terça-feira, 14 de maio de 2013

Galeto Assado com Alecrim, Tomilho e Uvas



... eu gosto demais de uma comidinha rústica e assar legumes ou uma boa carne sempre me encanta. Realmente, eu adoro um forno! 

Um dia, eu encontrei esta receita e vibrei! Era um frango com molho de uvas sem sementes. Acontece que aqui em casa, a preferência é para o galeto. É menor, pois somos em duas pessoas, eu e o maridex ... e ainda, o galeto é mais magro e macio que o frango. 

Este galeto é o equilíbrio de dois extremos: rusticidade + elegância. Resultou em uma carne aromatizada com ervas, de sabor delicado e úmida ... que combina perfeitamente com o molho de uvas levemente adocicado, mas com um sabor contrastante de azeite de oliva. 
Un bellissimo piatto!



... uma delícia de ouvir ... Call Me ... 







Galeto Assado com Alecrim, Tomilho e Uvas 






1 galeto limpo
Uvas rosadas sem semente para cobrir todo o fundo da forma - usei a Crimson (*) 
Bacon fatiado - 8 pedaços pequenos  
Vinho branco
Ramos de Alecrim fresco
Ramos de Tomilho fresco
1 dente de alho bem grande triturado  
Pimenta preta moída
Sal grosso
Sal
Azeite de oliva 

(*) ao lavar as uvas, melhor separar dos ramos. Realmente não é muito agradável ficar com a faca e o garfo, no momento de degustar o prato, separando as uvas dos ramos. Eu fiz com os ramos, como indicado, para obter um efeito mais bonito, mas eu não gostei de separar, pois os ramos são duros e não destacam tão facilmente assim das uvas. 



Operazione 

Melhor temperar o galeto de véspera, para que fique uma noite com os temperos. 
Em uma vasilha, coloque o vinho branco até a quantidade de uns três dedos. Desfolhe uma boa quantidade de alecrim e junte os ramos de tomilho. Junte o alho triturado a pimenta moída e o sal. Misture tudo muito bem.

Com o galeto em mãos e dentro da vasilha da marinada, vá envolvendo todo este tempero no galeto, massageando por inteiro, incluindo as cavidades superior e inferior. Cuide para que o tempero seja bem espalhado. 

Coloque algumas uvas na cavidade inferior e em seguida alguns ramos de alecrim e tomilho, assim: 




Deixe com a parte do peito para cima na vasilha da marinada e na geladeira. Quando for dormir, vire para que a parte do peito passe a noite toda mais próxima do vinho temperado. Volte para a geladeira e cubra a marinada. 

No dia seguinte, ligue o forno a 180°. 
Pegue as uvas lavadas e separadas dos ramos e coloque na forma que for assar o galeto, cobrindo todo o fundo.  Use uma forma pequena, para que as uvas fiquem bem perto do galeto e não queimem. 
Com as uvas já na forma, junte uma quantidade generosa de azeite, um pouco de pimenta preta moída e um pouco de sal grosso. Misture tudo na própria forma, assim a forma já ficará untada. Veja na imagem, esta é a uva Crimson rosada e sem semente, já temperada: 




Ajeite o galeto por cima das uvas e reserve a marinada. 
Coloque pedaços de bacon no peito do galeto. Abra as asinhas e coloque também um pedaço de bacon em cada uma e próximo das coxas também. Ajeite também alguns ramos de alecrim e tomilho por cima do galeto. Veja como eu fiz: 




Veja como o galeto ficou bem em cima das uvas: 




Regue o galeto com um pouco de azeite e leve ao forno, não precisa tampar. Mantenha a 180° para que o cozimento seja lento ... todo o sabor do galeto, das ervas e do bacon vai se misturar vagarosamente as uvas e ao azeite, formando um delicioso molho. 

Abra umas três vezes o forno e regue o galeto com umas duas ou três colheres da marinada. Não é necessário usar toda a marinada. O que sobrar, descarte. 

Na foto a seguir, o galeto está na metade do cozimento. Eu abri o forno e reguei com umas três colheres da marinada. Tudo rápido, fechando logo a porta do forno, para não perder o calor. Veja como as uvas já começam a murchar: 




Nunca sei o tempo do cozimento, mas sei que não é rápido ... será uma hora e meia? O cozimento lento garante uma carne bem macia e um sabor mais apurado! 

Agora, nesta imagem, com o galeto pronto, assado e dourado. Observe o molho que se formou a partir desta combinação toda: 




Mas este molho está um pouco líquido. Eu gosto que ele fique um pouco mais encorpado, porém não quero que as uvas derretam, o que vai acontecer se continuar no forno. Sem contar, que o excesso de forno, poderá ressecar a carne do galeto. 
Então eu tirei o galeto da forma e coloquei em um prato e, ainda, desta forma, o a carne do galeto aproveitará para descansar: 




Uma imagem mais aproximada para ver as uvas e as ervas que ficaram na cavidade:




Em seguida, coloquei um pouco do molho em um uma tacinha, até a metade e diluí uma colher de chá de farinha de trigo, porém peneirada. Misturei até dissolver tudo e juntei ao molho de uvas e levei a panela ao fogo, não no forno. Mexi delicadamente até encorpar, o que acontece bem rápido. Não dá nem tempo de esfriar o galeto, ficando assim: 




Voltei o galeto ao molho de uvas e servi com arroz negro: 




 Uma carne macia e de sabor delicado ... o molho é adocicado, mas com muitos sabores que vão se revelando na boca: alecrim, tomilho, vinho, azeite e os sucos do bacon e do galeto ... que combinaram perfeitamente com o sabor levemente defumado do arroz negro ...   




A inspiração surgiu no '... in sock monkey slippers'  é só clicar aqui para conferir. 

    
Bacione e Abbraccione a Tutti ... 



  

5 comentários:

  1. Deve ter ficado muito bom Maria Glória!!!!
    ...também concordo que devemos tirar as uvas do ramo. Fica bem mais fácil de manipular o frango/galeto.
    Anotada a idéia... vou contar para a Ana.
    Beijão...ah! fui conhecer o link e ouvi o som!!!!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito gostoso ... as uvas não saem fácil da rama, é chatinho ficar tirando ... aprendi esta!
      Fala para a Ana que é bem fácil ... me conta, esta música pelo Frank não é demais?
      Beijão

      Excluir
    2. É sim..as músicas cantadas pelo Frank Sinatra são sempre boas... a maioria pelo menos...

      Excluir
  2. Isso é de comer ajoelhada! ótimo prato e dicas aqui! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia, além de ter uma bela apresentação!
      Beijo Chica querida!

      Excluir