sexta-feira, 11 de julho de 2014

Calzone de Chicória e Linguiça Defumada - Calzone di Cicoria e Salsiccia Affumicata






Eu fiz este calzone a tarde, para o jantar. E na hora de comermos, eu levei ao forno e deixei que dourasse mais, mesmo estando assado, e ficou muito melhor.

Veja nas imagens que seguem: 



Para quem não conhece, esta é a chicória. Clique na imagem para ter as informações. 




... Norah Jones ...




Calzone de Chicória e Linguiça Defumada

Comece esta receita com o maço de chicória escolhido, lavado e sem a parte inferior dos talos. Corte as folhas em pedaços médios e deixe escorrer bem a água. Não usaremos os talos aqui.   


Comece pela massa, a mesma da pizza, facile facile:

em uma vasilha, coloque 400 gramas de farinha de trigo, sal a gosto e 1 colher de sobremesa de açúcar. Misture tudo com a mão. Faça um buraco no meio e junte 1 colher de sopa de fermento biológico seco. Agora misture o fermento com a farinha e faça outro buraco e disponha nele 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 100 ml de água morna. A água tem que ser morma, senão o fermento morre.

Agora, vá misturando tudo com as mãos e junte mais água morma, conforme a necessidade. Passe a massa para uma bancada, para sovar bem, percebendo a necessidade de mais água ou farinha. 

Formando uma bola lisa e que desgrude das mãos, sove, esticando e amassando por 10 minutos. 

Forme uma bola, enfarinhe e leve, dentro da vasilha, para crescer.
Pode ser dentro do microondas, desligado, por 1 hora e meia. 

Vamos ao recheio, enquanto a massa cresce: 

Use uma panela grande, para que a chicória refogue sem juntar água.

Coloque umas duas colheres de azeite de oliva na panela e quando estiver aquecido, junte a linguiça defumada, sem a pele e cortada em rodelas finas. Frite em fogo médio. 

Junte uma cebola cortada em cubos e deixe até que fique translúcida, momento em que poderá juntar 3 grandes dentes de alho cortados em lâminas e uma pimenta dedo de moça picada, sem sementes. Ou deixe as sementes, caso goste do sabor ardido. Cuide do refogado, mexendo algumas vezes. 

Assim que o alho começar a soltar o seu delicioso perfume, junte a chicória em duas etapas. Parece que não vai dar toda a verdura na panela, mas ela reduz muito. A cada etapa, salgue, mas pouco, pois a linguiça é salgada e rale pimenta preta. Junte também azeitonas sem caroço, ficam show aqui!  

Quando a chicória estiver cozida, desligue a chama do fogão, e junte folhas de orégano, que se forem frescas, será O Manjar dos Deuses. 

Reserve até esfriar, mas sem tampar para não criar vapor e juntar água ao refogado.

Reserve aproximadamente 150 ml de molho de tomate. Pode ser até aquela sobra do espaguete do almoço. 

Após a massa dobrar de volume: 

Tire a massa do local onde ficou crescendo e dê uns socos. Ela vai abaixar e, então, corte 2/3 da massa para abrir e forrar a forma e 1/3 para cobrir. Eu abro a massa com as mãos. Acho mais fácil, mas se quiser, abra com o rolo.

Com os 2/3 abertos, forre a forma. Eu usei uma redonda, 25cm de diâmetro. Deixe um pouco de massa para fora da forma.

Agora, espalhe o molho de tomate na base da massa.

Recheie o interior da forma com o refogado da chicória com a linguiça. Ajeite bem o recheio com a ajuda de uma colher.

Abra o que sobrou da massa, 1/3, e cubra o calzone. Com os dedos, faça o acabamento na lateral, unindo as massas: base e cobertura, fechando bem.

Leve para assar em forno pré-aquecido bem quente, na grade mais alta. Após 5 minutos, abaixe a temperatura para 200º e asse até dourar bem. Aqui em casa, gostamos bem dourado!



Un abbraccio! Ciao! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário