terça-feira, 26 de abril de 2016

Empadão Cremoso de Frango - Receita Inspirada nas Empadas Açorianas





Meu pai amava pescar, então era comum irmos em locais públicos abertos, com um lago ou rio e passávamos o dia em família entre pescaria, brincadeiras, caminhadas com um picnic. Também fazíamos picnic aos domingos, no clube de campo que éramos sócios. A vegetação belíssima, especialmente as árvores. Chegávamos sempre cedo, ainda com a grama molhada, poucas pessoas compartilhavam do mesmo espaço conosco, cada grupo no seu cantinho, as vezes fazíamos novas amizades e o dia era tranquilo. Minha mãe ajeitava uma toalha sobre a grama com as comidinhas e lanches que ela fazia e passávamos o dia descobrindo o local e meu pai pescando, fazendo a "higiene mental", como ele costumava dizer. Eram momentos deliciosos, saíamos da rotina, e começávamos a segunda-feira renovados, com histórias para contar e peixes frescos para saborear.

Uma das comidinhas gostosas que a minha mãe fazia era uma torta ou um empadão. Ela dizia serem perfeitos para picnic. Eu adorava quando ela fazia empadão, com aquela massa amanteigada que derrete na boca e recheio cremoso de frango. Adoro empadinhas e herdei o gosto da minha mãe, que até os seus 81 anos, sempre pedia para comprar empadinhas, sendo as recheadas com creme de palmito, as preferidas. Meu marido, quando sabia que ela estava em casa, antes de chegar, parava na padaria e já comprava empadinhas para ela. Claro que, um cafezinho sempre acompanhava.

Lembro perfeitamente que, quando íamos passear no Centro Histórico de São Paulo, sempre parávamos em alguma pastelaria para comer empadinha. Sinto imensa saudade destes tempos, talvez eu tivesse entre 6 a 11 anos, quando passear no centro de São Paulo era seguro e divertido. Todos andavam bem arrumados, os diálogos eram agradáveis aos ouvidos, sem esse excesso de gíria praticado hoje em dia, uma linguagem verdadeiramente chula. Havia respeito e gentileza entre as pessoas. Mas, eram outros tempos ... a modernidade é necessária, pois tudo evolui, e tem pontos de grande valor, muito positivos.

Eu com 8 anos 

Quase sempre ela, minha mãe, comprava um corte de tecido para fazer um vestido e antes de voltarmos para casa, ainda passávamos na rua São Bento, na famosa Botica Ao Veado d'Ouro, para comprar algum remédio ou aviar alguma receita.

Com minha mãe, em 2005, eu com 42 anos - Mais fotos acesse aqui

A Botica Ao Veado d'Ouro era conhecida no Brasil inteiro, os produtos comercializados eram de atestada qualidade. Foi inaugurada em 1858, por um farmacêutico alemão. As instalações foram importadas da Europa. Minha avó e outros familiares também consumiam produtos da elegante e confiável Botica. Mas em 1998 a farmácia envolveu-se em um escândalo com a falsificação de um medicamento para o tratamento de câncer de próstata - Fonte: Wikipédia. Parece que as atividades da Botica foram encerradas em 2008, após 150 anos de existência. Uma pena eu acho, fico imaginando a tal Botica em pleno funcionamento, atualizada é claro, o mundo mudou e as necessidades também, mas com uma loja em estilo retrô, acho literalmente um charme esta viagem visual ao passado.

As duas fotos que seguem foram copiadas do Google Imagens.


Eu estive por lá, talvez em 2006, não sei o ano com exatidão, mas a magia e elegância já não existiam mais.


Vamos então ao Empadão Cremoso de Frango. A receita não é a da minha mãe. Nem tenho a receita dela, infelizmente, se perdeu no tempo ou era "a olho", como ela dizia quando a receita não tinha medidas exatas, muito comum antigamente.

