quarta-feira, 18 de março de 2015

Cozinha Mediterrânea - Peperonata con Noci - Antepasto de Pimentão com Nozes





A peperonata é um acompanhamento perfeito para carnes de sabor mais suave, mas também pode ser devorada com pão rústico ou italiano. Por exemplo, uma bela bruschetta ... ai que delícia!

No jantar, eu gosto de comer comidinhas assim, como uma peperonata, uma salada diferente, uma delícia feita com berinjela ou zucchini, a nossa abobrinha italiana. Acho perfeito com uma taça de vinho. 






Antepasto de Pimentão com Nozes

Parta os pimentões ao meio e retire o cabo, as sementes e a parte branca.
Corte em tiras não tão finas, como na imagem acima.  

3 pimentões verdes 
1 cebola grande cortada ao meio e depois em fatias finas
1 dente de alho bem grande, cortado em lâminas finas 
1 mão cheia de nozes cortadas com a faca, em pedaços grandes
2 colheres de sopa de uvas-passas 
1 colher de chá rasa de sementes de erva-doce
1 colher de sopa de aceto balsâmico
Folhas de orégano, se forem frescas é o luxo!
Azeite de oliva
Sal e pimenta preta para ralar no momento
Vinho branco 



 
Use uma frigideira grande, melhor ainda uma wok. 

Comece aquecendo/acordando as sementes de erva-doce na wok, sem azeite. Depois leve ao pilão e amasse delicadamente para soltar todo o aroma. Reserve. 

Agora forre generosamente com azeite o fundo da wok e quando aquecer, leve toda a cebola cortada e com a ajuda de uma colher de pau, mexa até soltar todas as tiras. Quando a cebola estiver translúcida, junte o alho, misture por um minuto. 

Na sequência, entre com o aceto balsâmico e salgue com a mão bem leve. Misture tudo e aproveite para sentir o aroma adocicado e envolvente do aceto. 

Neste momento, junte os pimentões e envolva tudo na cebola. Continue assim com o cozimento, tampando a wok, em fogo baixo. Junte vinho branco, aos poucos, quando começar a secar, sempre tampando a wok.

Quando o pimentão estiver bem cozido, entre com as uvas-passas e com as sementes de erva-doce. Misture bem, acerte o sal, rale pimenta preta e apague a chama do fogão. 

Junte agora as nozes e o orégano. É só misturar, tampar e deixar descansar por meia hora, para que tudo se hormonize, inclusive hidratar as uvas-passas. 

No dia seguinte, a peperonata estará muito mais saborosa, com todos os sabores muito bem combinados. Se guardar na geladeira, tire meia hora antes de consumir e sirva.  


Saluti! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário