terça-feira, 16 de abril de 2013

Focaccia di Nilva Amélia Viviani D'Amico




Eu e o primetto Wagner em casa da minha zia Norma

Na nossa famiglia, a Focaccia é um alimento de tradição. Eu cresci comendo Focaccia em quase todos os finais de semana.

É um tipo de pão achatado com cobertura de alecrim, tomate, sal grosso, muito azeite e algumas vezes a minha mãe colocava alice, que aqui no Brasil chamamos de anchova.

A minha mamma contava que a nonna dela fazia a Focaccia e a cobertura era só sal grosso, alecrim e azeite. Era um evento na famiglia!

Li que a origem pode ser em Gênova, mas também li que pode ser em outros locais na Itália. Claro, pão é tão vecchio na história da humanidade.

Na Itália antiga, a Focaccia era assada em fornos públicos e todos comiam depois de um dia de trabalho e assim, foi indo e entrou para a lenda da minha famiglia ... sei lá como e quando, chegando até o Brasil. mas o fato é que adoramos! Muito! 


Eu e minha mamma Nilva a mentora da Focaccia

Momento descontração e simplicidade em um rústico restaurante de estrada, para um belo almoço: frango com polenta madonna mia! 



Primetto Rodrigo e sua/nossa Luciana em Londres - Abril 2013

Bruno meu filhote, Wagner, Silvia, eu, zio Silvio e meu maridex Luiz Eduardo em casa dos meus zii Silvio e Norma D'Amico


É muito fácil de fazer,mas é preciso tempo, pois ela precisa crescer duas vezes.

O gostoso é fazer junto com a famiglia, para fortalecer a tradição e sentirmos os aromas enquanto assa, porque a Focaccia assando é um evento dramático se você tiver sangue italiano nas suas veias, pois é o caso de loucura familiar. 

Massa 
Meio quilo de farinha de trigo
15 gramas de fermento seco ou 30 de fermento fresco
200 ml de leite morno, aproximadamente
3 batatas médias cozidas e espremidas 
1 ovo
Um quarto de xícara de azeite de oliva (medida da xícara = 200 ml)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá cheia de açúcar

Primeiro, vamos acordar o fermento.
Coloque o leite no microondas por 40 segundos, apenas para que fique morno.
Pegue uma vasilha pequena e coloque o fermento, o açúcar e um quarto dos 200 ml de leite morno. Mexa para que o fermento desmanche bem no leite, pode ser com os dedos, e espeque uns 10 minutos para que o fermento reaja e vire fique como uma esponja.
Em outra vasilha grande, tipo bowl, coloque toda a farinha de trigo, as batatas espremidas e o sal e misture tudo com uma colher. Em seguida, faça uma cavidade no meio, tipo um vulcãozinho, e dentro deste buraco, coloque o ovo levemente batido, um pouco do leite que sobrou e o azeite. Misture tudo com uma colher e depois com as mãos e vá sovando a massa, que deve ser bem macia, nunca dura e se precisar de mais leite, adicione. Caso precise de mais leite, além dos 200 ml, não use gelado. Ponha no micro para que fique em temperatura ambiente. 
Depois de tudo misturado e sovado e não precisa sovar muito, deve ficar assim: 


Ponha dentro do microondas ou forno convencional para crescer por uma hora e meia, duas horas. Nunca abra a porta. Deixe a massa lá, crescendo sossegada madonna mia! 
Depois de uma hora e meia, tire do microondas ou sei lá onde você guardou e verá que a massa cresceu até a altura do bowl ... pena que não tirei foto. 
Então, pegue uma assadeira, derrame generosamente azeite pela assadeira toda, untando-a por completo, base e laterais e ajeite a massa, com as mãos untadas de azeite de oliva. Antes de esticar a massa por completo, vire para que o azeite grude dos dois lados da massa. 
A assadeira é só untada com azeite, não é para enfarinhar a assadeira e deve ser usada uma quantidade generosa de azeite. A massa é bem fácil de trabalhar, bem obediente.
Veja na foto. O buraquinhos devem ser feitos com seus dedos, pois eles se transformam em poças de azeite de oliva e temperos ... um verdadeiro espetáculo: 


Agora a Focaccia assim bem arrumadinha vai para o forno convencional, desligado, com a luz acesa para crescer novamente por uma hora.

Quando completar uma hora, começo a fazer a cobertura, que é bem fácil também. Não faça antes, pois os tomates soltarão o líquido e não ficará bom, perde frescor e sabor. 


Cobertura
3 a 4 tomates sem sementes cortados em pedaços não muito pequenos ou uma caixinha de tomates cereja, cortados ao meio (aqui pode deixar as sementes)
1 cebola média, cortada ao meio e depois em fatias médias
2 dentes de alho picados
Azeitonas pretas sem caroço e em fatias médias
1 colher de sobremesa rasa de alcaparras levemente picadas
Alecrim e/ou tomilho frescos
Salsa e cebolinha frescas e picadas
Filezinhos de alice ou anchova, mas use importado, pois o nacional é sardinha anchovada (o sabor não é bom e tem muitas espinhas)
Azeite de oliva
Pimenta preta moída
Queijo parmesão ralado
Pitada de Sal 

Coloque todos os ingredientes da cobertura em um bowl, menos o alice, e misture tudo como se fosse uma salada: 



Agora com a cobertura pronta e a Focaccia crescida, tire a assadeira da Focaccia do forno e veja como ela cresceu: 


Ma che bella questa Focaccia, madonna mia! 
E vamos a cobertura, pegando com os dedos os temperos, para afundar parcialmente na massa da Focaccia. A rusticidade repleta de sabores ... assim é a Focaccia: 


... afunde os temperos, até terminar de cobrir e depois, se quiser pode colocar os filés de alice por cima da cobertura, sem exagerar. Regue com um pouco mais de azeite. Esta Focaccia eu fiz sem alice, pois estava esperando visitas e tive receio de não gostarem de alice, pois mesmo sendo delicioso, é forte e nem todos gostam. Aqui em casa amamos ... 


Polvilhe queijo parmesão ralado por toda a Focaccia e, a esta altura, já deve sentir o perfume de todos estes ingredientes misturados com azeite: 


Agora vai para o forno, 200° até a massa assar. 

Pronto! Focaccia assada, está dourada, mas o flash impediu esta visão:


Uma massa espessa, mas macia, muito macia. É delicada na boca, esfarelando suavemente em total harmonia com a cobertura repleta de sabores ...  



Bacione e Abbraccione a Tutti ... 





8 comentários:

  1. Madonna mia!
    A alegria do espírito italiano atravessa os limites da publicação.
    Lindas as fotos de família..você está maravilhosa Anam Cara!
    Eu sei como é na hora de fazer uma Focaccia...presenciei várias vezes!!!!!!!!!!!!
    Uma delícia. Muito especial.
    Adorei ver este seu post. Fiquei feliz. Fez minha alma sorrir.
    Beijão Maria Glória!
    Astrid Ananbelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Astrid!
      A minha alma sorriu agora, ao ler seu comentário!
      Aguardo o dia que farei uma focaccia para você, especialmente para você!
      Amo tu!
      Um beijo.

      Excluir
    2. Primetta obrigado pela homenagem e o carinho, voce mora nos nossos corações bjão

      Excluir
    3. Primetto, um beijo de coração para coração e feliz aniversário!

      Excluir
  2. Nooooooooooooossa, fiquei com vontade aqui agora!!! Coisa boa! Adoro e também aquelas bem simples, bem fininhas só com sal grosso e alecrim! beijos,chica e adorei as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, as fininhas com sal grosso, alecrim e azeite, a minha bisnonna fazia. São deliciosas ... adoro com sardella e alichella ...
      Um beijo.

      Excluir
  3. So agora vi essa publicação... rsrs to atrasada. Minha barriga roncou aqui rsrs. Lindas as fotos. Eu e meu amorzinho lindo Rodrigo... Essa famiglia esta no meu coração. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quindi andiamo a mangiare focaccia bella Luciana ... kkkkkkkkk ... mille baci!

      Excluir