A receita da massa deste empadão é do 'Elvira's Bistrot', um site de fartas delícias, de muita responsabilidade, de quem sabe o que faz, muito bem detalhado e compartilhado.  A própria Elvira explica: "Esta receita inspirada pelas tradicionais empadinhas açorianas é da autoria de Eduardo Reis, um senhor que se tornou famoso pelos deliciosos petiscos que servia em tempos numa conhecida tasca da minha freguesia - o Porto Martins. Entretanto a tasca fechou mas ainda ninguém se esqueceu na ilha Terceira das iguarias que lá eram confeccionadas, ao ponto do canal televisivo RTP Açores divulgar uma série de programas intitulados Sabores do Atlântico ..." - continuem lendo, muitíssimo interessante, basta acessar aqui, em 'Empada de coelho e espinafres'.

O recheio não seguiu a receita da Elvira, pois eu não tenho disponível o coelho bravo, que eu acredito ser um coelho selvagem e nem o espinafre, também selvagem, que cresce entre as rochas a beira mar, na Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores, em Portugal. Uma pena mesmo, queria muito ter estes dois ingredientes, imagino o sabor desta combinação, especialmente porque o coelho é marinado no vinho tinto, já pensaram? E se eu comprasse um coelho no Mercadão da Cantareira, em São Paulo, sei que não teria o mesmo sabor, pois é um coelho criado com ração e que não corre livremente. Foi então que me lembrei do recheio de frango cremoso dos empadões da minha mamma e fui tentar fazer, para reviver os tempos de infância, dos picnics familiares.

Meu pai e minha mãe pelos tempos de 1965 a 1975

E deu muito certo, em perfeito matrimônio com a massa da receita compartilhada pela Elvira, que é sobretudo leve, amanteigada na medida certa, sem deixar a boca excessivamente engordurada e surpreende pelo delicado sabor adocicado, aromatizado com canela.


Na verdade, eu acho que estava mesmo com vontade do recheio da empada da minha mãe, pois eu poderia fazer com peito de frango ou coelho marinados no vinho, e usar o espinafre que tenho disponível. Certamente ficaria também muito bom!

Eu tenho paixão por receitas rústicas como este empadão, gosto de todo este universo, onde a simplicidade é o ponto de partida. A cozinha rústica é sacra, antiga, nela está a história de um povo. A cozinha rústica é livre, não possui dogmas, a falta de um ingrediente pode ser tranquilamente substituída por outro, sem que se considere um sacrilégio. Os pratos são apetitosos aos olhos e narizes naturalmente, sem a necessidade de tanto enfeite. Já vi pratos tão exageradamente decorados, que a comida, o principal, não consegue nem mexer com os sentidos. O que eu me refiro é ao exagero, claro que gosto de um prato bem apresentado.


Começo dizendo que fiz meia receita, pois em casa somos em duas pessoas. Usei uma forma refratária de de 21 por 21 cm.

Para a massa:
250 gramas de farinha de trigo,
1 colher de chá de fermento em pó - fermento para bolo,
1 colher de sopa de açúcar,
1 pitada de canela moída - usei como medida uma colher rasa de café,
1 ovo batido e
100 g de manteiga com sal, derretida e fria.

Em uma vasilha, junte a farinha, o fermento, o açúcar e a canela. Misture tudo e faça uma cavidade, tipo um vulcãozinho e junte o ovo e a manteiga. Misture tudo com as mãos, não precisa trabalhar muito esta massa, aliás não deve, para não desenvolver o glúten, queremos uma massa quebradiça e crocante. Assim que formar uma bola, achate e envolva em filme PVC. Leve para a geladeira por 1 ou 2 horas, tempo para preparar o recheio e montar o empadão tranquilamente.



Para o molho bechamel: 
300 ml de leite integral,
1 colher de sopa de manteiga,
1 colher de sopa de farinha de trigo,
noz-moscada para moer na hora,
sal e pimenta branca para moer na hora.

Leve em fogo médio a manteiga, após derreter, junte a farinha de trigo, misture com um fouet até que a farinha e manteiga fiquem com uma cor parecida a de avelã. Junte o leite em 3 etapas, mexendo sempre com o fouet, para não empelotar. Pode usar também uma colher de pau. Cozinhe por alguns minutos até o creme encorpar. Caso empelote, leve toda a mistura da panela para o liquidificador, bata por 2 minutos e volte para a panela, sempre em fogo médio, até encorpar o molho bechamel.

Salgue, apimente e deligue o fogo. Rale um pouco de noz-moscada e reserve para esfriar.




Para o recheio:
1 peito de frango grande, sem pele, cozido na panela de pressão, com água e sal. Depois devidamente limpo de ossos, peles e gorduras excedentes. Descarte a água da panela de pressão, volte o frango para a panela, tampe e balance vigorosamente a panela, até desfiar todo o frango. Quanto mais balançar, mais desfiado ficará,
1 cebola grande picadinha,
2 dentes de alho picadinhos,
azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em 3 pedaços,
talo e folhas de salsinha picados separadamente,
3 colheres de sopa de azeite de oliva,
sal e pimenta moída na hora.

Em uma panela, frite a cebola com os talos da salsinha, depois o alho, no azeite de oliva. Junte as azeitonas, deixe tomar gosto por 1 minuto e entre com o peito de frango desfiado, envolvendo tudo muito bem. Salgue e apimente, apenas tome cuidado com o sal, pois o peito de frango foi cozido com sal e as azeitonas são salgadas. Mais um minuto, desligue o fogo, junte as folhas da salsinha. misture e reserve.

Pré-aqueça o forno a 250º.




Montagem do empadão:
1 gema e
1 fio de azeite de oliva.

Pegue a massa e divida em duas partes, uma com aproximadamente 70% e outra com 30% do total da massa. Com 70% da massa, abra com o rolo sobre uma folha de papel manteiga e vire a folha sobre a forma, com o lado da massa para baixo. Descole a folha de papel vegetal e ajeite a massa por toda a forma, base e laterais. Caso falte massa em algumas partes, é só colar pedacinhos de massa excedentes. Tudo muito fácil. Reserve a folha de papel vegetal.

Misture o bechamel, em quantidade suficiente para formar um creme denso, com o peito de frango temperado. Coloque aos poucos e misture com a colher. Tudo vai depender do tamanho do peito de frango. Faltar molho bechamel não vai, mas poderá sobrar um pouco, guarde na geladeira e use em outra receita. Acomode a mistura cremosa na forma e alise delicadamente com a colher.

Abra, na folha de papel vegetal reservada, o pedaço correspondente a 30% da massa e vire a folha por cima do recheio. Ajeite e pressione as laterias para fechar bem e, com o que sobrou da massa, enfeite o empadão, usando a criatividade.

Pincele o empadão com a mistura da gema de ovo com um fio de azeite e leve para o forno, ajustando a temperatura para 200º, até dourar, em torno de 30 a 40 minutos.

Eu gosto de degustar uma fatia morna, mas fria também é excelente. Ciao!  



  



43 comentários:

  1. Maria da Glória, que maravilhoso post. Adoro essa mescla de receitas com tuas recordações.

    Tão bom recordar momentos de infância...

    A pesca do teu pai pra relaxar, a ida ao Botico, o corte de tecido que tua mãe comprava. São coisas tão simples e que marcam tanto! Linda tua foto e depois as demais com tua mãe também! Adorei a receita e esse prato é irresistível e completo!

    Valeu! Lindo dia! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Chica, eu vivo em cada ação diária, a história da minha vida, honrando os meus antepassados.

      Minha mãe é o portal que materializou o meu corpo neste mundo, nesta vida. E este portal é que me abençoa todos os dias, não tenho a menor dúvida. Tenho muita sorte de ter ela como mãe, mesmo já tendo partido para outra dimensão.

      Igualmente um lindo dia a você querida Chica! Beijinhos.

      Excluir
  2. De água na boca~_``````````
    e que beleza de memórias
    de como o tempo passa
    em tantas histórias...nem sei que dizer.

    Belo e feliz resto de semana
    desejo eu de aqui dos Calhaus da Serra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o tempo passa, mas as histórias ficam ao nosso redor, parecem vivas. Pensamos que somos nós que construímos as histórias, mas na verdade, são elas que nos constroem. Elas, as histórias, que tem a nós, nós é que passamos com o tempo, mas elas permanecem.
      Beijinhos João.

      Excluir
    2. Feliz dia Glória
      em alegria...Obrigada pela amizade.

      Beijos de aqui da Covilhã~_````````

      Excluir
    3. Olá João, igualmente eu agradeço pela amizade e fique com os meus votos de um excelente final de semana. Beijinhos.

      Excluir
  3. Oi Maria vies-tes com mais uma receita que particularmente gosto muito.
    Algumas vezes por ano vou a goiânia eles tem o famoso empadão goiano adoro.
    Tudo que é de forno gosto. Essa tua massa dá para comer com os olhos a gente percebe
    a crocância kkk pela imagem.

    Então... acho triste quando algum comércio que existe a anos fecha; faz parte da história
    as memórias. Por aqui com a crise lojas que fizeram parte da história do RS estão fechando; o que está vindo são aqueles atacados de chineses e arabes e turcos nunca pensei que iria ver isso
    em locais ditos tradicionais. O que ficam mesmo são as imagens.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janicce, o empadão goiano já ouvi falar e tenho muita curiosidade de conhecer, de provar. Quem sabe um dia apareço com ele por aqui. Também gosto de tudo que é de forno.

      A crise que acontece no nosso país vai deixar um história marcada. Estas lojas de tradição, que estão na história do povo estão sim fechando as portas. Poderiam receber um incentivo para continuar as atividades, mas como? Entendo perfeitamente quando dizes sobre os chineses. Quanta gente perdendo o emprego, sem nem precisar falar, da qualidade destes produtos importados da China e de como a cidade ficou com a chegada deles. Mas passaremos por mais esta.

      Um beijo querida e ótimos dias.

      Excluir
  4. primeta que delicia de receita e que historia de vida linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley, boa tarde, obrigado pela visita, gostei muito de ter você aqui comigo. Um ótimo final de semana e beijinhos.

      Excluir
  5. Oláaaaaaaaaa, querida Glorinha...

    tudo bem, em paz e já com um leve e doce friozinho, p de interrogação. sei k sim.
    continuando eu escrevendo, desse jeito, qualquer dia já não sei escrever, começo a dar erro ortográfico, já pra não falar do conteúdo, pois, que triste... depois, tu me corrigirás, p favor...

    sei k te sentes mto bem. notei isso pelas tuas palavras, lá no blogue e aqui. estás feliz, falando Marianes, com acento circunflexo, por todos os teus poros e recordando aqueles momentos, atitudes e pessoas, teu pai e tua mãe, k não esquecerás jamais.
    como eu te entendo, p de exclamação.

    estive, passei por cá ontem, a noitinha, hora local, mas não li teu post como ele e tu mereces. sei do k se trata, mas preciso mimar, agradecer e elogiar tuas palavras e recordações.

    aqui, na tua escrita, se sente uma memória bem viva e agradecida. deixa k te diga que estás linda nas fotos, aliás já te disse isso alg vezes e tu tens tb noção disso e k teus pais exalam felicidade e bem estar.

    minha mão está na mesma. não houve retrocesso, mas tb não houve avanço. enfim, dar tempo ao tempo é o melhor remédio para tudo. voltarei ao cirurgião nessa 6 feira a tardinha. estou pondo os cremes indicados, k me custaram os olhos da cara, mais cortisona, tb em creme, de 2 em dois dias. fazendo fisioterapia, juntamente, enfim, tudo sob controle e sob o olhar de DEUS, o mais importante de tudo.

    voltarei, depois, para falarmos mais um pouquinho.

    te desejo uma noite linda, feliz e luminosa, do jeito k tu amas. dias intensos, vividos a teu modo.

    beijinhos para ti e para Marianinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu, já estava mesmo pensando em você, em como vai tudo por aí, pelo que li, hoje esteve em retorno com o médico.

