quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pagnotta




Como não lembrar agora da sardella, da alichella, de uma bela fatia de gorgonzola bem cremoso, de umas fatias de salame al finocchietto (salame toscano com sementes de funcho ou erva-doce selvagem) e um bom vinho tinto. Salute! 




Como estes, por exemplo, que fotografei em San Gimignano, na Toscana, Itália, em abril de 2014: 





São maravilhosos! Sabor, textura e aroma! Artesanais! 





... On the Sunny Side of the Street ... 




Pagnotta

350 a 400 gramas de farinha de trigo (usei farinha italiana 'di grano tenero tipo 00')
1 colher de sopa cheia de manteiga (sem sal) em ponto de pomada 
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de sobremesa rasa de açúcar
1 colher e meia de sopa de fermento biológico seco
100 ml de leite integral + 100 ml de água, aproximadamente 


Coloque em um copo o leite e a água, misture e aqueça no microondas até que fique morno. Se aquecer muito, que não suporte colocar o dedo, poderá estragar o fermento! Reserve. 

Em uma vasilha, junte a farinha (comece com 350 gramas), o sal, o açúcar e o fermento. Misture e faça um buraco no meio, como um vulcão.

Disponha no meio do vulcão a manteiga e um pouco da mistura de água e leite e com as mãos, junte a farinha. Vá misturando tudo e juntando mais da mistura de leite e água até formar uma bola. Se precisar de mais farinha, agregue aos poucos até formar uma bola. 

O líquido e a farinha devem ser sentidos com a mão para dosar a quantidade. No meu caso, ficou no copo um dedo da mistura de leite e água que não foi usada. Então vá devagar, sentindo, até formar uma bola.  

Neste ponto, polvilhe farinha numa base de trabalho e sove a massa com o punho, esticando a massa e amassando por uns 10 minutos.

Faça uma bola com a massa, polvilhe farinha de trigo na vasilha e na massa. Disponha a massa na vasilha e leve para descansar por 20 minutos, em local fechado. Coloco no microondas, desligado. 

Terminado o tempo de descanso, a massa estará um pouco crescida, então sove por mais uns 5 minutos e molde a massa em forma de pagnota (redonda) e faça a sua assinatura no pão (cortes que desejar).

Arrume papel manteiga em uma forma, pode ser de pizza. Polvilhe farinha de trigo e ajeite a pagnota no centro do papel. Deixe crescer dentro do forno, na prateleira de cima, com a luz acesa, desligado, por uma 1 hora e meia ou até que dobre de volume. 

Após, acenda o forno na temperatura mais alta por 7 minutos, depois acerte a temperatura para a metade, por mais 5 minutos. Então, ajuste para 230º até assar/dourar completamente. 


Desligue o forno e tire o pão. Deixe que descanse por uns 5 minutos na assadeira, depois remova o papel manteiga e ponha para esfriar em uma grade, para que não umedeça a base e perca a crocância. 


 Un bacione amici! Que todos sejamos felizes!




7 comentários:

  1. Isso é de babar!!!Perfeito!!bjs,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Linda! Chica!
    Obrigado querida! Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria Glória!
    Então não queria voltar?!
    Fazer pão é testar as nossas sensibilidades! Sabe que é uma das coisas que mais gosto de fazer?
    Esse pão parece ter uma textura divina!!
    Feliz dia das mães!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luma, eu queria ficar uns três meses na Toscana, pelas pequenas cidades! Um reino encantado, um mundo a parte! Há tantos idosos saudáveis por lá, que eu penso como deve ser boa e, portanto, longa a vida deles.
      Quanto ao pão, eu fiz com farinha de trigo italiana, que eu trouxe de lá; Mas temos aqui no Brasil também, nos mercados de importados. Faz muita diferença, tanto na textura como reparou, como no sabor. Até a cor fica diferente.
      Um beijo!

      Excluir
  4. Feliz dia das mães querida e parabéns pelo pão maravilhoso.
    As fotos são lindas e espero que a sua viajem tenha sido fantástica.

    bjs muitos de todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridas, andei pensado em vocês por estes dias!
      Estes tempos tantas coisas aconteceram! Além a viagem, fui iniciada: nonna! Agora sou nonna! Minha Mariana já fez um mês!
      Aos poucos estou voltando a rotina e aguardem por minha visita, um beijo e um abraço a todas, que além de amorosos, estão cheios de saudades da Cozinha dos Vurdóns!

      Excluir
    2. Em tempo: feliz dia das mães e nonnas!

      Excluir