segunda-feira, 2 de maio de 2016

Risotto de Beterraba e Alho Assados com Creme de Gorgonzola - Risotto con Barbabietola e Fonduta di Gorgonzola





Sentada na cama, sem nem ter os pés para fora da manta, percebi que estava com fome. Conferi pelo celular, ao acessar o site sobre a previsão do tempo, que a temperatura onde vivo, hoje pela manhã, estava a 13º. O relógio mostrava 7:50. Eu estava desperta e bem disposta, feliz com o outono em plena força, já que este ano chegou um tanto atrasado.

Ainda de pijama, caminhei até a cozinha, avistei a cafeteira já preparada na noite anterior, que logo levei ao fogo, para terminar em um café bem perfumado.


O pão, feito na véspera, descansava sobre uma grade na mesa e parecia ainda cheirar como se estivesse saindo do forno. Na noite anterior, decidi assar um pão e até acabar todo o processo, saiu do forno por volta das 21 horas, fato que deixou a cozinha e sala aquecidas. Gosto de assar pão em noites frias.


Tostei uma fatia de pão com um pouco de azeite de oliva, arrumei em um prato pequeno junto com um ovo quente e uma fatia de queijo grelhado. Como não fotografei o pratinho desta manhã, deixo esta foto de outro dia, com dois ovos e um pouco de páprica defumada, que foi o meu almoço em um dia de pouca fome. Foi muito parecido, porém sem a páprica defumada, apenas um pouco de sal sobre o ovo quente.

Peguei a xícara já servida com café e fui para a janela olhar o céu. O céu estava acinzentado, as plantas enfeitadas com delicadas gotinhas translúcidas, pois acabara de garoar.

Toda a vez que olho para o céu, eu me lembro da querida Chica, que pode sempre levar as fotos que quiser, para o ゚・。.。・゚゚・ Céus e palavras...゚・。.。・゚゚・.


Tenho plantadas, no jardim da minha casa, trepadeiras selvagens que dão flores quase o ano inteiro. Estas trepadeiras são consideradas por muitos sem valor, nem se pode ver para vender. Mas gosto tanto destas florzinhas, que elas me agradecem enfeitando a varanda por muitos dias do ano.

Querem conhecer algumas flores do meu jardim? Adoraria mostrar, já que estou na janela olhando para elas, entre um gole de café e um pedaço do pão com ovo e queijo. O momento me parece muito apropriado. O que acham de apreciar as fotos ouvindo um suave som, que eu acredito ser adequado para o despertar com flores? Deixem o música fluir e sigam comigo contemplando as flores.


As fotos que eu mostro agora, são de outros momentos, não são os desta manhã.

São dois tipos de trepadeira, conhecidas como Ipomea. As de flores azuis tem o nome científico de Ipomea Violacea, também são popularmente chamadas de Glória da Manhã. Dormem a noite e se o céu escurecer, mesmo durante o dia, por conta de um temporal, por exemplo, as flores fecham para dormir.

Podem entender porque eu gosto tanto destas florzinhas? Olhem o nome: Glória da Manhã! Ahahaha.




É uma trepadeira muito selvagem e forte, mas as flores são delicadas. É considerada um simples matinho, floresce o ano inteiro, até no inverno. As flores, em dias muito ensolarados, parecem emitir uma Luz a sair de dentro da flor. Nesta foto fiz um pequeno trabalho de edição, para tentar mostrar a Luz que eu vejo e sinto sair de dentro da flor. Não é uma flor do outro mundo?


A trepadeira Ipomeia Rubra, de cor rosa forte, começa a florescer em final de abril, mesmo no outono é exuberante. Também leva o nome popular de Glória da Manhã ou Rosinha. Esta não é considerada um matinho, foi comprada.

Parece cair uma chuva de flores do telhado da varanda.










Em outro local do jardim, plantamos outra trepadeira conhecida pelo nome popular de sapatinho-de-judia.




E as flores que parecem sapatinhos suspensos, crescem e se espalham pelo telhado. 



Em um dia muito quente, após a chuva, eu procurei no céu e encontrei, o arco-íris sempre formoso. 



E por fim, deixo duas fotos da minha flor preferida, a minha netinha Mariana, quando veio me visitar no final do ano passado, ainda no verão. Brincamos juntas no playground. 


Ela estava descobrindo a novidade de atravessar a ponte móvel de madeira e acabar em um escorregador. Uma aventura! Difícil foi ir embora, nem no balanço ela queria ir. 