      Você escreve muitíssimo bem, se há erros na escrita, esses são meus, pois sei que cometo erros de português.

      Aqui o clima está ótimo para o meu gosto. As noites estão bem geladas, comidinhas quentes caem muito bem, confortam o corpo. Mas ainda não sentimos necessidade de ligar o aquecedor. Sinto-me muito bem, bem disposta, fico tão feliz nestes tempos ...

      Ontem mesmo senti imensa saudades da minha mãe, mais anda, da casa dos meus pais, dos almoços de domingo, eram tão alegres, divertidos. Mas também, os tempos eram outros, um Brasil era diferente, mais seguro e menos amargo. Mas vai passar, tudo passa.

      Obrigado pro estares sempre aqui comigo, mesmo não podendo escrever assim com conforto, entendo bem teu esforço. Agradeço por gostares das fotos, são recordações que guardo no coração.

      Deixo o meu voto de um feliz e tranquilo final de semana e um beijinho.

      Excluir
  6. Uma bela história de vida que gostei de ler.
    O empadão tem um aspecto delicioso.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco olá, agradeço pela visita e desejo igualmente um excelente final de semana. Beijinhos.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Igualmente Gigi, agradeço pela visita e tenha um excelente final de semana, beijos querida.

      Excluir
  8. Boa tarde Maria da Glória
    Bons momentos vividos,vale muito a pena relembrar.
    Hummm,adoro empadão,sua receita me deixou com água na boca.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, olá, este empadão é mesmo delicioso e, como gosto de ouvir histórias, também gosto de contar. Tenha um excelente final de semana e agradeço pela visita. Beijinhos.

      Excluir
  9. Boa Tarde, querida Maria da Glória!
    Receita imperdível cuja receita copiei, claro! Pra fazer...
    Seu post tem um conteúdo relevante pois abrange afetividade e carinho pela vida e no que ela pode lhe ofertar... Que riqueza!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia querida, boa tarde. Palavras delicadas, certas de quem compreendeu bem o sentido que eu dou para a vida, honrando diariamente os meus antepassados, que tanto devo na construção do meu viver.
      Faça sim o empadão, é de fato uma maravilha.
      Agradeço pela visita, com os votos de um excelente final de semana. Beijos.

      Excluir
  10. Glória, eu sabia que tinha misturado as estações. digo, os posts. Li todos os dois e quando fui comentar no struffoli , confundi os assuntos.
    A comida sempre deixa lembranças. O picnic ficou registrado com a convivência e o sabor dos lanchinhos preparados. Que coisa boa! Fazer a higiene mental como seu pai dizia, é essencial!
    Como é bom recordar! Vocês estavam lindos nas fotos! 1960, 1975 foram anos incríveis!
    Achei super interessante que a receita leva açúcar e canela na massa. Deve dar cor e sabor diferente das outras receitas. Esse empadão não teve o coelho, mas teve o sabor das lembranças ! gostei demais!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem nenhum problema Zizi, tudo é boa conversa, que vale a pena.

      Meu pai adorava pescar, era de fato a terapia dele, gostava do silêncio, pois era preciso para não afastar os peixes ahaha. Passava o dia pescando. Parava somente para comer.

      Realmente, muito bem lembrado, sobre os anos 60 e 70, foram anos incríveis. Tenho saudades.

      A leve doçura da massa, aromatizada pela canela é algo divino, tem que provar Zizi.

      Um beiionho querida, até mais!

      Excluir
  11. Olá, querida Glorinha...

    Começo por agradecer sua visita e carinhosas palavras deixadas no meu blogue.
    Agradeço seu pensamento, positivo, claro, no restabelecimento da minha mão, k segundo o médico está seguindo os trâmites normais, portanto, repouso, saber esperar e muita fisioterapia.

    COMI, ENTRE ASPAS, SEU POST. É SEMPRE TÃO AGRADÁVEL LER E SENTIR O K VOCE ESCREVE...

    As refeições, sempre foram, agora já não tanto, momentos de troca de ideias, sentires e de mta alegria. Ninguém comia de pé, ou seja, fora de casa, a não ser nos picnics de k voce falou, mas mesmo assim a família se sentava na relva-grama rodeando toalhinhas bonitas e bordadas por nossas mães e avós. Todo o mundo comia em suas casas. enfim, o progresso se faz naturalmente, e em mtos aspetos, pra melhor, e aí penso como voce, mas estão se perdendo alguns valores e mtos, mtos sabores.

    Agora e de há uns anos a essa parte, sou de opinião k as pessoas, e não falo só das camadas mais novas, precisam de fazer aquilo k teu pai fazia, qdo ia pescar. HIGIENE MENTAL, isso mesmo. Essa higiene, entre aspas, agora, e pra mim, se chama POLUIÇÃO, em todos os sentidos. A linguagem, a forma de vestir, a abordagem a pessoas e assuntos, são das coisas k mais me chocam, e o mais grave de tudo isso é k essas pessoas mais novas, pensam k as outras de 40-50-60-70 anos já vivem noutra dimensão e k o planeta k nós habitamos não é o mesmo k elas habitam, claro k estou exagerando, mas não estou longe da verdade-realidade.

    Fico impressionada, pela negativa, qdo em conversas triviais e sociais, aquelas pessoazinhas desconhecem o básico do básico. Sabem mto de Informática e de Redes Sociais, mas não sabem, p exemplo, o k é uma palavra homónima, a maior altitude e profundidade da terra, em k século viveu Camões, fazer uma divisão etc. etc.

    Vivemos num mundo das pressas e do faz de conta. O k importa é TER e não SER. ter bons celulares, carros, roupas, mas a casa onde vivem pode ser um covil, uma estrumeira onde todo o tipo de coisas e pessoas se misturam. Creio k atualmente, e em alguns casos e devido a motivos bem específicos, as pessoas já nascem com células mortas no cérebro. E no homem mais k na mulher. isto é grave, mto grave. escutei isto numa palestra com médicos, cientistas, historiadores, professores e psicólogos, e eles sabem do k falam.

    tal como tu, lembro tb lojas que tinham um perfil mto próprio, um atendimento mega personalizado e características únicas. É pena k essa botica-farmácia, atualmente, de k falas no post, se tenha envolvido em negócios escuros, mas quem sucede a... dificilmente consegue manter a integridade e a dignidade, pke o desejo de lucro fácil, tolda-lhes o cérebro.

    gosto de empadinhas, tb, mas tenho k ter a certeza da sua confeção. o teu empadão de frango, e nas fotos, está uma delícia. imagina, então, na mesa. na falta de coelho bravo, lançaste mão ao frango. já estive nos Açores, que naturalmente, terá uma gastronomia própria e de louvar, mas te digo k onde estive, comi bem mal e bem caro. é um arquipélago lindo, mto pacato, mto seguro, vida noturna quase inexistente, onde a natureza nos parece feita, concebida com régua e esquadro e onde as flores multicolores afagam, religiosamente, os caminhos.

    vou levar um bocadinho do teu empadão pra comer, logo a noite, pke não gosto, nem sei cozinhar.

    Bom final de semana.

    beijos e um carinhoso abraço.

    NOTA - e o tempinho a ficar fresquinho como a menina gosta. está no seu reino. eu aguardo, com impaciência, o meu - o VERÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em saber que tudo está a correr bem com a mão Céu! Agora é tempo mesmo de paciência, repouso e fisioterapia. O importante é que tudo está bem, dentro da normalidade.

      Obrigado por gostar do meu canto e gosto imenso quando vens me visitar.

      É certo sim que alguns valores estão mesmo perdidos com a modernidade. As crianças com os novos equipamentos, tecnologia, estão perdendo momentos de brincadeira com movimento do corpo, que são tão saudáveis para a cabeça e para os músculos. Também fico muito chocada com os novos valores, que muitos pais nem se dão conta. E ainda incentivam para ter a criança envolvida com os jogos eletrônicos, dando mais tempo para eles, os pais, fazerem outras tarefas ou diversão. E nós, ficamos a parecer Ets neste momentos, pois tivemos uma formação diferente, pensamos e sentimos a vida de forma diferente. O contato entre as pessoas era tudo o que tínhamos. Quando recebíamos uma carta, era pura alegria. Uma vez soube de um caso, numa viagem, em que a pessoa nem sabia quem era Fernando Pessoa, mas sabia o endereço completo do shopping aonde vendia a bolsa de marca, para comprar e depois tirar uma foto e publicar na rede social. Triste!

      Ainda vou conhecer os Açores, acho belíssimo, vi muitas fotos e constatei a natureza exuberante do local. Mas antes, quero conhecer Lisboa e outros locais de Portugal, como por exemplo, o Porto e a Serra da Estrela.

      Estou mesmo feliz curtindo o tempinho frio, já com ares de inverno.

      Minha querida, um beijinho e boa noite.

      Excluir
  12. Deixo o apreço a uma Grande Senhora
    e um feliz fim de semana
    deste lado do atlântico...

    Beijinhos Glória~_````````````

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, obrigado amigo.
      Já na segunda-feira e sei que do teu lado, já está chegando a terça-feira, antes que deste lado, vão os meus votos de bons dias felizes.
      Beijinhos.

      Excluir
  13. Uma receita deliciosa... recheada de recordações... lindíssimo e tocante post, Gloria!!!! Como já deu para ver... assim de relance!...
    Virei amanhã, com disponibilidade, para o poder apreciar, nos mais ínfimos detalhes... conforme sempre gosto de o fazer... para o degustar a preceito... :-)
    Assim, passando hoje, por aqui, apenas para deixar um beijinho, e lhe desejar um feliz domingo!
    Até amanhã, Gloria! Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, querida, boa noite. Obrigada pela visita aqui no meu blog e aproveito para lhe desejar, talvez novamente, pois falei contigo recentemente, uma ótima semana, com dias felizes.
      Beijinhos.

      Excluir
  14. Sabe tão bem recordar os momentos bons do passado.
    Esse empadão deve ser uma delicia.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria pela visita. Com o tempo, construímos histórias, memórias, nada mais valoroso do que recordá-las. Os valores são fundamentais para a construção do momento presente, que é o nosso verdadeiro presente!
      Um beijinho Maria e que a sua semana seja excelente.

      Excluir
  15. Estes dias têm passado, tão rápido, que nem tenho dado conta... só hoje consegui passar por aqui, com tempo, para me deliciar calmamente, com o seu post, Gloria!...
    E mais uma vez me encantei, com o conteúdo do mesmo... com as suas recordações, vivências... fotos... e mais uma receita... de fazer crescer água na boca...
    Absolutamente incrível, como tudo liga, e fica tão consistente em seu post... e parece ser impossível e inconcebível, não ser feito de outra forma, Gloria... numa ligação perfeita entre passado e presente...
    Mais um post adorável, que nos deu a conhecer mais um pouco de você, e dos seus... e de outros tempos... em que certos gestos, eram praticamente rituais de grande significado... também pela ligação familiar e afectiva, que proporcionavam...
    Hoje em dia, pais e filhos, não têm tempo uns para com os outros... com filhos crescendo em frente a uma consola de jogos... sem qualquer ligação afectiva... pergunto-me, que tipo de recordações dos seus, terão os jovens, hoje em dia... assim como os pais destas novas gerações, que nem têm tempo para ver os filhos crescer... com tempo muitas vezes, ocupado com mais de que um emprego...
    Tempos bem diferentes dos nossos... que felizmente, tivemos oportunidade de viver... ainda que de uma forma apressada, no meu caso... pois meu pai partiu bem cedo, quando eu tinha 12 anos... mas me deixou muito boas recordações, também...
    Adorei ver suas fotos, Gloria! Grata pela partilha, tão pessoal e especial!...
    E por mais uma receita deliciosa... confeccionada do seu jeito, Gloria!... Que adoro! Conforme me é dado a apreciar, por aqui!...
    Um beijinho grande! Desejando-lhe a continuação de uma feliz semana, Gloria!
    Tudo de bom, por aí!...
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cá, no meu outono dourado e amado, estou em ritmo desacelerado, calmo, mas por outro lado, a vida acontecendo, com mudanças fluindo. As noites estão longas, anoitece mais cedo, gosto. O entardecer tem céu rosado, belo!

