias felizes e muito beijinhos.

      Excluir
  18. Hello Gloria!!!!!!!!!!!!!!!
    Thank you very much for your visit and left a comment.

    I know Varnazza, I visited two years ago.
    I love Italian paste and Italian cuisine.
    I hope that I still visit.
    Kisses and greetings.
    Lucja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucja hello!
      Italy beauty and delicious foods. The senses will thank you.
      Welcome! Kisses from Brazil.

      Excluir
  19. Que magnifica reportagem fotográfica do local, Gloria!
    Fiquei encantada com a cor e a vivacidade, que transparecem em cada uma das suas imagens, e que retratam este lugar lindo, de uma forma admirável!
    Um post mesmo... para ver e rever... degustando cada imagem!... Também fiquei surpreendida com o pormenor dos carris/trilhos... por cá, também não são feitos à altura da plataforma!...
    Post maravilhoso, Gloria!...
    Grata por nos deixar viajar, convosco, através dos vossos olhares...
    Nossa!... Essa água de um azul transparente... é uma autêntica maravilha!
    Beijos, Gloria! Boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite Ana, eu não queria ir embora. Das Cinque Terre, fomos para a Toscana, outro local magnífico, mas estas pequenas aldeias encantaram o meu coração. Lembro constantemente dos instantes vividos por lá.

      As águas do mediterrâneo tem um tom de azul, parecido ao turquesa, mas tem que ser apreciado ao vivo, nunca que as fotos transmitem a verdade e, cada par de olhos compreende de uma forma. Uma riqueza.

      Um beijo querida Ana e até mais ver ....

      Excluir
  20. Bela passeata, Glória! Reportada com esmero e completíssima.
    Uma sugestão explêndida.

    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Agostinho, pela visita, pela presença aqui no meu blog. Vernazza é uma aldeia a ser planejada para uma viagem a Itália.
      Beijos!

      Excluir
  21. So lovely photos of so wonderful and beautiful town. I love colorful houses, boats and blue color sea and sky, I really love all of them.
    Greetings.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I love colorful houses and Mediterranean color enchants me. I also like pictures of red roofs.
      Kisses from Brazil.

      Excluir