E assim, terminei o meu café da manhã ou pequeno almoço, comendo ainda meia maçã, um biscoito sabor canela e, como não poderia deixar de ser para uma amante de café, tomei mais um cafezinho, que eu gosto amargo.

Foto by Google Imagens

Nestes próximos meses, as refeições mais apropriadas são as que devem ser servidas quentes, para aquecer o corpo. E uma delas é o risotto. Como gosto de conhecer novos sabores, fiz um risotto de beterraba e alho assados, servido e decorado com um delicioso creme de gorgonzola. A combinação é surpreendente para quem gosta de beterraba.

As beterrabas assadas ficam com um sabor doce intenso. Costumo assar beterrabas também, para fazer uma salada com creme de aceto balsâmico, fica simplesmente divina! E o alho, quando assado, já fica com um sabor mais suave e levemente defumado. Costumo assar alhos ou a cabeça inteira frequentemente, clique aqui para saber mais: Purê de Alho Assado - Que espetáculo!


Comece o risotto assando as beterrabas e os alhos. 
4 beterrabas pequenas - as menores geralmente são mais doces e saborosas,
6 dentes de alho grandes - com a casca,
folhas de tomilho - de preferência frescas,
sal grosso,
azeite de oliva e
pimenta preta para ralar na hora.

Pré-aqueça o forno a 200º.

Corte as pontas da beterraba, depois corte em quatro pedaços. Unte uma forma com azeite, arrume os pedaços da beterraba e os alhos. Tempere distribuindo por cima as folhas de tomilho, algumas pedrinhas de sal grosso, regue com azeite de oliva e rale pimenta preta.

Tampe com uma folha de papel alumínio, leve ao forno, mantenha a temperatura de 200º e asse por meia hora. Após, tire a folha de papel alumínio e asse até que as beterrabas fiquem macias.


Enquanto as beterrabas e os alhos assam, faça 1 litro de caldo de legumes. Leve uma panela grande ao fogo com 1 litro e meio de água e junte:
1 cenoura raspada - cortada ao meio,
1 batata descascada- cortada ao meio,
1 talo de salsão - com as folhas,
1 cebola média com dois cravos espetados - faça um corte ao meio sem dividir a cebola e enfie uma folha de louro e
grãos de pimenta do reino.

Após ferver, abaixe o fogo, e siga assim por meia hora, com a panela semi tampada. Desligue o fogo, mantenha tampado e deixe o caldo descansando, até que as beterrabas e os alho estejam assados.

A este ponto, tire as beterrabas do forno e reserve em um prato 1 beterraba e os 6 alhos, cobertos com o papel alumínio. Em seguida, coe o caldo de legumes. Os legumes do caldo não serão usados nesta receita, se quiser, poderá ferver novamente os mesmos legumes em nova água, para fazer outro caldo e congelar, por exemplo.

Leve para o copo do liquidificador as 3 beterrabas assadas restantes e bata com 1 litro de caldo de legumes coado. Volte o caldo de beterraba para a panela, tampe e reserve.


Deixe o creme de gorgonzola semi-pronto:
1 bom pedaço de queijo gorgonzola de ótima qualidade
1 ou 2 colheres de leite

Leve o pedaço de gorgonzola para uma panelinha e deixe de pronto no próprio fogão.


Preparando o risotto. O arroz utilizado é o italiano, próprio para risotto, portanto não deve ser lavado, afim de não eliminar o amido, que é o motivo principal da cremosidade do risotto. 
1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo,
1 cebola pequena picadinha,
1 talo de salsão pequeno - picadinho e sem as folhas,
100 ml de vinho branco seco,
1 colher rasa de manteiga sem sal,
1 colher de queijo pecorino ou parmesão ralados,
azeite de oliva, sal e pimenta para ralar na hora,
a beterraba assada reservada - em pequenos cubos e
os alhos assados - mantenha ainda reservados e cobertos, serão usados no momento de servir.

Deixar tudo preparado antes de começar.

Leve o caldo de beterraba para ferver e mantenha em fogo baixo, dessa forma, com o caldo quente, os grãos de arroz irão cozinhar de maneira uniforme. Deixe uma concha por perto.

Em uma panela alta, melhor de fundo grosso, com a chama do fogão de média para alta, deite três colheres de sopa de azeite de oliva. Aqueceu, junte a cebola e o salsão. Eles devem fritar, e não refogar. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junte o arroz.

