quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Uova in Purgatorio con Zucchine - Ovos no Purgatório com Abobrinha





Uova in Purgatorio ou Ovos no Purgatório (aqui a receita tradicional, onde explico o nome purgatório para esses ovos) é um prato antigo e feito por muitos povos. 

Nutritivo. econômico e saboroso, esses ovos com molho de tomate acompanhados com pão rústico é um manjar.  

Entretanto, não havendo molho de tomate e nem tampouco vontade de cozinhar, basta uma abobrinha e um tomate para que esses ovos ganhem uma versão gourmet. E ficam enriquecidos e saborosos. 

1 abobrinha, de preferência a italiana
1 tomate grande ou 2 pequenos
1 cebola pequena, cortada ao meio e depois em meia lua
2 ovos
azeite de oliva
queijo gruyère ou parmesão ralados
sal e pimenta preta para ralar na hora

Nada pode ser mais fácil do que fazer esses ovos. 

Corte a abobrinha ao meio, depois em quatro partes. Com a faca, tire toda a semente, que é a parte da abobrinha mais aguada, sem sabor. Mas isso é totalmente opcional, se você gosta, não tire então as sementes. Junte as quatro tiras da aboborinha e corte em fatias médias. Reserve.

Descasque os tomates com uma faca de serra. Corte ao meio e pique em cubos médios, sem desprezar as sementes. Despreze apenas a casca. Reserve.

Leve uma frigideira ao fogo com um pouco de azeite e assim que aquecer, junte a cebola fatiada e salteie até que fique translúcida. Junte a abobrinha fatiada, misture tudo muito bem e quando a abobrinha estiver quase al dente, junte o tomate picado, misture tudo e siga com o refogado, juntando água se necessário e mantendo agora, a frigideira tampada. 

Quando tudo estiver bem agregado e o tomate um pouco desmanchado, mas não muito, salgue a seu gosto.

Faça dois espaços entre o legumes e deite os dois ovos, que foram quebrados previamente em uma tacinha. Acomode os ovos com cuidado para não romper a gema. Eles irão cozinhar bem rápido, na verdade é um misto de cozinhar com fritar. Afaste com a colher partes da clara que ainda estiverem cruas, para facilitar que clara e gema cozinhem juntas. Tampe a frigideira, mas por pouco tempo, para a gema não endurecer e este é o grande segredo. Estes ovos com a gema endurecida não são agradáveis de comer. 

Salgue os ovos e rale pimenta preta por cima de todo o preparado na frigideira. Tudo fica pronto muito rápido, desde o início da confecção deste prato, que é ideal para os dias que não estamos com vontade de ir para a cozinha. 

Apague o fogo e distribua um pouco de queijo ralado por cima. Sirva com pão rústico ou arroz branco. 

Ciao bella gente! 




5 comentários:

  1. Maria da Glória, Vim agradecer pelos carinhos e companhia e dizer Até a volta.Estarei ausente por tempo indeterminado.,Espero voltar com boas notícias! bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Chica, estou aqui vibrando por você e certa do seu breve retorno com as melhores notícias, beijinho amore.

      Excluir
  2. Ui! Pura delicia!...
    De aparência... algo idêntico no meu almoço de hoje... ervilhas com ovos... cenouras... tomate... pimento às cores... chouriço e linguiça, cortados em fatias fininhas...
    Mais uma bela ideia, por aqui... para experimentar futuramente...
    Beijinhos, Gloria! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana tenho muita vontade de conhecer os enchidos portugueses, sinto que os sabores são antigos, ancestrais. Isso me chama, me emociona.
      Nunca provei um folar! Uma tristeza na vida né!? rsrsrs
      Um beijo querida.

      Excluir
  3. Abobrinha... hummm...
    Fácil e saboroso, com certeza! Adorei a receitinha.
    E o nome é muito curioso...

    ResponderExcluir