      Na falta do coelho bravo Ana, lembrei do recheio dos empadões da minha mãe, super cremosos, era um sucesso. E como não poderia deixar de ser, vieram recordações.

      Fico mesmo muito feliz que tenhas gostado desta mistura que faço, assim ao colocar junto os sabores com as recordações. É assim mesmo que sinto a vida, mais forte em tempo presente e passado, do que futuro.

      Já penso como você sobre o que os filhos de hoje irão recordar, bem como, sobre a necessidade de acumular trabalhos, para garantir a sobrevivência, por parte dos pais, o que antigamente não acontecia. Falta mesmo hoje em dia tempo para os filhos e para a família em geral. Em tempos passados, tudo era mais afinado, simples e tranqüilo. Deixa saudades. No entanto, a modernidade também tem seu lado positivo.

      Ana, minha querida, uma semana tranqüila, com dias felizes e muitos beijinhos.

      Excluir
  16. Delícia de massa. O recheio, parece dos deuses.
    Beijo, Maria Gloria.
    Estes posts, misturando receitas e lindos "causos" sempre me emocionam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada receita tem uma história Lucinha. Eu nunca faço uma receita certinha, tenho que alterar para que as recordações permaneçam vivas. Na falta do coelho bravo, eu me lembrei imediatamente dos empadões da minha mãe. E assim foi ... beijo amore.

      Excluir
  17. Deixo os desejos de um feliz fim de semana
    Tropical
    que daqui do Austral
    só frio que nos põe sem pio... Xoxo de aqui

    https://www.youtube.com/watch?v=SBQqClRQGl8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um feliz restinho de domingo Joãozinho. Aqui, dia das mães, friozinho gostoso!
      As pequenas do choro são um espetáculo, obrigado. Beijinhos.

      Excluir
  18. Uma receita recheada de recordações e com uma pitada de amor! ♡ Feliz final de semana, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, obrigado querida! Desejo o mesmo a você e seus queridos, ótima semana com dias felizes, beijinho.

      Excluir
  19. Una bella entrada llena de nostalgia al recordar tus tiempos felices de juventud al lado de tus padres, familiares y amigos.
    En esas comidas al aire libre, la empanada de pollo es un verdadero acierto.
    Con los ingredientes que lleva y según la explicas, tiene que estar deliciosa.
    Cariños y buena semana.
    Kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Kasioles! Buenas noches!
      Agradeço a visita, o comentário e fico feliz que tenhas gostado da empanada de pollo. És mui rica!
      Besos y buena semana.

      Excluir
  20. Maria Glória, estou há tempos lendo seus posts, vendo suas receitas, mas sobretudo me encantando com suas estórias, seus relatos, as fotos, como nesse post em especial.
    Que delícia de blog!
    Não é pra ser lido às pressas, é pra saborear, como esse empadão.
    Vou experimentar fazer qualquer dia desses.
    Obrigada pela receita e sobretudo obrigada pela partilha...
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer tê-la aqui, cara Elaine. Este empadão eu sempre faço, aqui em casa adoramos. Muitas vezes, comemos apenas ele, outras, com uma saladinha de folhas verdes.
      Beijos bella!

      Excluir