Toste levemente o arroz, mexendo sem parar, envolvendo todos os grãos no azeite e quando começar a ficar transparente, junte o vinho branco seco. Assim que o vinho começar a secar, deite uma concha do caldo e continue mexendo. A finalidade de mexer constantemente, é para que o amido se desprenda do grão de arroz e forme a tão desejada cremosidade do risotto.

Entre com a próxima concha, assim que estiver quase secando o caldo de beterraba e prossiga assim, mexendo constantemente. Não deixe o líquido secar, nem os grãos grudarem na panela. Logo entre com outra concha do caldo quente. A certo ponto, salgue o risotto.

Quando os grãos começarem a ficar macios, junte a beterraba picadinha e siga com mais caldo, até que os grãos estejam al dente, o ponto perfeito do risotto.

Deligue o fogo, junte a manteiga, o queijo parmesão ou pecorino ralados, rale um pouco de pimenta do reino preta, misture bem e tampe a penela. Deixe que o risotto descanse por 1 ou 2 minutos.

Leve a panelinha com o gorgonzola para o fogo médio, quando começar a derreter, junte uma ou duas colheres de leite, Mexa para formar um creme.

Monte o prato com colheradas de risotto, deite uma colher de creme de gorgonzola no centro do prato, arrume um ou dois dentes de alho assados por cima do creme de gorgonzola, rale um pouco de pimenta preta e sirva imediatamente.

O risotto italiano deve ser bem cremoso e com os grãos de arroz al dente, ou seja, macio por fora e firme no centro, resistente ao dente. Se for possível enformar o risotto com um aro, por exemplo, como se pode observar em muitas fotos, não está no ponto correto. Portanto, deve ser servido em prato fundo.



Feliz e confortável outono! Ciao!  






36 comentários:

  1. Beleza pura Tropical
    cheio de cor
    seja que flor
    onde transpira muito amor...~_`````````

    Deixo os desejos de uma feliz Semana
    e um beijinho de aqui dos Calhaus da Serra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do lado de cá João, normalmente os jardins são tropicais, devido a facilidade desta típica vegetação. Eu gosto, mas nem tanto, pois aprecio imenso os jardins franceses.

      Logo irei fazer uma visita no teu cantinho, já recebi o vídeo, que ainda não consegui ver por completo, mas o pouco que apreciei, constatei a beleza de sempre. Até logo mais, beijinhos.

      Excluir
  2. Que delícia deve ser esse prato.Nunca experimentei, mas só pela gorgonzola já vale! Adorei as fotos e claro, sempre que dá levo pra lá! Obrigadão pelo carinho! Lindos céus, flores e a florzinha Mariana! beijos, tuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mariana e a Marina são flores sem igual em nossas vidas Chica. Fofuras que chegaram para expandir o nosso amor.

      Se você gosta de beterraba, este é um risotto imperdível. Beijocas amore.

      Excluir
  3. Boa tarde e boa semana, não conheço a receita que apresenta, certamente que é maravilhosa, a selecção de fotos é perfeita.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, boa tarde. Obrigado pela visita amigo. Desejo a você, igualmente, uma semana com dias felizes.
      Abraço!

      Excluir
  4. Música ao som das ondas do mar. Adoro!
    e adoro também ver as flores da manhã
    e teu carinho com a neta Mariana.
    A Ipomea saudando a Glória verdadeira
    que flor linda ( as duas)
    Glória não conhecia esse risotto de beterraba, alho e gorgonzola.
    Pelos sabores de ambos, ativa o paladar. Gosto desses sabores, então esse prato
    deve ser sensacional.
    grata por trazer essa receita e o teu saboroso início de dia. O pão assado
    exalou aromas até aqui.
    bjs Feliz mes de maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zizi, também gosto muito de ouvir o barulho das ondas do mar. Outro som que eu gosto muito é o das baleias e dos golfinhos. Amo!

      A minha Mariana é uma fofura e uma alegria. As crianças expandem o nosso amor!

      Incrível a florzinha ter o meu nome! A vida é assim mesmo, sempre uma surpresa.

      Se você gosta de beterraba Zizi, pode fazer que é delicioso. Eu adoro beterraba e gorgonzola, então ... deixo um beijinho querida, obrigado.

      Excluir
  5. Eu adorei passar por aqui hoje. Fazia tempo que não conferia suas publicações. Saio daqui com vontade de experimentar este risoto! E quanto as suas flores todas são lindas como você, inclusive a princesa Mariana!
    Beijo grande Anam Cara♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anam Cara, gostei de ter você aqui, participando das belezas da natureza, que sei que tanto aprecia. As flores do seu paraíso são exuberantes, as bromélias então ... deixo aqui o meu beijo e abraço, celebrando o outono, estação que tanto apreciamos.

