sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cozinha Mediterrânea - Zucchine Ripiene con Tonno in Salsa di Pomodoro e Acciughe - Zucchine recheada com Atum em Molho de Tomate e Aliche





Muitas vezes este é o nosso jantar aqui em casa. Junto apenas um pedaço de pão rústico, tipo italiano. 

Eu faço questão de usar abobrinhas italianas pequenas. As maiores tem mais sementes, que não é exatamente a parte mais saborosa da abobrinha. 






Zucchine recheada com Atum em Molho de Tomate e Aliche 

Uma receita da Nonna, da mamma e da zia ... então é a flor da simplicidade! O nonno também cozinhava. 


Duas abobrinhas italianas pequenas, cavadas com uma colher de chá. Tire só o miolinho das sementes, deixando a polpa, sem cavar muito.  

Faça um molho de atum com pomodori pelati: em uma panela pequena, deite três colheres de sopa de azeite e salteie rapidamente meia cebola média picadinha. Depois junte dois dentes de alho cortados em lâminas. Se você gosta de pimenta dedo de moça, junte agora rodelinhas; só as sementes são ardidas. Não deixe o alho dourar para não amargar. 

Junte agora uma lata de atum sólido, sem nenhum líquido, bem espremido. Refogue um pouco o atum com os temperos. 

Abra uma lata de pomodori pelati e esprema com as mãos os tomates antes de por na panela. Junte os tomates espremidos aos temperos e atum, refogue tudo, mexendo por alguns minutos, até desmanchar um pouco mais os tomates. Salgue, rale pimenta na hora e prove. Se achar que o molho está um pouco ácido, junte uma colher de chá de açúcar ou mel. Junte um pouco de azeitonas negras descaroçadas, um pouco de alcaparras e salsinha picadinha. Agora é só provar para verificar os temperos e desligar a chama do fogão. 

O ponto deste molho de atum com pomodori pelati é um molho bem denso, bem grossinho, pois é ele que vai ser o recheio na cavidade das abobrinhas. Mesmo que os tomates tenham sido espremidos, eles devem ficar pedaçudos. Observe a textura do molho na imagem que segue.  

As fatias de pão rústico já estão no prato. Este prato é um arraso de sabores! 



Pegue um pirex e unte com azeite. Ajeite as metades das aboborinhas, uma ao lado da outra.

Com a ajuda de uma colher, recheie as cavidades das abobrinhas, cobrindo também toda a superfície, com o molho. Deixe meio alta de molho a superfície. Este molho é denso, não vai cair muito para a base da forma. Olhe a abobrinha na imagem que você vai entender. Se sobrar molho, distribua pela forma, em volta das abobrinhas. 

Agora arrume bem dois ou três filés de aliche por cima de cada metade de abobrinha. Pulverize farinha de rosca feita em casa, que é mais grossa que a que compramos no mercado. A farinha de rosca feita em casa, após gratinada, vai formar uma casquinha crocante deliciosa! Não garanto este resultado com a farinha de rosca refinada. 

Eu não uso parmesão ralado neste prato, não gosto do sabor do queijo com peixe. Mas se você gosta, pode usar, o prato é seu e seja feliz! Aconselho usar pouca quantidade, para não interferir no sabor do atum. 

Leve ao forno, pré-aquecido, a 200º, na grade de cima. Não sei o tempo, mas a abobrinha tem que ficar assada. Espete a ponta de uma faca para verificar se a abobrinha está macia e assada. A abobrinha é um legume que assa rápido.  

O molho de tomate também vai engrossar mais um pouco enquanto as abobrinhas assam. E se você tem a função grill no seu forno, use para gratinar a farinha de rosca e formar aquela casquinha crocante deliciosa! 


Baci amici!


Houve um tempo de chuva e eu registrei a alegria das flores da minha varanda: 







2 comentários:

  1. Oi, Maria Glória!
    Muitas vezes sabe como faço a abobrinha recheada? Eu parto ao meio e coloco em uma forma untada de cabeça para baixo - 10 minutos mais ou menos - Deixo esfriar enquanto faço o molho e daí retiro a polpa que fica molinha - até dá para aproveitar no recheio. Depois monto o prato e coloco apenas para gratinar.
    Ainda não usei pimenta dedo de moça e tenho um cadinho de medo por causa da minha alergia as pimentas. Estou com um molho artesanal em casa, me chamando... Se tivesse jeito, eu mandaria para você.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta tua ideia é muito boa. Eu nunca fiz e tenho duas abobrinhas na geladeira ... bjux!

      Excluir