sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Cozinha Napoletana - Cotolette di Melanzane - Berinjela à Milanesa





Eu sei que muitas pessoas são totalmente contra comer fritura. Mas fazer algumas poucas vezes não vai matar ninguém.

Na minha opinião o que mata é o medo. E sem ele, o medo, a gente mata é a vontade e pronto. 

É preciso compreender que o mais importante na vida é o agora, o momento presente, e se eu tenho vontade, eu fico amiga da minha vontade. Ela passa e vai embora para o meu passado e eu fico feliz. Até esqueço da vontade, tchau! 

Então é isso: uma vez ou outra pode.

Pontos importantes para esta fritura: use um bom óleo. Isso é importante para a saúde, para o sabor e aroma do alimento. E se puder, use farinha de rosca caseira, esqueça as industrializadas. 

Nas minhas experiências com fritura, eu percebi que o óleo de soja queima mais rápido, compromete muito o sabor. Deixa um cheiro forte, não é bom. 

Eu gosto de usar azeite de oliva em primeiro lugar e em segundo, óleo de semente de girassol. Uso uma única vez. Depois armazeno em garrafas de 'passata di pomodoro' e vai para a reciclagem. 


Eu adoro fatias de berinjelas à milanesa. Acho que gosto até mais que filé à milanesa. 

E para este fim, eu nem tiro o amargo da berinjela, mas se você quiser, pode tirar, salgando as fatias e deixando em uma peneira com um peso em cima por uma meia hora, por exemplo. Depois, passe as fatias na água, seque bem com papel toalha e estão prontas para serem empanadas.






Berinjela à Milanesa

Escolha duas berinjelas. Observe que não tenha nenhum furinho na casca, sinal que não há nenhum inquilino rastejante no interior do legume. Casca firme e brilhante. 

Lave, higienize conforme seu costume e corte em rodelas com espessura de um dedo. 


Agora prepare três pratos fundos desta forma: 


1º prato - com um pouco de farinha de trigo, 


2º prato - bata três ovos com um garfo, junte umas duas colheres cheias de queijo parmesão ralado, um dentinho de alho bem espremido, raspas de limão siciliano, pimenta preta e noz-moscada raladas na hora. Eu não usei sal, o parmesão é salgado, 


3º prato - um pouco de farinha de rosca e folhas de salsinha bem secas e picadas. Misture. 


Ponha no fogo uma panela alta com uma boa quantidade de óleo, leve para aquecer em fogo alto. Não deixe queimar o óleo, então fique de olho!  


As fatias devem ser fritas por imersão, ou seja, completamente submersas em gordura quente.

Passe as fatias de beringelas em cada preparado, começando pelo 1º prato e assim seguindo. 


Quando o óleo estiver quente, coloque as fatias empanadas, mas não muitas para não esfriar o óleo e abaixe a chama do fogão na graduação média. 


Quando as fatias estiverem douradas, tire e deixe descansando em papel absorvente. Não coloque uma fatia sobre a outra neste momento. Passe logo para outro prato e troque o papel absorvente quando necessário. 




Eu gosto destas berinjelas acompanhadas da famosa e deliciosa Salada Caprese, clique aqui para ver a receita. A acidez dos tomates frescos harmoniza perfeitamente com a fritura. 

Eu uso um pouquinho de aceto balsâmico nesta salada, veja na imagem abaixo, o que a torna melhor ainda para acompanhar uma fritura, por conta da acidez.  






Un bacione amici! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário