segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pollo Sriracha e Lime - Frango Assado com Molho de Pimenta Sriracha e Limão-tahiti




Começo falando que as fotos que eu consegui tirar deste espetacular frango assado não expressam o sabor delicioso e a textura macia e úmida da carne.

Eu recomendo muito que façam, especialmente aqueles que gostam de sabores picantes! A picância aqui é mais marcada pelo sabor do que pela ardência ... difícil de entender? Mas é assim mesmo! A quantidade de molho de pimenta sriracha não é exagerada.

A inspiração veio da cozinha de Luca Pappagallo, do canal no youtube CookAroundTv - clique no canal para ver a receita. Recomendo igualmente a cozinha e o canal do maestro Luca, tanto pela facilidade na elaboração dos pratos, quanto pelo sabor e variedade.

Grazie Luca per la condivisione di sapori incredibili, arrivando in Brasile! Ciao!


Nesta receita, quem rouba a cena é o molho de pimenta sriracha, que eu consegui achar facilmente em um bom supermercado, daqueles com produtos importados. Mas este molho que eu comprei é feito no Brasil, em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo e o preço foi super acessível.

Conforme minha pesquisa, a origem do molho é tailandesa, de uma cidade chamada Si Racha, onde é usado mais em frutos do mar. No Vietnã, o molho de pimenta sriracha também pode ser usado para cobrir o rolinho primavera.

Dizem que as pimentas são desidratas no sol e que o segredo está na fermentação e no envelhecimento em barril. Bacana né!

Eu gostei muito do sabor. Sabem, fiz uma sopa de peixe com vôngole que temperei com um pouco deste molho e ficou super especial.


Fui ao mercado e comprei um frango inteiro com 2.100kg. Lavei bem, tirei todo o excesso de gordura. separei a pele do peito com o maior cuidado para não romper e fiz 2 cortes no peito com uma faca bem afiada. Depois, sequei bem o frango com papel toalha. Vejam no vídeo como o Luca faz, é muito fácil!

Derreti em uma panelinha, aproximadamente, 180 gramas de manteiga, sem sal, de ótima qualidade. Não deixei aquecer muito, só derreter. Deitei toda a manteiga em uma vasilha e juntei:
suco de 2 limões,
3 colheres de sopa de molho de pimenta sriracha,
2 colheres de sopa de páprica (usei a doce e de origem espanhola),
folhas de orégano a gosto e
sal a gosto.
Misturei tudo e reservei. As cascas dos 2 limões eu coloquei dentro da cavidade do frango e amarrei as pernas com um barbante.

Ajeitei o frango em uma tijela e, as colheradas, eu deitei o molho amanteigado entre a pele e o peito, por cima também e um pouco dentro da cavidade. Agora com as mãos, esfreguei bem o molho na pele pelo frango inteiro. Cobri o frango com filme PVC e coloquei na geladeira para descansar na marinada, no mínimo por 3 horas. Fiz de véspera, eu gosto assim, pois facilita a minha rotina.

No momento de assar, a primeira coisa que fiz foi pré-aquecer o forno na temperatura mais alta. Então, transferi o frango para uma forma. Na marinada que ficou na tijela eu juntei 2 dentes de alho triturados e misturei bem com um garfo. Pincelei toda a marinada, ainda densa pela temperatura da geladeira, por cima do peito, principalmente, e coxas. Deixei sobrar um pouquinho de marinada para temperar as 4 batatas grandes, descascadas e cortadas em cubos médios. Usei metade batata-doce e metade batata comum, mas você pode usar só batata comum. Misturei com as mãos os pedaços de batatas na sobra da marinada. Depois arrumei os pedaços na forma, junto com o frango. Espremi um limão e distribuí o suco pelo frango e pelas batatas, juntei mais um pouquinho de sal e levei para o forno. Não é preciso papel alumínio. Ajustei a temperatura para 180º, para assar bem devagar. No meu caso, o frango ficou quase 3 horas assando, mas pode variar dependendo do forno. Para saber se estava no ponto, eu espetei uma faca fina e pontuda no peito, quando ela saiu sem nenhuma dificuldade, sem travar, é o sinal de que a carne está bem assada, descolando dos ossos. Assim eu aprendi com a minha mamma, para a certeza de um assado tenro e suculento! Mas tem que espetar a faca no peito, se ele está tenro, imaginem as outras partes do assado. Este teste da faca eu faço também no peru de natal, não tem erro, a faca tem que entrar e sair deslizando!

Eu usei batata-doce nesta composição, pois acho que o sabor adocicado combina muito bem com sabores picantes mmmm mmmm ... e o alho eu usei por conta própria e para que não fique um sabor muito forte, juntei na marinada somente no momento de assar.


Olhem, é um prato espetacular, incrivelmente suave e ao mesmo tempo marcante, não se pode partir desta para melhor sem provar! Creia!

Antes de servir, eu reguei algumas vezes o frango com o molho que formou na base da assadeira. E o molho que sobrou eu guardei em um pote bem fechado, na geladeira, que usarei como gordura para temperar arroz, filés, etc ...


Aqui em casa, foi degustado sem nenhum acompanhamento, só o frango e as batatas, para nada atrapalhar a explosão de sabores.

Se você entendeu tudo o que eu escrevi aqui e assistiu a vídeo-receita do canal CookAroundTv, não é preciso nem entender italiano, que tudo vai dar certo!

Ciao!





4 comentários:

  1. Que delícia de prato,Maria da Glória e eu gosto de pimentinhas de todos os modos! Lindo! bjs, ótima semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente Chica, muito perfumado e não é forte. Gostamos muito.
      O peito do frango ficou bem úmido.
      Beijo amore s2

      Excluir
  2. Que delícia! Com batata doce... nunca me ocorreu... tenho que experimentar um dia...
    Como sempre uma super dica, por aqui...
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do sabor picante combinado assim com o adocicado, por isso resiolvi juntar um pouco de batata doce e gostei.
      Beijinho Ana s2

      Excluir