      Excluir
  6. À beleza deste nosso virtual
    deixo o desejo de um resto de semana feliz

    Beijos de aqui da Covilhã~_````````

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualmente João, dias sempre felizes! Beijinhos do paraíso tropical.

      Excluir
    2. Feliz dia
      em harmonia...~_```````

      Beijinhos

      Excluir
    3. Este passou desapercebido, então vai um beijinho.

      Excluir
  7. Bom dia Maria Gloria!
    Que gostoso passear por seu jardim ouvindo essa música. Sabe que eu também lembro da Chica ao apreciar o céu? E as plantas me lembra a Simone, do blog eu e minhas plantinhas.
    Mas com certeza a flor mais bonita é sua netinha.
    Ao ler seu post fui visualizando a sua rotina da manhã, vou experimentar fazer o pão, que parece bem saboroso.
    Um abraço,
    Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço um pão por semana, mas as vezes, gostamos de comparar pão francês ou baguette. Há uma padaria artesanal perto da minha casa que faz pães maravilhosos, a forno a lenha, que são um primor.

      Um beijo querida Sônia, falei com você pelo seu blog, que hoje está com uma publicação muito especial.

      Excluir
  8. Um post brilhante, uma receita que parece ser divinal e fotografias maravilhosas.
    A sua netinha é linda.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, obrigado querida. As suas fotos são maravilhosas, gosto muito de navegar pelo seu blog, gosto tanto, que nem vejo o tempo passar. Gosto de ver as fotos, muito bem tiradas e toda a história que envolve.

      A Mariana é mesmo uma graça, como são todas as crianças. Um beijinho Maria.

      Excluir
  9. Olá Maria
    Eu sempre faço pão aqui também, é uma delícia e deixa um perfume leve no ar,
    que se espalha pela casa toda, adorei as plantinhas , são maravilhosas, amo.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, bem-vinda!

      Gostamos de plantinhas então, bom ter pontos em comum, ter o gosto por belezas, pela natureza. Beijinho querida!

      Excluir
  10. ai, que susto... que barulho é esse... quem está aí... quem está rindo... Glorinha da manhã, tarde e noite, é voce...

    acho k me transportei, algo ou alguém me transportaram para outra dimensão, não sei como, escutando a música k escolheste, melodiosa e harmoniosa, para ler teu post fantástico e mega completo e ver tb as lindíssimas fotos, k postaste, sendo a principal e mais bonita, a Marianinha de todos os dias, de sempre. BELÍSSIMA... TUA AMADA NETA.

    o jardim da tua casa é tão completo, qto a floresta amazónica, pelo k estou vendo. gosto de estar rodeada por natureza e silêncio, só meu. Estou de olhos fechados, ainda, para aproveitar a serenidade e beleza desse momento. ah, como é bom relaxar e apreciar paisagens como essas.

    minha linda, estou acordando, preciso passar o rosto por água fria, pra depois conversarmos, bem instaladas, no nosso sofá mágico, k atravessa o oceano, num ápice, e se chama, vouloir.

    Eu aprendo tanto com voce, minha amiga... tanto assim k nunca tinha ouvido falar k o pão se podia assar e o queijo grelhar. eu sou uma leiga, uma desconhecedora total dessa arte chamada culinária, mas da forma k tu fazes teus posts, até k gosto de ler tuas receitas, que são bem diferentes de mtas que tenho lido ou apenas ouvido, verbalmente.
    não gosto mto de beterraba, mas a maneira como a confecionas, até parece k é gostosa.

    se fosses uma cozinheira profissional, já te terias mecanizado, até nos sentimentos, mas como és amadora, portanto amas e fazes com amor todos os atos, dá sempre tudo certo e me- nos cativas.

    acho k os ventos não te obedeceram, linda... Sabes k hoje tem chovido todo o dia, em Lisboa... são chuvas de Maio, já sem grande força, mas é miudinha e quase constante. e o vento não apareceu por cá, felizmente. ainda bem, pke não me dou com movimentação, nem com turbulência.

    pozinhos de perlim pim pim, obedeçam a Glorinha, eu quero uma fatia de bolo de coco com recheio de amoras. sim... fecho os olhos, abro a boca e sinto nas papilas gustativas um sabor raro, próprio de deusas, tendo sido Apolo quem o colocou no interior da minha boca. HÁ COISAS FANTÁSTICAS E DIVINAIS. OBRIGADA, deus AMOROSO...

    O pratinho k aqui mostras com café, pão assado, queijo e dois ovos está de comer e chorar por mais. é bom, não termos timings, nem saber o k vai acontecer ou o k vamos fazer amanhã. gosto k tudo decorra ao sabor do tempo, sem imposições, sem restrições, enfim, um dia de cada vez, mas com savoir vivre.

    Adorei essa nossa conversa e mto mais eu falaria-escreveria, mas minha mão esq. não pode doer, se não... tenho k ser paciente, não tenho outra alternativa.

    boa sexta e melhor fim de semana.

    beijos, abraços, sorrisos e estrelas a enfeitarem os teus dias e noites.

    ResponderExcluir
  11. Este nosso sofá mágico é um bom e velho viajante, sabe de todas as coisas da vida, conhece a arte de sonhar ...

    A beterraba é mesmo um 'ama ou odeia', mas para quem ama (eu amo), este risotto é um
    luxo (como se diz no Brasil quando algo é espetacular).

    Sempre me entendi como cozinheira amadora, pela liberdade que esta condição estabelece, assim sem vícios, sem a necessidade de aparências. O amadorismo é presente nas memórias, faz parte da história da humanidade. É vivo, nunca morre!

    A Marianinha é dona do meu coração fraternal, ela pode até quebrar a minha máscara do Galeone, que eu não ficarei brava. Mas, juntas, colaríamos todas as peças, como se fosse uma brincadeira. Como é delicioso ver a criança descobrir o mundo e aprender com ela.

    Um beijo minha querida Céu ... termino lá no seu blog ...

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Glória,
    Muito obrigada por me ter visitado no meu cantinho.
    Estive vendo as suas fotos e adorei as trepadeiras que achei lindas.
    Quanto ao risoto faço muitas vezes e um dia destes vou fazer o seu que me parece muito saudavel e deverá ser muito saboroso.
    Deixo-lhe um beijinho e os meus votos de um feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ailime, agora eu que agradeço a sua visita aqui no meu blog.

      Gosto muito de flores, de natureza, de cozinhar e de viajar. Viajar é a preferência, pois reúne todas as coisas que eu gosto, inclusive cozinhar.

      Beijo querida e mais uma vez, um ótimo final de semana.

      Excluir
  13. Mas hoje deixo uma descoberta
    os Portugueses são assim
    pois encontrei 3 Senhoras de arte
    de S. Paulo
    divinais...No Virtual, claro...

    Beijinhos
    e um belo fim de semana
    que aqui é só frio chuva e vento, bbrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arte, gosto! Tudo que é arte eu gosto, até os grafites, que enfeitam os mutos das ruas. Alguns nem tanto ...

      Belo fim de semana, igualmente João. Aqui também está frio, mas sei que bem menos que aí, no teu cantinho. Um caldo bem quentinho com vinho vai bem. Beijinhos.

      Excluir
  14. Hum que delicias e quando se está com fome ainda sabe melhor.
    gostei das trepadeiras estão bem floridas.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, obrigado por me visitares. Lembrei agora dos dedais, como são belos.
      Se gostas de beterraba, este risotto é mesmo imperdível.
      Bom domingo e um abraço.

      Excluir
  15. Olá, Glória.
    Uma maravilha descobrir uma amante de cheirinho da café pela manhã, que gosta de fazer pão ( andei dando uma olhadela nas suas receitas), gosta de beterraba: mas curioso que nunca havia ouvido falar de risotto da dita ( a experimentar!) e que ama flores e mais flores! Essa trepadeira azul, também há por cá, em Portugal, é que nem erva: trepa livre! - há uns anos fizeram-me uma encomenda de pintá-las numa toalha de linho - deram uma trabalheira, pela fartura de folhas).
    Em relação ao seu pequeno-almoço: deixou-me uma dúvida: nunca ouvi falar em "páprica defumada" - você defuma o tempero, como nos enchidos? Ou compra assim?
    Não preciso dizer que amei sua postagem, que dava um livro: de tão rica! parabéns.
    E parabéns pela "flor" de lacinho na cabeça =)

    um bj amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem, boa noite! Prazer em recebê-la aqui, muito bem-vinda!

      Eu sou amantíssima de café, não perco um por nada. Mas sem exageros, claro! Se gostas de beterraba, este risotto é imperdível.

      Imagino a sua arte em pintar as flores, como deve ter ficado bela. Gostava de ver.

