quinta-feira, 25 de junho de 2015

Salada de Maionese com Inhame Assado





Minha mamma sempre cozinhou inhame nas minestras com músculo, incluindo outros legumes como cenoura, mandioquinha, cará e batata-doce. Juntava também um grão, tipo grão-de-bico ou feijão branco. Algumas folhas de couve, talvez espinafre ou escarola. Neste tempo de inverno, sempre lembro das sopas fortes e grossas que ela fazia.

Para mudar um pouco, decidi fazer uma salada de maionese e comemos morna, já que a temperatura hoje aqui está em 11º.

Minha mãe ainda dizia que nunca se deve comer inhame crú, por conta da ardência, resultado de um ácido existente neste legume. Algumas conversas na internet contestam, dizendo que podemos comer crú, mas na dúvida, prefiro seguir o conselho da minha mãe, que por muitos invernos fez inhame cozido e estou aqui, pelo que podem perceber, firme e forte. Contudo, eu não cozinhei o inhame, decidi assar no forno com a casca. E depois, esperei esfriar, descasquei e cortei em cubos. Dessa forma, não picou a minha mão como aconteceu em outro dia que fiz cozido na minestra. Como eu descasquei e cortei o legume crú, minha mão ficou uma horinha coçando e pinicando. Descascar assim, após assado, foi uma alegria sem coceira!

  
Quem faz uma pesquisa bem bacana sobre as propriedades do inhame é a Sonia Hirsch no site 'correcotia' ou 'soniahirsch'

"O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios. Ele é riquíssimo em zinco, que aumenta nossas defesas.

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios."


1 inhame com casca
1 dente de alho pequeno picadinho (opcional)
1 colher de iogurte integral
1 colher de maionese de preferência caseira
1 colher de chá de mostarda de Dijon
ramos de cebolinha cortados em rodelas
1 colher de azeite
sal a gosto
pimenta preta para ralar na hora 
folhas de orégano frescas ou secas, mas excelente com folhas de salsinha picadas

Lave o inhame com a ajuda de uma bucha exclusiva para esta finalidade, tirando todos os pelos e fiapos. Seque bem com papel toalha, envolva em papel alumínio e leve ao forno, a 200º, por aproximadamente meia hora. Está pronto quando a ponta de uma faca for introduzida no legume e sair facilmente. Não cozinhe muito, melhor que fique al dente. Espere esfriar um pouco. 

Para aproveitar a fornada, assei algumas beterrabas, da mesma maneira. Em papel alumínio, uma a uma. Depois descasquei e fiz uma salada só de beterrabas com temperos, mel e aceto balsâmico. 

Voltando ao inhame, agora em temperatura morna, descasque e corte em cubos. Leve os cubos para uma saladeira e junte todos os ingredientes listados acima. Misture bem, prove para acertar o sal e ver se precisa de mais um pouco de maionese. Arrume bem a mistura na saladeira e está pronta para servir.

Em temperatura ambiente ou morna no inverno e no verão, geladinha vai muito bem. Bacio!




6 comentários:

  1. Hmmmm... Ótimo!Se eu fosse fazer tudo o que gosto daqui, ficaria uma baleiam maior ainda do que estou,rs bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas as baleias são muito felizes kkkkkk, bjux amore mio s2

      Excluir
  2. Bom dia, não conheço o Inhame, penso que é carne, será? obrigado pela excelente partilha informativa.
    Não sei o que se passou, certo é que não consegui visualizar o seu comentário no meu blog, vamos ver se futuramente consigo.
    Boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, boa tarde. O inhame é um legume, com propriedades poderosas para a nossa imunidade. E tem um bom sabor.
      Acabei de comentar no seu blog e também visualizei.
      A net as vezes é assim, quer brincar de esconde-esconde rsrs.
      Abraço.

      Excluir
  3. Aqui em casa gostamos bastante de inhame,minha mãe também fazia cozido.Já utilizei em várias receitas,vim conferir a maionese que indicou,mais uma receita para colocar em prática,adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      É mesmo muito gostosa esta salada, além de variar, em relação a que sempre fazemos, com a batata.
      Beijos!

      Excluir