      A páprica defumada é comprada em pó. Vem dentro de uma latinha, originária da Espanha. Tem a páprica defumada, tem apimentada e tem a páprica doce. Acesse este link, uma das minhas receitas com páprica, para saber melhor, lá tem a foto da latinha, da embalagem - http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2013/11/sobrecoxas-de-frango-com-paprica.html

      A Mariana é uma fofura, minha principessa! Bom domingo Carmem, beijinhos.

      Excluir
    2. Bom dia, Glória.
      Obrigada pela sua resposta, já fui espreitar a latinha da páprica espanhola (nem conheço a marca, mas é questão de procurar). Entretanto, ontem mesmo, curiosa que fiquei, fui encontrar uma dica para defumar a páprica neste site:

      http://saldeflor.com.br/receitas/paprica-o-que-e-para-que-serve-aonde-usar/

      Aproveito para lhe desejar um bom Dia das Mães. Até hoje, passados tantos anos, ainda me confundo, porque guardo a primeira memória: Brasil 2º domingo de Maio, que se confunde com a data daqui, que, nem sei bem qual a razão, comemora-se no primeiro. Aliás, quando cá cheguei, ainda se comemorava no dia 8 de Dezembro - e ainda há gente mais velha que mantém a tradição =)
      Resumindo: não falta oportunidade para valorizar as mães, que merecem lembrança todos os dias!
      Um bjn amg

      Excluir
    3. Carmem, obrigado pela lembrança do dia das mães. Desejo que tenhas um restinho de domingo alegre e sereno. Sim, o importante mesmo é homenagear as mamãs ou valorizar, como dissestes, que acho uma palavra muito adequada.

      Vi o site e as dicas, gostei muito. Por aqui, eu acho com facilidade a páprica espanhola, é de ótima qualidade. Obrigado mais uma vez.

      Beijinhos querida.

      Excluir
  16. Hoje passando, apenas, para deixar um beijinho, e desejar um bom domingo... e amanhã no final do dia, espero passar por aqui, com disponibilidade, para me deliciar calmamente com seu post, Gloria!...
    Bom domingo! E Feliz Dia da Mãe!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Ana super querida, boa noite! Espero que tudo esteja bem com você e com os seus queridos.

      Volte sempre, pois estarei aqui te esperando para um café com delícias para a sempre boa conversa. Sempre um grande prazer!

      Lembrou que amanhã é dias das mães aqui no Brasil, agradeço pela delicadeza e aproveito para desejar um ótimo domingo e deixar beijinhos e abraços.

      Excluir
  17. Mais um prato que não conheço, o risotto... e que me deixou com água na boca... depois desta apresentação fabulosa, por aqui!...
    Adorei a música... que me deliciou ouvir, enquanto estava lendo a postagem... e quase me fez levitar, neste belíssimo fluir musical, para os sentidos...
    Gosto imenso das trepadeiras selvagens... essas azuis, encontro com muita frequência, por estes lados, pois vivo numa zona, meio campestre, ainda que nos arredores de Lisboa... e ao ver que a Gloria as tem em seu quintal... agora fiquei com curiosidade, em saber como faz para transplantá-las... provavelmente a partir de um pequenos pé, com alguma raiz, já... me entusiasmei com a ideia de a ouvir dizer que é uma planta que dá flores quase todo o ano... e parando para pensar... constatei, que tal também sucede por aqui... mas nunca me tinha ocorrido coloca-las em jardim... e o efeito é lindo mesmo, como trepadeira...
    Adorei ver a fotos da netinha, que é um encanto...
    E mais uma vez, uma postagem com que me encantou, e me agarrou por dentro, da primeira à última palavra!...
    Sempre uma maravilha, passar por aqui, Gloria!...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, boa noite querida!
      Adoramos risotto de vários 'sabores'. O de beterraba foi uma ousadia minha, mas como gostamos muito, então fez sucesso aqui em casa.
      Muito bom ver que gostastes da música escolhida, realmente ela nos leva para outros reinos.
      O maridex pegou uma galho da trepadeira, no mato Ana, com um pouquinho de raiz. Os galhos vão crescendo e os que permanecem em contato com a terra, brotam com raiz e estes enraizados, foram os galhos que ele pegou e replantou no nosso jardim. E a danada tem tanta força, por ser selvagem, que cresce rápido. Muitas flores mesmo, para alegrar os nossos dias.
      Hoje estou aqui atualizando as conversas com os amigos, tão queridos. A semana já começa e te desejo dias felizes. Um beijo e abraços carinhosos.

      Excluir